Em busca da partícula de DEUS !

1 view

Francisco Gomes

to astroPT
Olá a todos,

Desconheço qual o interesse que a notícia infro poderá ter para esta
Lista e se já foi ou não aqui divulgada.

Eu achei-a interessante pela leitura e não só :). Só apresento a
notícia, porque... discuti-la ainda estou muito aquem :))

Se este link não abrir:

http://www.dn.sapo.pt/2008/09/06/ciencia/em_busca_particula_deus.htmlCCcR
,

segue a notícia copiada ou com-piada : )

Saudações astron.
Francisco Gomes

Crédito: Diário de Notícias de 06/SET/2008

""""Em busca da partícula de Deus

LUÍS NAVES

Física. A maior máquina científica, o LHC, começa a operar na quarta-
feira, envolvida em polémica. O objectivo é encontrar o bosão de
Higgs, a partícula essencial, o 'santo graal' da física

Acelerador prepara experiência mais complexa

A maior e mais dispendiosa máquina científica do mundo "não representa
qualquer perigo para a humanidade", conclui um relatório ontem
divulgado pelos físicos do CERN (Centro Europeu de Investigação
Nuclear, na sigla francesa).

Esta nova avaliação do Large Hadron Collider (LHC, o maior acelerador
de partículas mundial) deverá silenciar de vez a tentativa de travar a
mais complexa experiência científica de sempre, prevista para decorrer
a partir de quarta-feira e cujos preparativos deverão começar ainda
este fim-de-semana.

O objectivo da máquina é encontrar a menor partícula, base da matéria,
o bosão de Higgs, também chamada "partícula de Deus", cuja existência
a teoria prevê há 40 anos.

Um grupo tentou parar a experiência, alegando que se formarão buracos
negros minúsculos e que estes vão engolir o planeta. O Tribunal
Europeu dos Direitos Humanos rejeitou uma providência cautelar, no
final de Agosto, e este novo relatório explica que as experiências no
LHC se baseiam em testes feitos nos aceleradores mais pequenos. A
energia libertada na colisão de dois protões será idêntica à de dois
mosquitos em colisão e que os buracos negros que se formarem serão
diminutos, não havendo paralelo na natureza.

"Se as partículas em colisão no LHC tivessem o poder de destruir a
Terra, nós não existíamos", conclui o painel de físicos do CERN, em
resposta à preocupação do grupo que se reuniu em torno do teórico
alemão Otto Rössler, o homem que deu a cara pela paragem da máquina.

Rössler representava a crítica mais articulada, mas há observadores
para quem o LHC tem aspecto de máquina do fim dos tempos, algo saído
da ficção científica ou da imaginação de Dan Brown, escritor que tem,
aliás, um romance, Anjos e Demónios, passado no CERN e dedicado a este
tipo de maquinaria de colisões entre religião e ciência.

O complexo acelerador custou 2,5 mil milhões de euros e o seu anel,
enterrado na região de Genebra, na Suíça e França, tem 27 quilómetros.
O LHC não estará a funcionar em pleno antes de 2010, e o custo do
projecto, onde vão trabalhar 9 mil cientistas, será na realidade mais
alto, da ordem de 8 mil milhões de euros, a pagar pelos 20 países que
integram o CERN, incluindo Portugal. Para encontrar o bosão de Higgs,
feixes de protões serão acelerados a velocidade próxima da luz,
colidindo uns com os outros, numa tentativa de replicar as condições
existentes após o Big Bang (o universo, tal como o conhecemos, terá
sido formado pela explosão da matéria extremamente densa e quente).
"""

Francisco Gomes

to astroPT
Em tempo:

Reparei que foi publicada aqui, em inglês e mais completa, às 10:54
de 05 de SET, por José Saraiva, com o título: “”AINDA O LHC “”.
Penso que é +/- isso, tive 5 anos de inglês mas já foi há tanto tempo
(há 40 anos +/-) que já não percebo nada de.. nada, ou... quase isso:)

Penso que há mais publicações mas não fui ver.

