[Rede Industrial] Entender para mudar: STF reconhece optometrista como profissional qualificado, mas joga responsabilidade da regulamentação da profissão para Congresso

0 views
Skip to first unread message

Flavia Loureiro nucleoamigosbrooklin@gmail.com [redeindustrial]

unread,
Oct 29, 2020, 1:26:30 AM10/29/20
to Ag21MB, Ag21CL, Ag21JB, RSASA, Ag21 2030VM, RdAg21SP, Forum_Agenda21_Sp
 

Flavia Loureiro   Núcleo dos Amigos do Brooklin
"INFORMAÇÃO" Direito e Dever de tod@s Art.5ºXIV,CRFB/Cap.40 Agenda 21/ ODS 16.10


Nota: Aquela velha história: quem avia a receita, está impedido de vender óculos(?) e quem faz os óculos, está impedido de diagnosticar...(?)

Há anos se sabe:o SUS fornece a receita, mas não fornece o óculos - será por causa disso? Por isso, o SUS é 'INCOMPLETO'?

Enquanto classes profissionais, aparentemente da mesma área, ficam em disputas sobre quem 'manda na área' e tem 'preferência'; quem necessita de atendimento, agilidade e eficiência fica esperando um 'bom' tempo na fila e tem um atendimento 'INCOMPLETO'?
Afinal, quem tem condições de comprar os novos óculos depois da tal consulta? 
Só crianças e idosos precisam de óculos? E quem tem mais de 18, 20,... anos; estuda e trabalha? Justamente na fase 'mais produtiva' da vida, donde problemas de visão afetam seu desempenho?

Você sabe a diferença entre a Optometria e a Oftalmologia?

Qual é a diferença entre oftalmologista, óptico e óptico-optometrista?

STF reconhece optometrista como profissional qualificado, mas joga responsabilidade da regulamentação da profissão para Congresso

21 Oct 2020
STF reconhece optometrista como profissional qualificado, mas joga responsabilidade da regulamentação da profissão para Congresso

Após a publicação do acórdão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no Diário da Justiça Eletrônico (DJe), nesta quarta-feira (21/10), acerca do julgamento da Arguição de Descumprimentos de Preceito Fundamental (ADPF 131), o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO) ingressará com Embargos de Declaração, recurso previsto no trâmite judiciário. O objetivo é buscar debater inconsistências na decisão do Ministro Gilmar Mendes, relator do processo.

Em sua decisão, o Ministro do STF ratificou os argumentos da optometria, reconhecendo que esse profissional é qualificado, derrubando, portanto, o discurso dos médicos oftalmologistas, que buscam preservar simples reserva de mercado, impedindo que os optometristas atuem. Entretanto, o mesmo ministro do STF em seu voto afirmou que a Corte não teria como fazer o detalhamento daquilo que pode fazer o optometrista de nível superior. Assim, não deu provimento a ADPF e em seu voto fez uma apelo ao Congresso Nacional para que providencie a regulamentação da profissão de optometrista.

Existem hoje no Brasil 5 mil optometristas de nível superior, que atuam inclusive no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse contingente corre o risco de ficar sem poder exercer seu ofício, gerando ainda mais desemprego e aumentando a demanda por atendimento de saúde ocular. Em todos os países desenvolvidos, principalmente na Europa, o optometrista é uma profissão regulamentada e faz o atendimento da demanda primária de saúde visual.

Diferente do técnico em óptica, responsável por receber a receita e transferi-la para o equipamento que produz a lente ou os óculos, os optometristas têm capacitação para avaliar a condição de todo o sistema ocular, aferindo sua integridade e sinais de deficiência visual que possam ser corrigidas com a receita de óculos ou lentes. Esses profissionais também estão aptos a identificar doenças que necessitem da intervenção médica, quando o paciente é encaminhamento ao corpo clínico.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Conselho Internacional de Oftalmologia apontam o optometrista como o agente primário da saúde da visão justamente por ele estar capacitado para avaliar o sistema ocular, a integridade de tecidos, a fisiologia, medir, reabilitar o potencial prejuízo, fazendo com que os casos graves possam chegar mais precocemente, ou a tempo, de cuidados médicos. Por isso a optometria é importante. Num país continental como o Brasil, a população não pode prescindir desse profissional”, destaca a presidente do CBOO, Eriolanda Bretas.

Demanda atendimento primário

Mais de 80% das pessoas que aguardam consulta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para alguma enfermidade ocular possuem problemas refrativos, como miopia e astigmatismo, que são as principais causas de cegueira evitável, casos em que é possível corrigir com o uso de óculos ou lentes de contato. Todo esse contingente poderia ser facilmente atendido por optometristas, conforme preconiza a OMS, aponta o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO).

No entanto, a pressão dos médicos oftalmologistas, que buscam uma reserva de mercado, impede a atuação dos optometristas, contribuindo para o crescimento vertiginoso de pessoas com problemas de visão graves no Brasil e até cegueira.

