Nova modalidade de fraude - a mulinha eleitoral

0 views
Skip to first unread message

Amilcar Brunazo Filho

unread,
Nov 1, 2010, 6:45:54 AM11/1/10
to Forum do Voto Seguro, Forum do Voto Eletrônico, Forum da Cidadania em Santos, Movimento Nacional pela Reforma Política com Parti
Em minhas andanças pelos locais de votação Brasil afora, descobri uma nova modalidade de fraude durante a votação.

Num dos muitos cartórios eleitorais que visitei, denominaram a fraude como : "a mulinha eleitoral"

É o seguinte. Desde 2008 o TSE passou a aceitar que eleitores pudessem ser acompanhados por crianças.

Agora em 2010 já surgiram um punhado de crianças "profissionalizadas" em votar nas urnas eletrônicas  e que ficam nos locais de votação para acompanhar os que desejarem.

Votam pelo analfabeto, pelo excluído digital, por quem vendeu o voto, etc... e recebem por isso!

Assim a "mulinha eleitoral" vem se juntar ao "emprenhamento da urnas pelo mesário" e ao "filme com o celular para a venda do voto" como as modalidades de fraude crescentes no momento da votação e que tem forte potencial de afetar principalmente eleições municipais.

[ ]s
  Amilcar Brunazo Filho

Cristiano Krauspenhar

unread,
Nov 1, 2010, 7:29:46 AM11/1/10
to votoele...@googlegroups.com
olha q na minha seção eleitoral onde votaram cerca de 220 eleitores, acho que uns 15% entraram com crianças. Nunca vi tanta criança acompanhando os pais para votar. Mas todos pareciam filhos delas.

2010/11/1 Amilcar Brunazo Filho <ami...@brunazo.eng.br>
--
__________________________________________________
 
O texto acima e' de inteira e exclusiva responsabilidade de seu
autor, conforme identificado no campo "remetente", e nao
representa necessariamente o ponto de vista do Forum do Voto-E

O Forum do Voto-E visa debater a confibilidade dos sistemas
eleitorais informatizados, em especial o brasileiro, e dos
sistemas de assinatura digital e infraestrutura de chaves publicas.
__________________________________________________
Pagina, Jornal e Forum do Voto Eletronico
http://www.votoseguro.org
__________________________________________________
 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "VotoEletronico" em Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para votoele...@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para votoeletronic...@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com/group/votoeletronico?hl=pt-

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages