Haverá física nova no LHC ?

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com
Partículas resultantes da colisão de protões em grande número, parecem
ter falado uma com a outra ao aparecerem.. :)

http://user.web.cern.ch/user/news/2010/100921.html
(http://www.wired.co.uk/news/archive/2010-09/22/lhc-new-physics)

--
Fil.

Carlos Alien

to astroPT
Olá Filipe,

Eu tinha lido este artigo:
http://www.universetoday.com/74167/new-discovery-at-the-large-hadron-collider/

Mas sinceramente não cheguei a perceber muito bem isto.

Não é isto uma forma de entanglement? (a nível de protões?)

http://en.wikipedia.org/wiki/Quantum_entanglement

Carlos

On Sep 25, 11:06 am, Filipe Dias <filipe.marques.d...@gmail.com>

Carlos

to astr...@googlegroups.com
Acabei de ler em português aqui:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=lhc-interligacao-entre-particulas&id=010130100922

Continuo com a mesma dúvida, mesmo após ler :S

Carlos

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com
Sim..
Não percebo muito de partículas, mas parece ser uma coisa do género:
"descobrimos que há aqui uma coisa parecida com outra, mas que nunca
tínhamos visto em protões".. Mas há que ver que é o "resumo" do que
foi feito em 6 meses maioritariamente de "testes ao equipamento"..
Para já o que se queria descobrir era aquilo que já se sabe, para
garantir que o instrumento não anda a inventar nada.. Bom, acontece é
que se descobriu que o instrumento anda "já" a encontrar coisas novas
(talvez por culpa de quem pensou na teoria vigente de não se ter
lembrado de adicionar os protões ao grupo de coisas que geravam este
efeito)..

Mas giro, giro, era o bosão de Higgs não andar por ali.. :)

2010/9/26 Carlos <alien_p...@yahoo.com>:

--
Fil.

Carlos Alien

to astroPT
Ou seja, viram entanglement, não é quarks, na quantica, mas sim em
objectos "macroscopicos" como protoes.

E se ainda estão a calibrar o instrumento... ker dizer ke quando tiver
a 100%, vão ver entanglement em mim :P LOL :P :-D

On Sep 26, 3:28 am, Filipe Dias <filipe.marques.d...@gmail.com> wrote:
> [...]
> efeito)..
>
> Mas  giro, giro, era o bosão de Higgs não andar por ali.. :)

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com
Estás a dizer que existe por aí algures, do outro lado do mundo, um
Anti-Carlos Alien? Ou um Quarlos? :-)

Numa coisa isto começa a fazer sentido com as pulseiras, que também
são objectos macroscópicos! Na mecânica quântica, quando aparece
alguma coisa nova que não se sabe o que é, inventa-se uma partícula
onde pôr a culpa disso.. No exercício, se aparece uma vontade nova de
se fazer mais esforço físico, inventa-se uma pulseira anti-alérgica
para se lhe imputar responsabilidade disso também.. Acho que faz
sentido chamar "quântica" à pulseira, só por causa deste facto.. :-D

Fil.

2010/9/26 Carlos Alien <alien_p...@yahoo.com>:

--
Fil.

Carlos Alien

to astroPT
tu não digas bem das pulseiras, senão tenho ke mandar o Quarlos atrás
de ti :P LOL