Olá, essa situação é extremamente delicada, e sinto muito por você e sua amiga estarem a passar por isso. Espero conseguir dar alguma ajuda a tempo.
O seu papel como amiga é fundamental, mas num caso destes, o envolvimento de profissionais de saúde mental é indispensável. Ninguém espera que você tenha todas as respostas ou que consiga "salvá-la" sozinha, mas continuar ao lado dela, enquanto busca os recursos adequados, parece ser o caminho mais importante. O fardo de tentar ajudar alguém com pensamentos suicidas é grande demais para carregar sozinho. Tendo em conta os detalhes e planificação, deve levar a serio a ameaça, mas ao mesmo tempo, ao partilhar consigo os detalhes, pode ser tambem uma chamada de ajuda. É essencial envolver profissionais de saúde mental o quanto antes. Você pode:
Ligar para linhas de apoio de prevenção de suicídio, existem varias basta fazer uma procura rápida pela internet.
Encaminhar para uma emergência psiquiátrica: Se a situação for urgente, considere levar sua amiga a um pronto-socorro psiquiátrico ou hospital que tenha esse tipo de atendimento.
Falar com alguém próximo dela, seja um familiar ou outro amigo, para que você tenha suporte e mais pessoas cientes da gravidade da situação.
Se precisar de mais orientações, estou aqui para ajudar. E lembre-se, sua presença e preocupação com ela são um grande apoio, mas você também deve buscar ajuda para não se esgotar emocionalmente. Muita força e espero que corra tudo bem!
Tenho uma amiga que já está em tratamento para ansiedade e depressão, mas mesmo tendo mudado várias vezes de psicólogo e também tomado vários medicamentos, ela só está piorando, há um mês ela está me dizendo que dar fim a própria vida depois de seu aniversário, que no caso é no mês que vem, porque para ela não há mais sentido em viver, nada dá sentido à sua vida, ela não tem vontade de fazer nada novo ou nada do que ela já faz a deixa feliz, ela me disse que já fez tudo o que queria na vida que sua festa de aniversário seria a última coisa antes de tirar a própria vida (ela vai fazer 20 anos), tentei incentivá-la a fazer coisas novas, mas ela nunca quer, eu fiz desenhos, escrevi frases para motivá-la e mostrar que ela tem amigos que se preocupam com ela, há duas semanas comprei dois cactos, um para mim e outro para ela, e começamos a cuidar dos cactos, demos nomes a eles, aprendemos sobre cactos juntas, e parecia que ela estava gostando, mas essa semana ela disse novamente que vai se matar, ela me descreveu exatamente como vai ser, ela planejou o lugar, planejou como iria para tirar a própria vida, ela também não dá atenção aos conselhos do psicólogo e não está mais tomando a medicação corretamente, porque não estava mais ajudando muito, ela sofre de transtorno borderline, depressão, ansiedade, às vezes tem alucinações auditivas e visuais, despersonalização.
Me desculpem pelo texto confuso, estou desesperado, não sei como agir, não sei como ajudar, não sei se devo fazer algo ou apenas ouvi-la, eu estou com muita agonia e ansiedade sabendo que minha melhor amiga provavelmente não estará mais conosco daqui a alguns dias e nada que eu faça está ajudando, se alguém puder me ajudar a esclarecer minhas ideias eu agradeceria muito, preciso de ajuda para tentar para salvar alguém.
--
Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "Viver Com Depressão" do Grupos do Google.
Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, envie um email para viver-com-depre...@googlegroups.com.
Para ver este debate na Web, visite https://groups.google.com/d/msgid/viver-com-depressao/751b692d-8ead-40ff-9a61-57bef3b41878n%40googlegroups.com.