Olá!
Recentemente estava ouvindo um podcast, que normalmente se diz sério e leva em consideração fatos verificáveis, fazer piada de forma jocosa e leviana dizendo que a impressão do voto serviria para as milícias imporem o chamado "voto de cabresto" no Rio de Janeiro. Obviamente eles não leram o texto da Lei 13.165, de 2015, que diz explicitamente que a impressão do voto seria depositada de forma automática e sem o contato manual do eleitor, em local previamente lacrado. Da mesma forma, pessoas, influenciadores e muitas vezes jornalistas desconhecem toda essa jornada da luta política pelo voto auditável, o histórico de leis aprovadas e derrubadas pelo TSE e pelo STF, etc.
Entendo que seria muito produtivo elaborar uma factsheet com as informações básicas, por exemplo:
- todas as vezes que a Lei foi aprovada e derrubada (n.º da Lei, texto, ADINs, vetos, etc.)
- os indícios de autoria e iniciativa por trás das ADINs (propaganda da associação dos juízes eleitorais, etc.)
- evidências dos países que proibiram urnas inauditáveis, ex.: Alemanha, Índia, etc. (incluindo links para documentos oficiais, notícias, etc.)
- evidências de artigos acadêmicos, recomendações de organismos internacionais, etc., em favor do conceito do Voter Verified Paper Audit Trail
- evidências de campanhas feitas por entidades respeitadas (ex.: Electronic Frontier Foundation) em favor da obrigatoriedade em lei do voto verificável, no Brasil e no exterior
Essa factsheet poderia ser distribuída toda vez que algum comunicador repetisse as notícias falsas sobre o voto impresso.
O que acham? Alguém topa fazer, escrever o texto, diagramar, pesquisar e incluir os links, etc.?
Abraços,
Augusto