Visualizar quantidade de memória utilizada por uma VM no XenServer

Denys Maciel

to xen-br
Olá pessoal, espero que todos estejam bem.

Estou participando de um projeto de monitoramento em minha empresa, e uma das etapas consiste em realizar o monitoramento de algumas máquinas XenServer.

Estou usando a linha de comando (CLI) para buscar informações referentes as VMs, como por exemplo, o quanto de memória RAM uma VM está utilizando. Alguém poderia me ajudar a como chegar nessa informação?

Já fiz pesquisas prévias em fóruns, e também na documentação do Xen, mas ainda não consegui chegar no ponto.

Obrigado desde já!

Marco Sinhoreli

to xen...@googlegroups.com
Olá Denys

Vc pode usar o comando xe para extrair esta informação.

Consulte a referencia de como utlizar consultando este link https://docs.xcp-ng.org/appendix/cli_reference/

Abs

Marco

Você recebeu esta mensagem porque está inscrito em Grupo "xen-br" do Grupos Google.
Para enviar mensagens para este grupo, envie um email para xen...@googlegroups.com
Para anular a inscrição neste grupo, envie um email para xen-br-un...@googlegroups.com
Para mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com/group/xen-br?hl=pt-BR
Site do GU Xen-BR: http://www.xen-br.org
Antes de enviar sua primeira mensagem leia atentamente as regras para participação no site http://groups.google.com/group/xen-br/web/regras?hl=pt-BR

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "xen-br" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para xen-br+un...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/xen-br/1d1d5923-d9df-4a6f-ae09-5963b98e17bfn%40googlegroups.com.

--
Marco Sinhoreli

Denys Maciel

to xen...@googlegroups.com
Olá Marco,

obrigado pela resposta.
Eu já havia consultado previamente algumas documentações e fóruns a respeito do comando xe, e é justamente por ele que eu estou tentando buscar as métricas para o monitoramento.
Esse link que você forneceu eu ainda não havia visto (muito obrigado).

Dando uma lida, vi que é possível utilizar o comando xe dessa forma para retornar informações:
xe vm-param-get uuid=<vm_uuid> param-name=<param_name>

Essa documentação informa que existe um parâmetro chamado memory-actual, cuja descrição é: (read only) the actual memory being used by a VM.
Através desse parâmetro, imaginei que seria retornada a quantidade de memória que a VM está usando, mas ao invés disso é retornado o valor total de memória alocada para aquela VM.
Na minha VM de teste, é retornado o valor 8589934592, que representa 8 GB de memória, que é de fato o valor alocado para essa VM de teste.

Através do xe ainda não consegui retornar a informação da quantidade de memória utilizada por uma VM.

Se você tiver alguma dica pra mim, agradeceria muito!

Marllus Lustosa

to xen...@googlegroups.com
Olá!

Aqui está um exemplo de como você pode buscar essa informação, usando o comando "xe vm-list":

# xe vm-list name-label=<nome da VM> params=memory-static-max,memory-static-min,memory-dynamic-max,memory-dynamic-min

Substitua `<nome da VM>` pelo nome da máquina virtual que você deseja monitorar. Esse comando irá retornar os seguintes valores relacionados à memória RAM da VM:

- `memory-static-max`: o máximo de memória RAM estática permitida para a VM.
- `memory-static-min`: o mínimo de memória RAM estática permitida para a VM.
- `memory-dynamic-max`: o máximo de memória RAM dinâmica permitida para a VM.
- `memory-dynamic-min`: o mínimo de memória RAM dinâmica permitida para a VM.

Outro comando em que você pode trabalhar somente para saber qual a memória alocada à VM é o "xl list":

Att, Marllus

--
att,

Marllus de Melo Lustosa
IT Analyst - Federal University of Ceará - UFC/Brazil
Bachelor of Science in Computer Science - UFPI
Master's Degree in Public Policies - UFC
Lattes -> http://lattes.cnpq.br/5163268610076256
HomePage -> https://marllus.com

Denys Maciel

to xen...@googlegroups.com
Olá Marllus Lustosa,

obrigado pela resposta!
Esses comandos que você informou eu já havia tentado anteriormente. Como você mesmo falou, eles servem para recuperar informações referentes a quantidade mínima e máxima de memória RAM estática e dinâmica permitida na VM, mas no caso o que eu buscando é realmente a quantidade de memória que uma VM está utilizando, por exemplo: a VM possui um máximo de 8GB, e no momento está utilizando 3GB. Seria precisamente essa informação que estou buscando.

Att.

Marllus Lustosa

to xen...@googlegroups.com
Você pode obter essas métricas através do comando `xe vm-data-source-list`
Além disso, você também pode baixar as métricas conectando pela xenAPI via HTTP, através do comando: wget http://server/vm_rrd?session_id=OpaqueRef:SESSION HANDLE>&uuid=VM UUID>
Além disso, também pode usar clientes que já têm pacotes prontos para conexão à API, como zabbix, para monitoramento.

Como experiência, use o comando para coletar métricas com cautela, pois ele causa um overhead considerável, dependendo do timer que você configurar e da quantidade de VMs em execução no Dom0.