Separar Java e HTML em packages diferentes

Yuri Martins da Paixão

to wicke...@googlegroups.com
Olá pessoal,

Sou iniciante no Wicket, estou estudando por alguns materiais que encontrei na net.
Comecei a fazer uma aplicaçãozinha com um CRUD simples para me familiarizar com o Framework.

Gostaria de saber se é possível separar meu arquivos em packages separando o arquivo HTML do arquivo Java correspondente.

Por exemplo, gostaria de ter um package com.wicket.pages onde ficariam minhas classes e um package com.wicket.html onde ficariam meu arquivos .html

É possível fazer isso? Se sim, como faço? Onde configuro?

Valeu Galera.

tetsuo

to wicke...@googlegroups.com
Sim, é possível. Mas não faça.

Eu já vi fazerem isso num projeto, porque "é assim que o JSF faz", e é uma bosta pra manter. O template e a classe Page são bastante acoplados (compartilham a mesma estrutura de herança e de componentes), e faz mais sentido mantê-los juntos. Além do que, se alguém que já conhece Wicket pegar o seu projeto depois pra manter, vai penar pra descobrir onde diabos você meteu os templates. Use o framework, não lute contra ele.

Dito isso, se você realmente quer ferrar com o seu herdeiro, você configura isso no init() da classe Application, criando um IResourceFinder customizado (pode estender ClassPathResourceFinder):

        getResourceSettings().setResourceFinders(Lists.<IResourceFinder> newArrayList(new ClassPathResourceFinder("") {

            @Override

            public IResourceStream find(Class<?> clazz, String path) {

                if (path.startsWith("pacote/pages/")) {

                    return super.find(clazz, path.replace("pacote/pages/", "pacote/html/"));

                }

                return super.find(clazz, path);

            }

        }, new ClassPathResourceFinder("")));

Isso vai trocar o caminho do busca, para determinados resources.

2013/3/29 Yuri Martins da Paixão <yuripaixao...@gmail.com>

--
# Mensagem do grupo "Wicket em Português" do Google Groups.
* Para postar, envie e-mail para: wicke...@googlegroups.com

Felipe Fedel

to wicke...@googlegroups.com
Não sei até que ponto é vantagem separar os arquivos...mas uma outra solução é colocar os arquivos html no source (src/main/resources). Tipo assim:

Inline image 1

Note que o html terá de estar na mesma estrutura de pacotes que sua classe java estiver.

Espero ter ajudado.

Abraços

2013/3/29 tetsuo <ronald...@gmail.com>

Felipe Fedel Pinto
Software Architect at Ampliato - Tecnologia da Informação e Consultoria
Casmpinas, SP - Brazil

Skype: felipe1032
image.png

Yuri Martins da Paixão

to wicke...@googlegroups.com
Entendi,

Estou começando a entender a forma como o wicket trabalha. No caso a View do MVC é composta pela WebPage e o arquivo HTML correto? Nesse caso não tem problema que eles fiquem juntos.

Por exemplo se eu usar o Spring para injetar os objetos, eu poderia ter um controller onde o Spring faria a injeção da Web Page e da Classe que faz a persisitencia? E aí eu deixaria minha logica de negócios no controller desacoplando assim a parte da View e da Persistencia. Isso funcionaria bem?

Ah outra coisa, se alguem conhece algum material bom que faça a integração do Wicket com Hibernate e Spring por favor me envie. :)

Valeu pela ajuda galera.

2013/3/29 Felipe Fedel <fedel...@gmail.com>

--
Yuri Martins da Paixão
Desenvolvedor Java Web | Simber Tecnologia

"Não são as quedas e nem as derrotas que nos fazem fracassar na vida mas sim a nossa falta de coragem de levantar e seguir em frente" - Samael Aun Weor.
image.png

tetsuo

to wicke...@googlegroups.com

(WiSH == Wicket+Spring+Hibernate, sigla que copiei do pessoal do bacen :))

2013/3/31 Yuri Martins da Paixão <yuripaixao...@gmail.com>
image.png

Yuri Martins da Paixão

to wicke...@googlegroups.com
Obrigado!

Com relação a material de estudo? Tem algum pra me indicar aí?
Eu baixei uns 4 ebooks aqui em inglês só que nenhum mostra como fazer essa integração com o Spring e o Hibernate.

Valeu!

2013/3/31 tetsuo <ronald...@gmail.com>
image.png

Flávio Cruz

to wicke...@googlegroups.com
Bom dia pessoal,

Seguindo o assunto do e-mail, já tive o mesmo problema. Como trabalhar como uma equipe de front-end e de back-end separados?
Se os HTMLs tem que estar junto com os arquivos java, como o front-end faz para testar os HTMLs offline, visto que a estrutura do código (css, js, imagens) está em outro lugar??

Gostaria de colocar meus HTMLs em uma pasta normal do site, pasta html por exemplo; e colocar os .properties (internacionalização) no package do arquivo .java mas no source resources. Assim meu webdesigner pode editar e testar os htmls separados da parte java do projeto.

Isso é possível??

Um grande abraço,

Flávio Cruz
image.png

Finx

to wicke...@googlegroups.com

2013/3/31 Yuri Martins da Paixão <yuripaixao...@gmail.com>

Ah outra coisa, se alguem conhece algum material bom que faça a integração do Wicket com Hibernate e Spring por favor me envie. :)

Moacir da Roza

to wicke...@googlegroups.com
image.png

Flávio Cruz

to wicke...@googlegroups.com
Mas essa solução não funcionou no Wicket 6.

Existe uma forma específica para o 6??
image.png

Felipe Fedel