Saudações astron. e boas leituras.
Francisco Gomes

On 7 Set, 01:27, Francisco Gomes <frjlgo...@gmail.com> wrote:
> [...]
>
> Eu achei-a interessante pela leitura e não só :).  Só apresento a
> notícia,  porque...  discuti-la ainda estou muito aquem :))

elysio.sousa

to astr...@googlegroups.com

Vejam um rap que esclarece as dúvidas todas:
Trata-se de um vídeo não oficial, mas com chancela de revisão do CERN.
Para quem não entenda bem o inglês, o vídeo é legendado igualmente em inglês
e o link tem igualmente noticia em brasilês.

http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid227617,0.htm

Elísio

Enviada: domingo, 7 de Setembro de 2008 1:28
Para: astroPT
Assunto: *astroPT* Em busca da partícula de DEUS !

Francisco Gomes

to astroPT
Boa tarde Elísio !

Sempre na "danada da brincadeira" mas sempre um Sr. Considero isso
mais que saudável e... não sou médico nem do convencional nem do
alternativo :)) GOSTEI, Obrigadão !

Francisco

On 8 Set, 01:27, "elysio.sousa" <elysio.so...@gmail.com> wrote:
> [...]
> Para quem não entenda bem o inglês, o vídeo é legendado igualmente em inglês
> e o link tem igualmente noticia em brasilês.

Samuel Coelho

to astr...@googlegroups.com
Eu já tinha partilhado esse vídeo noutra discussão da lista.
Porém, é sempre uma boa forma divertida de explicar o que é o LHC.
Terei todo o gosto em acompanhar todo o trabalho que for realizado no dito acelerador de particulas. :p.

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com
Por falar nos mosquitos, desculpem recuperar o tópico, mas resolvi fazer umas continhas :)

Ora se um mosquito pesar 2.2 miligramas (http://wiki.answers.com/Q/How_much_does_a_mosquito_weigh) no regresso de uma bela noite de alimentação, e se a colisão com outro mosquitos descuidado libertar toda a energia cinética deles, estamos a falar de 2* 1/2* 0.0022*v^2 Joule.. Para isto corresponder aos 2.2 micro Joule da colisão de partículas no LHC, a velocidade de colisão dos insectos tinha que rondar 3.2 cm/s. Parece lento, comparado à velocidade máxima de um mosquito (http://wiki.answers.com/Q/What_is_the_flight_speed_of_a_mosquito ~ 50 cm/s), mas razoável.. :)

Resomindo, dois mosquitos esqueléticos e esfomeados precisam de voar muito devagarinho para não libertarem mais energia numa colisão do que o LHC !! :)

Abraço,

Fil.

Francisco Gomes

to astroPT
Grande Filipe !

Acredito que, como bom cientista, inventará uma máquina muito
superior a essa tal.. LHC :)

Mosquitos ??! Eu gosto é de grilos, gafanhotos e escorpiões grelhados
no espeto ou... espetada mista; felizmente alimento-me bem e
barato :)

Peço desculpa aos restantes membros do fórum, mas... penso que o meu
amigo Filipe me estava a oferecer uma ementa de mosquitos+melgas
+formigas e, como eu não gosto..., sugeri outra bem melhor :))

Um abraço
Francisco

On 10 Set, 18:41, "Filipe Dias" <filipe.marques.d...@gmail.com> wrote:
> [...]
> partículas no LHC, a velocidade de colisão dos insectos tinha que rondar 3.2

Samuel Coelho

to astr...@googlegroups.com
Apesar dos meus conhecimentos de fisica não serem muitos, posso dizer que foi muito bem pensado essa explicação da colisão de 2 mosquitos. ;)

E Francisco, se os chineses comem tudo o que mexe e não se queixam (até pelo contrário).
Nós também facilmente nos adaptavamos a uma dieta dessas.
A mim, ao contrário de muitas pessoas, esse tipo de alimentação não me enoja. Até tenho alguma curiosidade em provar a carne de alguns desses bixos. ;)

Carlos

to astr...@googlegroups.com
Filipe, estas contas tão certissimas?

sobretudo as conclusoes finais? :)

é ke sendo assim... eu punha no Blog pra todos :)

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com
Epá, certíssimas não digo, porque tenho fama de cometer uns erros crassos de vez em quando :) Mas dentro das minhas capacidades, acho que não me escapou nada..

energia cinética = 1/2 * massa * velocidade ^ 2
Quanto muito pode-se argumentar que o escarrapachamento de dois mosquitos um no outro não libertam a totalidade da energia que tinham por haver alguma absorção algures.. mas acho que o efeito funciona..
Os 2.2 micro Joule fui buscar à wikipédia.. As conversões de unidades foram feitas com base na calculadora do google e acho que não me enganei.. o "miu" quer dizer "micro" por isso, penso que está certo :)

2008/9/10 Carlos <alien_p...@yahoo.com>

--
Fil.