Atualmente, no Brasil, tramitam inúmeras ações judiciais em âmbito estadual provocadas pelos médicos oftalmologistas que buscam impedir que o profissional optometrista atue. Os argumentos têm como base decretos que remontam a 1932, quando ocorreu a primeira regulamentação da medicina no Brasil. A época, os antigos “práticos” optometristas que não possuíam formação e que já não existem mais no mercado, foram proibidos de exercer o ofício.

Há doze anos tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) a Arguição de Descumprimentos de Preceito Fundamental (ADPF 131) protocolada pelo CBOO, que busca ver definitivamente reconhecido que os mencionados Decretos da década de 30 devem proibir apenas os tais profissionais “práticos”, já extintos do mercado, permitindo que os optometristas com formação qualificada atuem livremente no mercado e auxiliem na saúde ocular dos cidadãos.

“Não dar o provimento total da ADPF gera uma enorme insegurança. Imagine os milhares de profissionais que dedicaram anos para sua formação não poderem trabalhar mais. E os estudantes que estão na universidade nesse momento buscando formação em optometria? A União Federal, inclusive, através de programas de financiamento como FIES, incentivou e ainda incentiva a formação desse profissional. O Congresso Nacional reconhece que a prescrição de óculos não é ato exclusivo de médico. O próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ), efetuou a contratação de optometristas para prestar os serviços que esses ultrapassadíssimos Decretos dizem ser exclusivos de médicos. Então, não tem o porquê de o STF não reconhecer a optometria e dar provimento a ADPF, gerando segurança jurídica para esses profissionais”, salienta procurador do CBOO, advogado Fábio Cunha.

No começo dos anos 2000, o primeiro curso superior em optometria foi lançado pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre, no RS. Entre 2004 e 2005, quando da formatura da primeira turma de optometristas, o Conselho Federal de Medicina ingressou com Mandado de Segurança contra o Ministro da Educação, com base nos Decretos de 1932 e 1934, alegando que os diplomas eram ilegais, pois permitiriam que “não médicos” exercessem a medicina. O objetivo era o de impedir a homologação dos diplomas. Em 2005, contudo, por mais de uma vez, o STJ negou o pedido do CFM, entendendo regular a formação dos optometristas. Em março de 2007, foi a vez do Supremo Tribunal Federal (STF) que, julgando o recurso da medicina (Recurso Ordinário de Mandado de Segurança - RMS 26.199), reiterou a legalidade do ensino da optometria em nível superior.

https://www.cboo.org.br/artigo/stf-reconhece-optometrista-como-profissional-qualificado-mas-joga-responsabilidade-da-regulamentacao-da-profissao-para-congresso

--
Flavia Loureiro   Núcleo dos Amigos do Brooklin
"INFORMAÇÃO" Direito e Dever de tod@s Art.5ºXIV,CRFB/Cap.40 Agenda 21/ ODS 16.10

"Informação causa mudanças." Flavia Loureiro
"Aprender a fazer uso do que não se tem" Flavia Loureiro
https://www.facebook.com/flavia.loureiro.50

ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda2030
Movimento Nacional ODS Nós Podemos http://www.odsnospodemos.org/
Plataforma ODS http://plataformaods.org.br/

ONU ODS https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/
PNUD (ONU) Dos ODM aos ODS http://www.agenda2030.com.br/

Programa Cidades Sustentáveis http://www.cidadessustentaveis.org.br/

Programa de resgate e retirada de abelhas do ambiente urbano http://sosabelhas.wordpress.com
Rede Mobilizadores COEP (Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida) www.mobilizadores.org.br
PALAVRAS VOAM, A ESCRITA PERMANECE ("VERBA VOLANT, SCRIPTA MANENT")

Prezad@s Amig@s. Estamos ajudando a divulgar. Repassem.. Participem. Desejamos compartilhar matérias de interesse de nossa área de atuação, acreditando estar lhe prestando, gratuitamente, um serviço relevante e de qualidade. Desculpe, quem não nos conhece, mas seu nome está na nossa lista (se quiser, retiramos). Ou, se estiver satisfeito, encaminhe-nos suas sugestões de assuntos correlatos e/ou fontes alternativas. Aos amig@s, um grande abraço. Flavia Loureiro - CTL Papelaria e Copiadora Ltda ME/Núcleo dos Amigos do Brooklin."INFORMAÇÃO" Direito e Dever de tod@s Art.5ºXIV,CRFB / Cap.40 Agenda21. Nota: grifos/destaques nossos.

__._,_.___

Enviado por: Flavia Loureiro <nucleoamig...@gmail.com>
Responder através da web através de email Adicionar um novo tópico Mensagens neste tópico (1)
SIGMA - Sistema Gerencial de Manutenção ! O Único software que fornece equipamentos de monitoramento de máquinas, GRATUITAMENTE !
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PARTICIPE DOS GRUPOS  NO FACEBOOK
Manutenção : https://www.facebook.com/groups/abraplam/
Rede Industrial : https://www.facebook.com/groups/redeindustrial/

PARTICIPE DO  GRUPO DE MANUTENÇÃO  no WHATSAPP !
http://www.centralsigma.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1131
------------------------------------------------------------------------------------------------------

Este Email foi enviado para mais de 19.800 profissionais !
Cadastro : http://br.groups.yahoo.com/subscribe/redeindustrial/invite

.

__,_._,___
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages