*astroPT* morte dos dinossauros

1 view

Jose Saraiva

to astr...@googlegroups.com
Às vezes parece que a ciência é feita de dogmas, e que uma investigacão deve ser conduzida não para testar uma hipótese mas apenas para a confirmar. Salta à vista o caso corrente do aquecimento global... mas há muitos outros casos. Há poucos meses foi publicado um pequeno artigo com muitos autores, reafirmando e quase "escrevendo em pedra" (o que seria muito apropriado...) que o desaparecimento dos dinossauros se deveu ao impacto de Chicxulub. Mas gracas aos deuses (não me perguntem pelas cedilhas, no sítio onde estou não existem...) há sempre quem faca perguntas "complicadas" e procure as respostas, mesmo que elas não "batam certo"... Portanto, aqui está uma visão alternativa, claramente exposta (ok, com algum vocabulário específico, mas creio que compreensível), e (aviso) em inglês:

Abracos
Zé S

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com
Mas, quer isto dizer que agora com o Eyjafjallajökulliajalla ou
("vulcão islandês"), que vai haver uma extinção em massa de vôos
comerciais? :)

Eu por acaso também gosto mais da hipótese do vulcanismo.. Mas pronto,
é uma questão de "gosto", e de preferência pessoal. Foi uma coisa que
ficou na memória depois de ver um documentário na televisão, e
alimentado pelo meu gosto por vulcões.. Não percebo muito disto no que
toca a extinções.. Mas um meteorito vejo como um "catrapum" de força
bruta, ao género Americano. Uma erupção vulcânica vejo com uma coisa
de longa duração, que consegue ir fazendo alguma coisa ao longo de
algum tempo. Há erupções de levam anos e mesmo muitos anos.. Acho
muito mais credível de afectar vida em todo o planeta. Mas não pesco
muito disto.

Abraço,

Fil.

Ricardo De Castro

to astr...@googlegroups.com
Excelente artigo, José Saraiva, bem esclarecedor!

Convém lembrar, porém, que os dinossauros não foram totalmente extintos, há uma parte que sobreviveu, e são a aves estão por aí.

X-rays reveal chemical link between birds and dinosaurs

[ROCA]

De: Jose Saraiva <jaf...@gmail.com>
Para: astr...@googlegroups.com
Enviadas: Terça-feira, 11 de Maio de 2010 9:55:23
Assunto: *astroPT* morte dos dinossauros

Carlos

to astr...@googlegroups.com

Nós já temos posto artigos no blog:
http://astropt.org/blog/category/extincoes/dinossauros/
que demonstram que houve várias causas :)
Acho que actualmente já ninguém diz que só houve uma causa.

mas também me parece que isto é por modas...

há 10 anos atras, era tudo devido a asteroides...
agora, devido à Islândia :P, todos os problemas são devidos a vulcões :P

Mas o artigo está excelente!

Vou pôr no blog ;)

Carlos

Jose Saraiva

to astr...@googlegroups.com
Sim, claro que as aves estão por aí... ainda ontem comi uma perna de dinogalinha ;-)
Mas quanto à extincão, a questão é mesmo essa: há uma moda/opinião maioritária/opcão que tenta impor uma visão única sem admitir que se levantem questões relevantes que a possam pôr em causa... E aquele artigo foi muito claramente mais uma tentativa de dizer que não vale a pena ligar (ou dar fundos para investigacão) a quem tem uma opinião diferente.
Eu não "opto" por nenhuma das explicacões. Claro que tenho um "fraco" por impactos e crateras, mas reconheco a pertinência das dúvidas, e sobretudo admito facilmente que as "traps" do Decão tenham tido um papel... Temos (Humanidade) tido sorte, porque nos últimos milhares de anos em que temos história escrita não assistimos a nenhum paroxismo vulcânico do género dos que a Terra já teve na sua longa história...
Abracos
Zé S

Ricardo De Castro

to astr...@googlegroups.com
A impressão que isto nos dá é que não sabemos ao certo a(s) causa(s) das extinções massivas (falo aqui não são a do evento K/T mas também das demais, principalmente a do Permiano-Triássico que foi a mais drástica).

Julgo que estes estudos são extremamente importantes para que a civilização humana conheça mais o seu destino de longo prazo e o que o futuro nos reserva. Aparentemente há várias causas nas extinções massivas, tais como: impacto de asteróide ou fragmentos cometários, vulcanismo prolongado, liberação de metano, etc... e obviamente combinação de múltiplos fatores.

Os estudos e debates devem prosseguir e as hipóteses não devem ser descartadas, mas sim refinadas.

[ROCA]

Enviadas: Quarta-feira, 12 de Maio de 2010 9:43:28
Assunto: Re: *astroPT* morte dos dinossauros