Veiculo Elétrico Acadêmico x Profissionais Práticos

88 views
Skip to first unread message

Eng. Paulo L Pastore

unread,
Jan 2, 2018, 3:57:17 AM1/2/18
to Veículos Elétricos
Desejo à todos um ótimo ano de 2018.

Para que venham a me entender, sobre o assunto em pauta, me apresento que sou projetistas de máquinas, equipamentos, instrumentos, aparelhos, dispositivos desde 1973, devido a ter me iniciado em colégio técnico em mecânica industrial.

Ao passo, que a minha vida toda me dediquei a criar, sempre algo novo e, assim trabalhei principalmente à partir de 1983, por ter me especializado em projetos da mecânica fina, esta que hoje é um tipo de mecatrônica e, que desde então tenho trabalhado em projetar algum tipo de automatização.

Em 2009 fui convidado por um amigo funcionário público no INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, para projetar um motor elétrico com uso de imãs, o tal do bruhsless, assim o prazo de meu trabalho como pesquisador era de dois anos, porém em um ano bati o recorde do projeto, até traduzi um livro de um americano, que é um dos mais experientes na fabricação de motores bruhsless, para dois tipos inside e outside, ou seja, aprendi a construir os dois tipos.

Numa reportagem de um veiculo elétrico por ação de estudantes da USP, de São Carlos, pude anotar que os acadêmicos por serem alunos e orientados por professores e, que eles não tem visão como os empresários na iniciativa privada, cometem uma série de falhas construtivas.

Ao meu ver um veiculo elétrico pode contar com diversos tipos de construções, claro, que cada inventor tem um seu tipo apaixonado, mas, o deles na reportagem ficou algo meio brinquedinho, não se possa por um veiculo deste tipo nas ruas, devido a falta de ergonometria de trânsito.

A palavra ergonometria vem em função dos que se possa aplicar para a performance de movimentações do corpo humano e do local aonde será utilizado, assim não parece que estudaram a questão de custos/beneficio e tipos de materiais utilizados neste tipo de veículo.

Aqui neste grupo vejo que muitos são experts e, claro que eu detenho uma fatia do conhecimento, por ser alguém prático, que primeiro faço o protótipo sem estudos e, depois os estudos, ou nem chego a fazer, quando muitos de meus projetos deram certos sem estudos, por que quando voce é um prático, a teoria não te ajuda em nada, isto é parte do oceano do saber, quem navega em mares do conhecimento prático, sabe que tudo é ser um devotado e amante de um oficio, o cara vira tipo o criador daquilo que mais sabe fazer.

Agora vida acadêmica é uma lástima, fui professor em colégios técnicos, faculdades privadas, universidades públicas, e dai, cai fora é um ambiente aonde os professores vivem para ganhar o soldo deles, o resto não tão nem ai, por isto não são práticos, são em essências lunáticos teóricos, alguns doutores que abriram empresas de robótica, me confidenciaram que não sabiam mexer em casa, nem sabiam consertar uma tomada de parede, o que se possa esperar de um doutor com titulos no estrangeiros, se o cara não sabe consertar nada dentro da casa dele, eu nasci assim consertava de tudo na minha casa, e na casa de meus tios, nasci consertando tudo que vinha pela frente, mas, nunca tive uma oficina de nada, isto é para quem trabalha em ficar consertando e sempre será um consertador, já de conhecimentos em tecnologias sabem só aquilo da redoma dele, não sabem construir nada e, quando constroem fazem de forma de acordo com o universo dele, nem sempre o projeto dele dará um bom resultado, muito diferente de mim, que sou interface entre vida acadêmica e vida de um projetista prático.

Um doutor na Unicamp, tem o mesmo lema que eu, sabe ele, disto, que primeiro se constrói o protótipo, depois o fazer os estudos, por que é fato, quem começa pela teoria nunca chega no protótipo, isto eu provo principalmente de professores universitários, que detém um colosso de publicações, que na sua maioria é tudo teoria, que nem ensaios em laboratórios fizeram, claro que existem exceções, sim, mas um percentual de 1% fazem ensaios em laboratórios, a grande maioria é tudo enganação para ter provas de que seja um idealista, e não conseguem provar a teoria falha. kkkkkkkk

Bom, com tudo isto eu não entendo o brasileiro, já tentei fabricar inúmeros produtos, a maioria tem medo, não sabem, querem saber e depois te dão cano, estes dias um camarada queria que eu projetasse um motor de avião, ai quanto toquei na parte de meus ganhos, o cara veio com conversa fiada, é sempre assim querem tudo de graça e quem faz algo para eles, viram as costas, ou seja, o brasileiro ou o mundo não aparece uma pessoa decente, isto é raro e impossivel, infelizmente agora com a crise Temer o mundo está no abismo.

