Carlos Eduardo Neves Girardi
unread,Jan 16, 2011, 7:55:30 PM1/16/11Sign in to reply to author
Sign in to forward
You do not have permission to delete messages in this group
Either email addresses are anonymous for this group or you need the view member email addresses permission to view the original message
to xicvpsic...@googlegroups.com, vgras...@terra.com.br, Aline Soeiro, Anna Carolina Ramos, Beatriz Sant'Anna, Bruno de Brito Antonio, Fernanda Armani, Juliana Lanini, Paula Araujo, Tathi Alvarenga
Olá Organização e Coordenadores de Módulos
O curso já está acontecendo
eu e a Paulinha estamos com um feedback muito bom dos alunos. Estão elogiando muitas coisas da organizacao, das aulas e da seriedade com que estamos fazendo as coisas.
E já pra passar pra voces um retorno, gostaria de fazer um comentário. Geralmente utilizamos as avaliações de módulos para melhorarmos a organização da próxima edição do curso.
Dessa vez, como já recebemos a avaliacao do primeiro módulo (recebemos a oficial, e tambem a nao oficial, com conversas particulares com os alunos), gostariamos de ressaltar alguns pontos que foram criticados e que talvez possam ser aplicados ainda esse ano nos módulos que estão vindo por ai.
PRIMEIRO PONTO: didática, eles elogiaram muito a didática dos professores, o uso de recursos audio-visuais, como os vídeos e as animações. E estao tambem bem positivos quanto à abertura para colocações deles, esclarecimento de dúvidas e sugestoes. Entao, vamos valorizar isso com esses alunos. Caso surjam discussoes, vamos incentivar, ainda que isso nos custe alguns pedaços das aulas que possam ser deixados.
SEGUNDO PONTO: pontualidade. Gostei muito do fato das aulas estarem começando no horário, ainda que em alguns momentos tenhamos que dar recado no começo da aula, é muito confortante para o aluno que chega pontualmente, ter a atividade começada exatamente no horário combinado.
Assim como é extremamente respeitoso terminarmos no horário combinado. Se o horário da sua aula terminar é 12:30. Por favor, respeitem os alunos. Nós conquistamos o respeito e a admiração deles não apenas pelo conhecimento que transmitimos, mas também pelo respeito com a liberdade de expressão deles e o compromisso que temos com eles. Portanto, não atrasem as aulas, não deixem os professores atrasarem. Caso hajam atrasos e imprevistos, paguemos nós o pato, cortemos parte da aula, mas não deixemos os alunos sentados, com fome, sono, cansados, colados na cadeira.
Infelizmente nos dois primeiros módulos tivemos experiências ruins quanto a isso.
O feedback foi imediato. Recebemos muitas críticas quanto ao atraso das aulas. Lembrem-se que os alunos não são responsáveis por decidir nossa programação e não tem coragem de se manifestar negativamente. Portanto, se sua aula termina às 10:00 e vc esta atrasado, nao venha perguntar pros alunos: "posso ir ate as 11:00?"
É óbvio que eles não vão contrariar, pela posição de alunos deles. Mas por dentro, eles podem estar cansados querendo muito não estar mais ali (e com direito) e isso atrapalha muito a qualidade e o resultado do curso.
RESPEITEM OS HORÁRIOS, POR FAVOR! E também peço que respeitem as decisões minhas e da Paulinha.
Eu sei que não somos nada a mais que vocês, somos todos igualmente pós-graduandos e estamos aprendendo e trabalhando igualmente neste curso de verão, No entanto, existe o cargo de coordenador para que os piores pepinos sejam centralizados e alguém se responsabilize pessoalmente pelo que acontece no curso.
Nós nos comprometemos com todo esse trabalho, responsabilidade e tudo mais. Contudo, o mínimo que gostaríamos de retorno da parte de vocês é que respeitem nossas posições, ou pelo menos dialoguem e argumente suas opiniões para que possamos chegar a uma decisão final.
E principalmente, não passem por cima das nossas decisões na frente dos alunos. Temos que passar pra eles, firmeza na organização e coerência nas ações em grupo. Isso faz parte do aprendizado de como organizar um curso.
Obrigado pelo apoio e dedicação de todos vocês. O curso está sendo muito satisfatório e compensador, vamos continuar assim.
Cadu e Paulinha
Carlos Eduardo Neves Girardi
Aluno de Doutorado
Departamento de Psicobiologia
Universidade Federal de São Paulo