Ajuda com criação de extensões Yii2

Kleber Cioccari

to yii-framew...@googlegroups.com
Boa tarde amigos..

Alguém que já trabalhou ou teve contato com criação de extensões no Yii2 para poderia me sugerir um caminho?

Estou iniciando os estudos na criação de extensões no Yii2 e terei uma coleção delas (3 neste momento) que serão "dependências" em vários projetos.
Haverá o versionamento por Git e o gerenciamento das dependências com o Composer.

Com este cenário posto:

1 - Seria melhor utilizar uma pasta Yii contendo todas as extensões organizadas por branches no Git por exemplo ou, cada extensão ter seu próprio Yii, git, composer..?

2 -Após a extensão criada (models, controllers, configs, etc). como eu faria a separação do conteúdo "framework" e efetivamente o conteúdo que é a "extensão" que vai para publicação?

Atc.

Kleber

Sidney

to yii-framew...@googlegroups.com
Kleber, fiz duas extensões pro Yii 1 (SmartMenu e ConditionalValidator), mas pro 2 ainda não fiz nada muito avançado, só fiz coisas comuns. Baseado nisso...

1 - Seguindo o atual modelo do Yii 2, cada extensão tem seu próprio repositório (na verdade, um submódulo do git) e seu próprio empacotamento composer;

2 - O fw Yii em si não é distribuído junto com a extensão. A extensão é feita para se "conectar" com Yii quando instalada/configurada.

Para ter uma ideia, veja esta extensão:

Para informações sobre extensões, veja estes links:

Atenciosamente,
Sidney Lins
------

--
YFB - Yii Framework Brasil
04/2011: Anexos de até 250kb foram autorizados pelos membros da lista. Use com moderação.

Kleber Cioccari

to yii-framew...@googlegroups.com
Obrigado pela ajuda Sidney..

O que imagino neste momento é criar um projeto yii2 e lá dentro, por exemplo na pasta vendor, ir criando as extensões, widgets, na pasta modules criar os módulos e, em cada local destes criar o repositório git também gerenciado pelo composer.
É meio por ai a ideia, certo?

Aí quero minimizar o trabalho e reaproveitar código, estou utilizando o Satis do composer para fazer um repositório local e de acordo com as necessidades do projeto insiro minhas extensões, módulos, etc, como dependência do composer buscando deste Satis.

Como vc separa o que é extensão, widget ou módulo? Se houver acesso ao banco / crud é modulo, por ex?

Obrigado pela ajuda mais uma vez.

Kleber