juros composto

Marco A.

to WebCalc
Olá meu nome é Marco Aurélio e tenho uma dúvida sobre juros composto.

faço um sistema em que alunos de uma escola podem se
matricular online.

e eles podem parcelar em até 12 vezes.

minha dúvida é .

eu faço o calculo dos juros deste modo.

Montante final = valor * (1 + juros) ^ n

n = número de parcelas

mas tem uma etapa que o aluno pode mudar no número de parcelas.
e se ele escolher um número abaixo do que tinha escolhido primeiro,
eu faço.

Montante final = valor * (1 + juros) ^ -(dif)

dif = n - m

n = quantidade de parcelas original
m = nova quantidade de parcelas

fiz vários calculos e me parece que chego ao valor correto.

mas esta certo fazer isto ?

mandem perguntas se tiverem dúvidas .

forte abraço.

Marco.

groj

to web...@googlegroups.com

===============

minha dúvida é .

forte abraço.

Marco.
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "WebCalc" em Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para web...@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para webcalc+u...@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com.br/group/webcalc?hl=pt-BR
-~----------~----~----~----~------~----~------~--~-
Amigo Marco Aurélio.
A fórmula que você citou não é para calcular os juros e sim o montante.Para ter os juros você precisará tirar do montante o valor atual do curso.
Juros= Montante - capital(valor do curso).
Preciso de mais explicações:
1. O aluno quer pagar o curso em menos vezes ?
2. Já começou a pagar em 12 vezes e durante o pagamento deseja diminuir o prazo?Ou vai começar direto em menos meses?
3. A fórmula que você colocou tem um errinho:
(1+juros)- o certo é:(1 + i ) sendo i taxa de juros. Taxa de juros é uma coisa e juros vem a ser outra. Para você calcular o valor de cada parcela(todas de mesmo valor) você usa a fórmula:
p = C. [(1+i )^n x i / ( 1+i)^n -1]
p = valor de cada pagamento
C = preço do curso à vista
n = número de pagamentos
i= taxa mensal - utilizada a taxa unitária
Se a taxa for de 1% ao mês usa-se para
fazer os cálculos 0,01.
/ = indica divisão.
Aguardo mais detalhes. Jorge

groj

to web...@googlegroups.com

===============

Marco Aurélio

to web...@googlegroups.com, gr...@bol.com.br
Olá Jorge, tudo bem ?
pela sua explicação entendi melhor esta parte de cálculo de montante.

o meu problema é, que monto um valor total para parcelamento que é gravado em um
banco de dados, mas não tem como eu refazer este calculo pois os dados que peguei como base para abater nos valores não são gravados.

então o que tenho para fazer o calculo é somente o montante total e o número de parcelas que é usado para calcular o valor acrescido,(juros).

no sistema funciona assim, o aluno opta em pagar por cartão que pode parcelar em até 12 vezes, mas se a visa não valida a transação , tenho que fazer o aluno optar por boleto, e esta forma de pagamento pode-se parcelar em até 6 vezes. antes de ir para visa aprovar ou não a transação , eu gravo no banco de dados, no caso de a visa não aprovar a transação, eu abro a forma de pagamento por boleto , aí então o cliente pode optar por parcelar em um número menor de parcelas.

o aluno tenta pela visa parcelar 1000 reais em 5 vezes.
aplico o calculo do montante.

determinado_valor = 1000 * ( 1 + i ) ^ 5

mas quando volta da visa reprovado e o aluno muda o parcelamento para
3 vezes eu faço

novo_valor = determinado_valor  * ( 1 + i ) ^ - 2

este novo valor me dá exatamente como se tivesse calculado com parcelamento de 3 vezes direto no valor de 1000.

isto esta correto?
será que terei casos em que a fórmula me dará um valor errado, sem desconfiar da matemática, mas sei que temos certos casos em que isto ocorre principalmente nos calculos financeiros.

estou sem calculadora apropriada aqui, por esta razão não resolvi a fórmula.

Forte abraço.

groj

to web...@googlegroups.com

===============

2009/1/19 groj <[1]gr...@bol.com.br >

===============
Em 19/01/2009 15:45, Marco A. escreveu:>

[...]

[1] </compose?to=gr...@bol.com.br>

Marco Aurélio

Não há como fazer só com esses dados;você precisa saber as taxas praticadas pelo cartão e pelo boleto.
Alerto a você que a fórmula M= c (1 + i)^n não é para calcular montante com pagamentos parcelados.
Essa fórmula é para calcular o montante ao final de um período ; EX: Apliquei R$ 1000,00 durante 6 meses a juros compostos a uma taxa mensal de 1%. Qual o montante obtido ao final do período ?
M= 1000,00 x (1+0,01)^6 M=1061,52.
Para montante com pagamentos parcelados (mensais) a fórmula é outra: M = n x C [ (1+i)^n *i / (1+i)^n -1]
Agora você não pode querer o mesmo montante para financiamento pelo cartão ou pelo boleto(taxas diferentes).O que você terá que ter é o mesmo valor do curso;(Valor presente). O melhor mesmo é você fazer um convênio com o visa e com um banco e lhe fornecerem o software para os cáculos usados por eles.Pois além de taxas há outros encargos(taxa adm) etc.
Um abraço.
Jorge

Jorge

bosozoku

to webcalc
Jorge, boa tarde

Você me ajudou e muito ,
eu estava fazendo o calculo errado!
Eu estava usando o juros para pagamento sem
parcelamento.

agora estou usando a fórmula que vc me passou,
e teve uma diferença grande em relação a outra.

o sistema é este do link , na primeira página faço
a simulação do parcelamento e mostro os dados para
o aluno antes de continuar com a matrícula.

link : http://www.meliesonline.educacao.ws/site/info_matriculas_01.php

muito obrigado pela dica.

mas a dúvida persiste, como seria para
calcular a mudança no número de parcelas de
5 para 3 , sendo que não consigo resgatar os
valores dos cursos no início da matrícula ..

Abraço ,
Marco Aurélio.

---------- Cabeçalho inicial -----------