Eu gostaria de ter parceria para fabricar um veiculo elétrico, mas, as pessoas que tive contatos desde 2011, são lunáticos, só pensam nos bolsos deles, ou seja, voce fica com seu conhecimento prático e teórico na gaveta, para o resto de tua vida.

Tá ai, se existe alguém decente, que queira primeiro fazermos um contrato aonde reza toda as condições de ganhos para ambas as partes, estou à disposição, o que acho ainda impossivel, por que brasileiro tem medo de contrato, por que sabem que não viram a cumprir, já fiz alguns ao longo de minha vida, me pagaram direitinho, mas isto vem um a cada dois anos, ou seja não posso viver pensando que veiculo elétrico é solução brasileira, é, mas, para quem sabe que o investimento é certo e não achar que o mundo gira em volta dele.

Estou neste grupo há bons anos, não tive nada com ninguém, por que a maioria são de espertos, creio e nem tão pouco de "experts", espero que em 2018 venham os filhos e netos de todos, que desejam acreditar num futuro melhor e, não copiarem seus antepassados, tá ai o país numa furada.

Feliz 2018 vamos trabalhar com quem tem amor e respeito para com o outro.

Paulo Luporini Pastore

Marcos Felipe Diniz

unread,
Jan 9, 2018, 2:22:23 PM1/9/18
to veiculos-...@googlegroups.com
Paulo, entendo bem o que disse e senti na pele (em uma pequena parte, claro) esta discrepância entre a academia e a prática. Não sou acadêmico (já fui), Sou técnico mecânico industrial e advogado (tudo a ver, não é mesmo? rs), e, além de tudo, também sou inventor e tenho algumas patentes registradas junto ao INPI ( o que por si só já é uma lástima, anos e anos esperando a morosa tramitação do órgão para, no final, encontrar outros entraves na venda ou licenciamento da patente).

Algum tempo atrás comecei a conversar com um pós-doutor (com letras minusculas mesmo) em física aplicada, que desenvolvia um interessante projeto de refrigeração eletromagnética, mas foi só eu dizer, uma única vez, que meu interesse não era mais acadêmico, mas de inventor, e nunca mais o cara me respondeu um único e-mail.. (rsrsrs eu já sabia que ele desapareceria, em geral os acadêmicos tem um certo "nojinho" de inventores).

Protótipos? fiz alguns poucos, por aqui é tudo muito caro, mas o mais caro de tudo é o conhecimento, pois ou você tem que se juntar aos que ficam só na teoria, e correr o risco de nunca tirar seus projetos do papel, ou tem que quebrar muita barreira para trilhar pelo caminho da prática, e bater a cabeça em muita parede, errar muito por conta própria até acertar.

Mas acho que no final das contas, para quem mora no Brasil, onde ser detentor de alguma propriedade intelectual é quase um demérito, o "lance" é curtir os projetos sem apostar sua vida e carreira nele, e se um dia vingar, correr para o exterior para mostrar para quem realmente tem interesse.

E, além de tudo, não desanimar.
Grande abraço!
Marcos Felipe Diniz

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Veículos Elétricos" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to veiculos-eletricos+unsub...@googlegroups.com.
To post to this group, send email to veiculos-eletricos@googlegroups.com.
Visit this group at https://groups.google.com/group/veiculos-eletricos.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

Eng. Paulo L Pastore

unread,
Jan 9, 2018, 6:51:26 PM1/9/18
to veiculos-...@googlegroups.com, Marcos Felipe Diniz
Boa noite!

Que bacana ter contato com alguém como eu, em prosa e verso, menos que não fiz direito, mas, fiz engenharia.

