Memória interna do HTC Desire

davidbragat

to Android Brasil
Bom dia, estou com um problema com memória interna no meu HTC Desire,
talvez os amigos saibam me responder. Além da ROM original, eu já
utilizei a Leedroid v1.9, v2.0 agora estou utilizado a NextSense por
ser mais leve e estável, só que quando utilizava o Leedroid, tinha
muitos app instalados e sempre permanecia com 40 a 50mb de espaço
interno livre.
Agora com a NextSense eu nem cheguei a instalar todos os apps e estou
apenas com 14mb, e olha que não são muitos app, são 23 e maior deles é
o rock player com 4mb e antes tinha até o Google Earth com 14mb, os
app estão instalados no cartão de memória, utilizo o Mod Install
Location. Quando vou instalar a nova ROM eu faço o "wipe data/factory
reset", mas nunca fiz o "wipe Dalvik Cache" e "wipe cache partition",
será que as outras roms podem ter deixado algum arquivo (lixo) na
memória interna e isto está ocupando espaço desnecessário?
Se alguém puder me responder e até explicar pra que serve o Wipe
Dalvik Cache e o Cache Partition. Há algum procedimento que posso
fazer para liberar memória, exceto é claro o óbvio de desinstalar app,
pois tenho ouvido relatos de pessoas nos fóruns que tem até 80 apps
instalados e ainda consegue permanecer com um bom espaço interno
livre.

Obrigado.

Hugo Carlos

Já tentou o APP2SD? Essas duas ROMs tem ele habilitado e tudo que você precisa fazer é particionar o SD, que é MUITO fácil com o ROM Manager.

Eu criei uma partição de 512 MB no cartão de 16 GB e nunca precisei me preocupar com isso. Tenho mais de 100 apps instalados e ainda tenho uns 70 MB livres.

É a melhor solução.

Sobre o espaço interno seu, sinceramente não sei o que pode ser. Já usei essas duas ROMs, inclusive estou com a NextSense, e em ambas tinha por volta de 120 MB livres após o flash. A diferença é que eu faço wipe do cache separado, apesar de desconfiar que o factory reset já faz isso no Clockwork Mod.

Hugo

Edgard Castro

O dalvik cache é um espaço que a maquina virtual mantem os apps
"compilados" para nao precisar recompilar toda vez que voce chama-los.

O cache é um espaço que o sistema deixa os apps (e outras coisas)
"descompactados" pelo mesmo motivo.

Voce pode apagar os dois sem problema, nao vai apagar nada do seu sistema nao.

É possivel que tenha lixo neles, sempre que fizer a instalacao de uma
nova ROM, faça -obrigatoriamente- o wipe dessas duas particoes, porque
pode causar problemas de estabilidade dos sitema novo e tambem por
questao de "lixos" que foram deixados pela rom antiga.

Não existe nada semelhante ao "memhack" do Milestone pro Desire? O
memhack reloca o dalvik-cache pra particao que é reservada para OTA
updates, o que libera cerca de quase 100mb do storage interno.

Abracos,
Edgard

Hugo Carlos

No caso do Desire eu tenho QUASE certeza (se isso pode existir, hehe) que o "Factory Reset" do Clockword Mod Recovery faz o wipe das partições todas, como system, cahce, dalvik cache, ext3 do cartão, se existir, etc.

Até onde sei o Desire tem uma cacetada de partição diferente, cada uma com espacinho pra alguma coisa específica e, até agora não tem o acesso total a elas.

Lá no XDA que estão conseguindo o ROOT total que eles chamam, e já tem gente inclusive ventilando a possibilidade de apagar todas as partições e refazer tudo pra deixar mais espaço interno, mas nada de concreto ainda.

Por enquanto, acho que a melhor solução é o APP2SD mesmo. Se você já usa ROM customizada, vai ter um pouquinho de trabalho e só uma vez pra fazer backup do cartão, particionar automaticamente com o ROM Manager, e dpeois voltar os arquivos.

Hugo

davidbragat

to Android Brasil
Obrigado pela resposta, me parece que tem uma restrição de que se o SD
for removido o smartphone não funciona? É isso mesmo?
Tem algum tutorial ensinando fazer esta particionamento?

On Sep 8, 10:55 am, Hugo Carlos <hugo...@gmail.com> wrote:
> [...]
> separado, apesar de desconfiar que o factory reset já faz isso no Clockwork

Rodrigo Zaratin

se ele for removido suas aplicações estarão no cartão e realmente vc não vai conseguir usar o aparelho.

agora a pergunta, pq vc iria querer remover o SD?

se vc só montar o SD no Windows por exemplo, as aplicações irão continuar funcionando sem problemas.

Hugo Carlos

Os apps instalados no SD não funcionam mesmo, mas isso é com qualquer método de instalar app no cartão.

Quanto a tutorial, eu fiz um bem simples na comunidade do Desire no Orkut.

Hugo

davidbragat

to Android Brasil
Hugo obrigado mais uma vez pelo tutorial, deu certinho, fiz o
particionamento do SD e agora consegui instalar todos os apps que já
tinha e mais outros e ainda estou com 78MB de memória interna livre.

Obrigado a todo mundo aí pelas respostas.

On Sep 8, 4:46 pm, Hugo Carlos <hugo...@gmail.com> wrote:
> [...]
> de instalar app no cartão.
>
> Quanto a tutorial, eu fiz um bem simples na comunidade do Desire no Orkut.

Hugo Carlos

Às ordens. Na comunidade tem muita coisa interessante pro Desire.

Hugo