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com
E claro, assume-se que os mosquitos chocam frente com frente, portanto tem que ser noite escura mesmo das de Lua Nova para eles não se verem mutuamente..

2008/9/10 Filipe Dias <filipe.ma...@gmail.com>

--
Fil.

Ilídio Vicente

to astr...@googlegroups.com
Não tenho bem a certeza se podemos ser tão categóricos na afirmação de
que a experiência de hoje do LHC não teve efeitos estranhos.
A verdade é que, eu próprio, pelas 8 da manhã, senti um súbito
distúrbio na Força, como se um milhão de vozes se levantasse e de
repente se extinguisse.
Não só isso, mas também um outro membro desta lista teve uma
experiência estranha, tendo-lhe desaparecido vários itens de dentro de
uma viatura estacionada e trancada.
É por isso possível que, na verdade, tenhamos sido engolidos por uma
singularidade criada no LHC, mas como estávamos todos distraídos,
ninguém reparou.

É minha opinião que apenas teremos confirmação desta suposição na
madrugada de 25 de Dezembro, pois como todos sabem, o Pai Natal é
imune a uma série de leis físicas, incluindo a gravidade, pelo que, se
na madrugada de 25 de Dezembro ninguém tiver presentes, significa que
o Pai Natal ficou do outro lado da singularidade e que portanto
estamos num Universo alternativo.

Ilídio

Carlos

to astr...@googlegroups.com

Paulo Almeida

to astr...@googlegroups.com
Ilídio

Veio mesmo na altura certa para eu me rir um bocado :)
Gostei

to astr...@googlegroups.com
Epá, acho que te enganaste nas unidades. Fiz as contas assim rapidamente e dá-me 1 m/s. (um metro por segundo)

massa (mosquito) = 2,2 miligramas = 0,0000022 Kg

Logo

2*1/2*0,0000022*v^2 tem de ser igual a 2,2 microjoules ou seja igual a 0,0000022 Joules

igualando obtemos v^2 = 1

logo v = 1 m/s !!  (um metro por segundo)

o que já é rapidito!

Cumps

João Pedro Seixas

elysio.sousa

to astr...@googlegroups.com
Mas parece que a sublimação dos referidos itens foi anterior à entrada em
funcionamento do LHC.

to astr...@googlegroups.com
Oh não! Ainda é pior do que eu pensava! O contínuo espaço-tempo foi danificado!

Ilídio

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com
Um erro crasso, lá está!.. Eu avisei que os cometia de vez em quando :)
Obrigado! Realmente estava a tornar o mosquito 1000x mais pesado..

Fil.

Ivo Rodrigues

to astr...@googlegroups.com
AHAHAHAHAHA,

Caro Ilidio, já passei vergonha por causa do post :) desatei-me a rir
e ficou o pessoal aqui do trabalho todo a olhar para mim apensar..
pronto foi hoje q o rapaz pifou de vez :)

Abraço,
IR

Francisco Gomes

to astroPT
!!! ?? :) Tentei perceber mas ainda estou muito além.... :)

IVO: como somos as 2 melhores aquisições do últimos tempos desta
comunidade;)), penso eu, já recebeu em euros ou em... géneros ? :))

Um abraço
Francisco

On 11 Set, 09:14, "Ivo Rodrigues" <ivo.rodrig...@gmail.com> wrote:
> [...]
> e ficou o pessoal aqui do trabalho todo a olhar para mim apensar..
> pronto foi hoje q o rapaz pifou de vez :)

Ivo Rodrigues

to astr...@googlegroups.com
Consta que os pagamentos foram também "sugados" pelo LHC :)

Mas aceito uma imperial :)

grande abraço,
IR

Francisco Gomes

to astroPT
! :))

Então, que saiam 2 lourinhas, 1 para mim e outra para o Ivo :))

Francisco