Patente, eu trabalhei na década de 80 no INPE, lá e vi cada coisa das mais absurdas de inventos dos mais idiotas, que se pode imaginar, se acredita que teve um inventor de um avião construído de fofo, nunca iria subir. kkkkkkkk

E, que naquele tempo não tinha isto de pagar nada, se registrava de graça e não pagava nada, mas, eu via lá que tinha "espias", ou seja, se registra e teu invento um dia aparece no mercado, fabricado por alguma multinacional, perante tais evasivas, de que a corrupção já corria solta, pra que registrar patentes, de meus inventos, perdi todos, ou seja, nem registrei e nem fabriquei, por que iria perder tempo no Brasil a corrupção.

Tenho amigos que viram seus inventos em uso no mercado e, não entendiam por que se registraram. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Assim, patente de registro no Brasil, de hoje, se paga o registro, espera dois anos para o exame técnico, tem pagar tudo, anuidade o escambal, para ver seu projeto em mãos estrangeiras.

Na minha cidade tinha um doutor em direito que dava consultoria e com procuração registrava patentes, eu dúvido, por que o procurei umas duas vezes, já que eu tinha experiências e fazer a patente, nunca me chamou, ai ali eu vi que a falcatrua corria solta, hoje vi ele que tem um comércio e, comentei com a minha mulher: - não entendo um cara que meteu a mão na botija, tá ai com comércio, quer dizer que rico não ficou não, algo de errado, penso que por ser como foi comigo o doutor sabe tudo, deve ter perdido o mercado de patentes, é o que pode se pressupor, quem tudo quer, acaba as vezes chupando os dedos, isto é se não teve processos de direitos autorais contra ele, quem o povo tinha confiança no começo na década de 90 quando ele passou o escritório dele de advocaticia para registro de patentes, ali eu vi que era o olho gordo em pessoa, nada a ver por ser doutor em direito, por que conheço muitos doutores que são mestre na arte, tiro meu chápeu para alguns, outros como em todas as profissões, tem os que sabem viver, como tem aqueles que acham que se formar é ganhar no mole, estes se ferram, tipicamente quem é acadêmico. kkkkk

Portanto, cheguei a fazer protótipos, e de alguns amigos que fabricavam sem terem registrado patentes, vendiam os produtos por uns dois anos, faturaram muito e ai paravam por que alguém viria a reinvidicar o mérito da autoria, ou seja, quem tem um invento fabrica e vende em dois anos, sem ter registro é a melhor metodologia e, sem estudos de acadêmicos. kkkkkkkkkkkkkk

Tive procurando alguns doutores para o PIPE da Fapesp, desisti por que se acham e se acham os donos das verdades, cai fora, é um mercado de pessoas arrogantes, como disse tu também, deixa para lá perder tempo com esta raça, eu nem tento mais, tenho um amigo que está para ser doutor, mas, tem uma outra cabeça, vamos ver se ele não virá também a pisar no tomate. kkkkkkkkkkk

Veja, que eu não sou doutor de nada, mas, desde 2008 para cá tenho sido assistente técnico em engenharia mecânica, para doutores, até estes dias mudei meu portal para a prática jurídica, indiretamente estou nisto desde 1973, quando entrei no mundo mecânico, já tinha noção de que no Brasil seria perda de tempo ter patente de algo, mas, tem quem quer pagar e não ter, eu não faço para ninguém patentes, por que uma que sou honesto, não tenho coragem de sacanear ninguém.

Patente, tem que registrar em todos os paises do mundo, senão se corre o risco de ver seu invento nas mãos de um estrangeiro, as grandes empresas tem cacife para isto, agora um particular registrar em todos os países, se é se jogar no abismo da loucura. kkkkkkkkkkkkk

Se deixar de registrar em outro pais, isto é se permitirem, no EUA permitem de estrangeiros patentar algo, creio que não, são totalitários, assim como na Alemanha e outros países do primeiro mundo, latinos sempre serão a escória no mundo, então não dá para perder dinheiro com outros povos que nos menosprezam.

Bom, se tive algo que queira compartilhar, eu mantenho sigilo, sou ético e profissional não é de meu calibre se aproveitar da inocência das pessoas, pelo contrário eu faço contrato e tem clausula de sigilo industrial, para a pessoa, mas não adianta no Brasil não confiam em ninguém, assim deixa para lá inventar algo até tenho invenção, tá no meu cerebro para um dia ver que alguém fez igual a mim, espero sentado. kkkkkkkkk

Neste grupo de veiculos elétricos tem muita gente que acha que o mundo roda em volta dele, depois se dá mal, por que é o contrário ele que roda em volta do mundo. kkkkkk

Desejo um feliz ano novo de 2018.

