Diretrizes Internacionais de Acesso à Web “Ineficazes”

3 views
Skip to first unread message

Elton Vergara-Nunes

unread,
Jun 2, 2013, 1:38:53 PM6/2/13
to Lista de discussão do projeto webGD, we...@googlegroups.com
Acho que interessa ao grupo que vem trabalhando com as questões de acessibilidade web com base nas diretrizes internacionais.

elton



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Jorge Fernandes <jor...@netcabo.pt>
Data: 2 de junho de 2013 14:25
Assunto: [acessibilidade] Diretrizes Internacionais de Acesso à Web “Ineficazes”, Reivindica Académico
Para: "acessib...@yahoogrupos.com.br" <acessib...@yahoogrupos.com.br>


 

As conclusões estão em tese de doutoramento apresentada na Universidade de York por André Pimenta Freire, que não conheço mas a quem deixo os meus parabéns.

+01: Diretrizes Internacionais de Acesso à Web “Ineficazes”, Reivindica Académico
fonte: Boletim E-Access de Maio de 2013.

Estar em conformidade para com as Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG), norma internacional da indústria, pode ser “ineficaz” como método para reduzir os problemas encontrados na Web pelos utilizadores cegos e com baixa visão, reivindicou um académico da área das Tecnologias da Informação (TI).

As diretrizes WCAG foram criadas pela organização internacional World Wide Web Consortium, a qual supervisiona as normas aplicáveis à Web. Na sua tese de doutoramento para a Universidade de York, “Pessoas com Incapacidade e a Web: medição da acessibilidade baseada no Utilizador”, André Pimenta Freire – um especialista em interação homem-computador – escreve que um número vasto de problemas existentes nas páginas dos sítios Web encontrados pelos utilizadores de computador, com incapacidade para ler material impresso, não ficarão resolvidos através da conformidade dos critérios das WCAG.

“Atingir determinados níveis de conformidade para com as WCAG 1.0 e WCAG 2.0 pode ser muito ineficaz como meio para reduzir o número de problemas encontrados pelos utilizadores incapacitados”, escreve Freire. “A forma como os requisitos de conformidade estão estruturadas não parece ir ao encontro das preocupações verdadeiramente importantes que permitam fazer sítios Web em que os utilizadores com incapacidade usem melhor e nos quais se confrontem com poucos problemas.”

As afirmações estão baseadas num estudo levado a efeito como parte da sua tese, o qual envolveu avaliações de utilizador com base em tarefa de 16 sítios Web com 64 utilizadores. Destes, 32 utilizadores eram cegos, 19 tinham baixa visão e 13 disléxia. A auditoria manual foi usada para determinar a conformidade dos sítios Web para com as WCAG 1.0 e 2.0.

Os dois objetivos principais do estudo foram o de caracterizar os problemas que os utilizadores de computador com incapacidade para ler material impresso encontram nos sítios Web, e investigar a relação entre as questões de acessibilidade definidas pelo utilizador e as diretrizes de acessibilidade, com um foco nas WCAG 1.0 e 2.0.

O estudo demonstrou que a conformidade para com os pontos de verificação e os critérios de sucesso das WCAG não tornam necessariamente, por si só, sítios Web acessíveis a utilizadores incapacitados para ler material impresso, diz Freire.


Falando ao Boletim E-Access, Helen Petrie, Professora de Interação Homem Computador na Universidade de York e co-supervisora do doutoramento de Freire e do académico sénior que liderou a investigação para a tese de Freire, disse que embora as WCAG tenham feito “um grande esforço” e destaquem problemas importantes, os sítios Web com níveis de conformidade elevados para com as diretrizes não são fáceis de usar pelas pessoas cegas. “Não existe uma diferença significativa no número de problemas de utilizador encontrados em sítios não conformes e em sítios conformes”, diz Petrie.

Isto tem implicações problemáticas se a legislação ou as políticas sobre acessibilidade Web forem feitas e baseadas na conformidade das WCAG, diz Petrie. Um problema adicional é que “os desenvolvedores estão a lutar para compreender [as WCAG]”, disse Petrie, significando que testes diretos com utilizadores, nomeadamente com utilizadores com incapacidade, devem ser encorajados como um meio de testar a acessibilidade, disse ela.

Petrie e Freire expressaram a importância de envolver utilizadores com incapacidade diretamente na concepção e no processo de avaliação de construção de sítios Web. e de nos afastarmos “da abordagem de conformidade técnica” da acessibilidade.

“As conclusões voltam a reforçar a importância de envolver  pessoas com incapacidade na concepção e avaliação de sítios Web como uma atividade chave para melhorar a acessibilidade Web … O status quo atual de propôr implementações baseadas na opinião de um especialista, ou em estudos de utilizador limitados, não tem produzido soluções para muitos dos atuais problemas encontrados na Web pelos utilizadores com incapacidade para ler material impresso”, escreve Freire.

A tese está disponível em PDF a partir dos links abaixo:



E pode comentar sobre este artigo agora, no EAB Live:
http://www.headstar.com/eablive/?p=873


⠨⠚⠕⠗⠛⠑ ⠨⠋⠑⠗⠝⠁⠝⠙⠑⠎
universalaccess.blogspot.com


__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
<*> Rodapé da Lista da Acessibilidade <*>

A administração da lista da Acessibilidade
é da responsabilidade do CERTIC/UTAD.
www.acessibilidade.net


<*> Rodapé do Yahoo! Grupos <*>
.

__,_._,___

henriq...@terra.com.br

unread,
Jun 2, 2013, 2:02:49 PM6/2/13
to midia-conhecimento-egc...@googlegroups.com, we...@googlegroups.com

Marta C G Braga

unread,
Jun 8, 2013, 7:51:33 PM6/8/13
to we...@googlegroups.com

Marta C G Braga

unread,
Jun 11, 2013, 11:16:23 AM6/11/13
to we...@googlegroups.com

Carla Flor

unread,
Jun 11, 2013, 4:23:57 PM6/11/13
to Marta C G Braga, we...@googlegroups.com
Muito legal!

2013/6/11 Marta C G Braga <mcgb...@gmail.com>



--
Carla Flor : )
designer gráfico

Figura1.GIF

raulbusarello

unread,
Jun 11, 2013, 5:13:58 PM6/11/13
to Marta C G Braga, we...@googlegroups.com
Muuuuito Legal mesmo Marta, obrigado por compartilhar.

Vou aplicar "brincar" com meus alunos.
 
bjos,
 
Raul Busarello
 

Marta C G Braga

unread,
Jun 18, 2013, 5:12:56 PM6/18/13
to we...@googlegroups.com
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages