Prezados companheir@s da Vila Planalto,
Em primeiro lugar, gostaria de informar que minha ausência nas últimas reuniões deve-se a viagens e reuniões de trabalho nos horários em que tem acontecido as reuniões do Fórum, no entanto, venho acompanhando as ações desse Fórum no sentido de promover sua institucionalização, e de monitorar as políticas públicas na Vila Planalto.
Em recente visita ao Posto de Saúde da Vila e, a partir das percepções pessoais e de escutas com morador@s , profissionais de serviços locais , e companheir@s de militância em defesa da Cidadania, que atuam na Vila Planalto e em Brasília, vimos percebendo que precisamos urgentemente de uma ação participativa , coletiva e responsável em defesa do bem viver de nossa comunidade da Vila Planalto.
A falta de políticas governamentais capazes de promover a cidadania d@s cidad@s é visivelmente preocupante.
A Incidência de jovens e adolescentes em conflitos com a Lei, a dependência e o tráfico de drogas, as mulheres que sofrem com a violência e em decorrência dos problemas com familiares em situação de drogadição; Violência sexual em crianças e adolescentes; vem se tornando cada vez mais recorrentes na Vila.
Entendemos que as políticas governamentais tem um papel fundamental para fazer chegar na Vila os projetos que hoje desenvolve em outros locais de Brasília para promover a cidadania, a autonomia , e a inclusão social.
Sabemos também que é de fundamental importância para nós moradores a garantia de nossa moradia, mais para isso, é preciso garantir a vida para tod@s, com qualidade e dignidade.
Desta forma, acredito que tod@s nós temos o dever de contribuir para o resgate da cidadania e do bem viver de tod@s os moradores na Vila Planalto, sem deixar de cobrar a ação governamental a nós devida e esquecida.
A ideia é construir um projeto coletivo, De tod@s Para tod@s envolvendo a Escola, a Creche, o grupo da terceira Idade, o Fórum Democrático , a Associação de Moradores, Associação de artesãos, Associação dos Comerciantes, empresários e empreendedores , Posto de Saúde, voluntários e colaboradores , para construirmos uma rede solidária de cidadania com o objetivo principal de inserir e resgatar a cidadania na vida de crianças, jovens , adolescentes, mulheres e homens em situação de vulnerabilidade na Vila Planalto.
É claro que também iremos chamar a responsabilidade do estado a fim de garantir os instrumentos governamentais para esse projeto, sem no entanto, deixar se perder o protagonismo da própria comunidade.
O que acham? Podemos construir esse projeto sem disputas de protagonismos já que será de tod@s para tod@s?
Ou vamos continuar fechando nossas portas e portões e viver em ilhas esperando um tsunami?
Abraços a tod@s e fico a disposição para debatermos sobre o projeto ok?
Leila Rebouças