Re: *astroPT* Re: teste para vocês: dizer 2 diferenças entre

0 visualizações
Ir para a primeira mensagem não lida

paulo....@oninetspeed.pt

não lida,
25/07/2008, 13:53:5725/07/08
para astr...@googlegroups.com
>Um eclipse implica que A SOMBRA DE UM ASTRO cobre a
>superfície do astro a ser eclipsado

Eu sabia que ias responder assim. Mas onde é que se encontra essa definição? Eu não a encontrei e
procurei (provavelmente mal, mas procurei). Encontrei algumas bem piores (como dizer que um
eclipse é o "desaparecimento aparente de um astro pela interposição de outro, entre ele e o
observador" - o que inviabilizaria a classificação dos eclipses lunares como eclipse, por
exemplo), mas essa tua definição não encontrei.
Concordo que um eclipse implique que a sombra de um astro cubra outro, mas daí a dizer que só
esse outro é que pode ser considerado o eclipsado já não sei se concordo. Acho que isso depende
do ponto de vista do observador. Mas se calhar é mais um daqueles muitos casos em que a minha
interpretação é enviesada pelo sentido popular que se dá ao termo (eclipsar - fazer desaparecer)
e não pela sua definição "científica". Mas já agora gostava de encontrar essa definição em alguns
sítios para ficar completamente convencido (nada contra ti, é vício, mesmo ;) )

Paulo Aguiar

On Sex Jul 25 18:38 , Jorge Almeida <encyclopaed...@gmail.com> sent:

> [...]
>eclipse lunar em que a uumbra da Terra recai precisamente sobre a
>superfície lunar originando o eclipse. No eclipse solar, não há corpo
>que o consiga eclipsar. :D a sombra da Lua não chega sequer a passar
>da áorbita de Vénus, nem de longe, quanto mais chegar ao Sol. Por isso
>não é correcto dizer que se trata de um eclipse do Sol pela Lua, MAS
>SIM uma OCULTAÇÃO DO SOL PELA LUA.

>Em termos mais precisos, este eclipse anular é, literalmente, mais um
>trânsito, dado que não temos contacto com a umbra (sombra) e a
>penumbra pouca diferença faz. Mas ficou o nome: eclipse anular.

----

Jorge Almeida

não lida,
25/07/2008, 14:00:3625/07/08
para astroPT
pff... isso é fácil. Wikipedia INGLESA :) está lá aquilo que eu
aceito também. :)

aqui tens:

"The term solar eclipse itself is strictly speaking a misnomer. The
phenomenon of the Moon passing in front of the Sun is not an eclipse,
but an occultation. Properly speaking, an eclipse occurs when one
object passes into the shadow cast by another object. For example,
when the Moon disappears at full moon by passing into Earth's shadow,
the event is properly called a lunar eclipse. Therefore, technically,
a solar eclipse actually amounts to an eclipse of the Earth."

Na secção 1.1. :)

Na verdade, no eclipse solar total o Sol está na mesma. :) Não é
eclipsado. No caso do lunar, a lUA NÃO está na mesma. Está a
escurecer, a desaparecer "literalmente", daí o termo eclipse. No caso
do solar, o Sol está a ser oculto, tapado, mas não desaparecer por si,
digamos assim... ok, tb se pode dizer que a Lua nao desaparecer por
si, mas acontece aglo que a faz desaparecer sem um astro intermédio.

Termos populares são confusos e quase sempre nunca esclarecedores.

Jorge Almeida

On Jul 25, 6:53 pm, <paulo.agu...@oninetspeed.pt> wrote:

> [...]
> sítios para ficar completamente convencido (nada contra ti, é vício, mesmo ;) )

paulo....@oninetspeed.pt

não lida,
25/07/2008, 14:08:1325/07/08
para astr...@googlegroups.com
Custou, mas cheguei lá. Eu estava a pensar que estava a ficar maluco. Na página da wikipedia
sobre Eclipse não encontro nada do que escreveste. Mas tu foste directamente ao Eclipse Solar, tá
bem...

Mas já agora, e voltando ao tópico: as duas diferenças entre ocultação e trânsito serviram? Ou
esperavas outra coisa?

On Sex Jul 25 19:00 , Jorge Almeida <encyclopaed...@gmail.com> sent:

----

Jorge Almeida