Atualmente, as versões pré-1.0 (stage1) ainda se encontram instáveis, com diversos bugs, biblioteca padrão incompleta e sob constante mudanças. Embora, já seja possível utilizá-lo para pequenos projetos seja afim de compilação (gerar o binário) ou como script (tipo python? Sim, com o comando `
zig run`), fora o fato que podemos usar o compilador para projetos C/C++ (lembrando que assim como Go, tanto a linguagem quanto o compilador [toolkit] compartilham o mesmo nome) já que se trata de um fork do projeto LLVM(clang + lld) completo, ou seja, permitindo compilação cruzada.
Mas ainda há um longo caminho a percorrer, caso contrário, será considerado um vaporware já que não se encontra disponível como planejado, sendo auto-hospedado(self-host) e tornar o uso do LLVM optativo em seu background (stage2).
E quanto a documentação?
Já existe um esboço, embora muito resumidamente técnico e quanto a referência da biblioteca padrão está incompleto, o ideal seria acompanhar lendo o código fonte. Mas o projeto de Sobeston (membro do Discord) disponibilizou o
Ziglearn que ensina o básico da linguagem e suas boas práticas. Porém, não há previsão para reformular uma nova documentação mais intuitiva.