Vamos conversando, abraços.


Salvem o planeta "A Plastic Ocean" (Oceano de Plásticos) https://www.flickr.com/gp/147413243@N04/4184qQ 

To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to veiculos-eletricos+unsubscribe@googlegroups.com.

To post to this group, send email to veiculos-eletricos@googlegroups.com.
Visit this group at https://groups.google.com/group/veiculos-eletricos.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

--
You received this message because you are subscribed to a topic in the Google Groups "Veículos Elétricos" group.
To unsubscribe from this topic, visit https://groups.google.com/d/topic/veiculos-eletricos/yKIZRyFrVF4/unsubscribe.
To unsubscribe from this group and all its topics, send an email to veiculos-eletricos+unsub...@googlegroups.com.

paulo roberto santos almeida

unread,
Jan 10, 2018, 2:51:43 PM1/10/18
to veiculos-...@googlegroups.com
Boa tarde Paulo Pastore,

Por favor me envie seus telefones de contato fixo, celular e whatsapp.
Para  assunto sobre motores para veículos elétricos no brasil.

Abraços.

Paulo Almeida


--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Veículos Elétricos" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to veiculos-eletri...@googlegroups.com.
To post to this group, send email to veiculos-...@googlegroups.com.

Eng. Paulo L Pastore

unread,
Jan 10, 2018, 5:45:25 PM1/10/18
to veiculos-...@googlegroups.com
Celular 16 99792.7080 Whats app



To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to veiculos-eletricos+unsub...@googlegroups.com.
To post to this group, send email to veiculos-eletricos@googlegroups.com.


--
You received this message because you are subscribed to a topic in the Google Groups "Veículos Elétricos" group.
To unsubscribe from this topic, visit https://groups.google.com/d/topic/veiculos-eletricos/yKIZRyFrVF4/unsubscribe.
To unsubscribe from this group and all its topics, send an email to veiculos-eletricos+unsub...@googlegroups.com.
To post to this group, send email to veiculos-eletricos@googlegroups.com.

Marcos Felipe Diniz

unread,
May 9, 2018, 9:14:35 AM5/9/18
to veiculos-...@googlegroups.com
Paulo, bom dia! Intrigado do motivo de não conseguir enviar mensagem pelo whats app, vi que tinha anotado seu numero errado.. kkkk

A todos, Depois de terminar (ok, não existe "jeep terminado" quando se fala em fazer algo para melhora-lo) a reforma do velho Jeep, e finalmente conseguir comprar um apartamento, estou praticamente falido (kkkk mas acho que no final, vou sobreviver), mas com uma vontade grande de levar adiante um projeto antigo. Só que vou partir para o caminho que você disse, de montar sem me importar com patente, desta vez apenas para me divertir.

A ideia é um motor elétrico "diferente", que emula um motor de combustão (mas sem aqueles solenoides do Youtube, não se preocupe! kkkk). Pensei em usarmos a plataforma daqui do grupo para amadurecer ideias. O que acha?

Já corrigi seu numero do Zap, o meu, para quem quiser anotar, é 63 9.8133.3399

Grande abraço!

Em 10 de janeiro de 2018 19:45, Eng. Paulo L Pastore <plupo...@gmail.com> escreveu:
Celular 16 99792.7080 Whats app



To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to veiculos-eletricos+unsubscribe@googlegroups.com.

To post to this group, send email to veiculos-eletricos@googlegroups.com.
Visit this group at https://groups.google.com/group/veiculos-eletricos.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

--
You received this message because you are subscribed to a topic in the Google Groups "Veículos Elétricos" group.
To unsubscribe from this topic, visit https://groups.google.com/d/topic/veiculos-eletricos/yKIZRyFrVF4/unsubscribe.
To unsubscribe from this group and all its topics, send an email to veiculos-eletricos+unsubscribe@googlegroups.com.

To post to this group, send email to veiculos-eletricos@googlegroups.com.
Visit this group at https://groups.google.com/group/veiculos-eletricos.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages