Astrofesta 2003 - plano B

0 views
Skip to first unread message

Carlos

unread,
Mar 1, 2009, 10:02:08 AM3/1/09
to astr...@googlegroups.com

Na altura, o Jorge Fonte e o autor do texto deram autorização de publicitar este texto (eu na altura pûs também os websites, só que agora eles já não existem! :S), e de o "colar" na lista, por isso penso que não se importarão que faça "colar" nesta lista também:

Na altura os websites também tinham fotos. Mas como disse, já não existem essas páginas :S

O texto é da autoria do Domingos Silva:

"Astrofesta quase estragada:
da atmosfera queimada, à atmosfera de festa

A Astrofesta 2003, em Constância, teve alguns percalços, causados pelos terríveis incêndios que assolaram a região. Por volta das 18 horas do dia dois de Agosto a Protecção Civil ordenou a evacuação imediata da zona onde se realizava o evento. Todas as actividades ficaram suspensas, para desconsolo dos participantes e visitantes que massivamente afluíram ao local.
No entanto, a história não acabou aqui.
O responsável do Clube de Astronomia de Caldas das Taipas (ASTROTAIPAS), Dr. Jorge Fonte e o responsável do Núcleo de Astronomia de Barcelinhos (NASTAB), Arqº João Paulo Vieira, em conversa com o Dr. Máximo Ferreira (responsável pela organização do evento), decidiram organizar nas imediações do café do parque de campismo uma mini sessão de palestras. Foi solicitada a corrente eléctrica aos responsáveis do parque de campismo e contactado o maior número de pessoas possível.
Após uma breve apresentação das temáticas a palestrar, a primeira sessão denominada “A vida das estrelas”, foi da responsabilidade do Dr. Jorge Fonte, que não obstante o seu cariz técnico, abordou de forma simples, sumária e entendível pela generalidade dos presentes, a evolução das estrelas desde o seu nascimento nas grandes nuvens moleculares até ao seu destino final, dependendo da sua massa.
Em seguida o Arqº João P. Vieira, efectuou uma palestra denominada “As estrelas”, na qual abordou as características das mesmas, relacionando o seu tamanho e as distâncias relativas à Terra.
Para animar ainda mais a assistência, que se mostrou sempre bastante interessada e cada vez mais numerosa, Dr. Carlos Oliveira, da Universidade do Texas e Dr. José Matos, colaborador da Universidade de Aveiro, deram também o seu contributo.
O orador vindo do Texas, começou por exibir um manancial fotográfico da ida do Homem à Lua, os comentários e os objectivos de cada missão. Paralelamente, tecia algumas considerações divertidas (mas que não descurava a vertente científica), interrogava os presentes e dava a sua opinião pessoal de muitos dos desenvolvimentos da exploração espacial.
De seguida o Dr. José Matos, com o seu habitual tom entusiasta, elucidou-nos com questões pertinentes e esclarecedoras, acerca do tamanho do Universo. Para que a assistência tivesse uma ideia das distâncias entre os diferentes astros, utilizou como unidades de medida os anos-luz e os “anos-pé”, de um modo divertido.
Finalmente, Carlos Oliveira voltou à carga e “convidou-nos” a esquecer tudo quanto sabíamos sobre Astronomia, numa palestra, na qual utilizando uma espécie de glossário, esclareceu os espectadores acerca de alguns conceitos errados do senso comum.
Apesar das “pingas de chuva” que de quando em vez “aterravam” na assistência (e no material informático) manteve-se irredutível até cerca das três horas da manhã.
Fica o exemplo: nunca desistir perante as adversidades da natureza.

Prof. Doutor Domingos Silva
7 de Agosto de 2003"

Porque recordar é viver...

;-)


Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages