--
Essa mensagem faz parte do grupo "zfbrasil" no Google Groups.
Para escrever neste grupo, envie um email para zfbr...@googlegroups.com
Para se desligar do grupo, envie um email para zfbrasil-u...@googlegroups.com
Mais informações, visite o grupo em http://groups.google.com/group/zfbrasil?hl=pt-BR
Helpers servem pra injetar funcionalidades nos controllers ou views (dependendo se sāo helpers de view ou controller) sem fazer vc extender a classe base de controller.
Quando isso é util:
Imagina que vc fez todo um sistema e gostaria de a partir de entāo usar um helper. Teria que trocar a classe da qual todos os controllers extendem...
Plugins são conceitualmente bem parecidos, mas na pratica eles são bem diferentes. Permite vc executar uma funcionalidade a um nivel superior do controller, podendo escolher se vai acontecer antes ou depois do controller (existem outros momentos no dispatch para escolher)
Quando é util:
Quando vc tem que controllar logins, se o usuario esta autenticado ou n. Assim vc n precisa fazer isso em todo o seu controller.
Modulo é um conjunto de controllers, views, models, etc de partes da app relacionadas. Agrupar e dividir uma app em modulos facilita o controlle e a organização de por exemplo permissão de acesso.
Quando isso é util:
Em apps grandes, ou em pedaços de apps bastante desacopladas.
Em 12/06/2011 17:15, "jroque" <rok...@gmail.com> escreveu:
>
>
> Não sou um ás em Zend, mas vou tentar ajudar.
>
> Módulos: Serve para vc criar partes reutilizáveis em uma app. Digamos que vc tem um sistema de blog, de fotos, de microblog e quer disponibilizar para vários clientes, com poucas alterações. Melhor que reescrever ou ficar fazendo gambiarras, o melhor é poder ter 'modulos' prontos, precisando apenas conectar a app padrao.
>
> Plugins: Alteram o funcionamento padrão do zend, sem ser necessário mecher no core da aplicação. Exemplo, vc pode ter um plugin para tratar algumas variáveis antes de cada requisição, como o pre-dispatch. Ou um plugin para tornar a autenticação obrigatória.
>
> Helpers: Realmente 'ajudam' a view em tarefas repetitivas. Exemplo, um pequeno trecho de código que deve aparecer em vários pontos da aplicação, ou um 'formatador' de datas e moedas, por exemplo. E helpers são mais simples de trabalhar e criar, sem ser necessário ficar instanciando clasrses.