Prezados usuários,
Vou aproveitar o momento para levantar um tema : SOM no SAGE.
Tenho participado de um projeto que possui 2 servidores e 2 IHMs. As IHMs se conectam aos servidores por ssh e não pela rede de difusão como alguns projetos que conheço. Os servidores não possuíam placas de som e as IHMs possuíam. O problema é que não saía som de jeito nenhum nas IHMs que são as máquinas que os operadores irão mexer.
Fiz um pequeno teste: fiz minha máquina, que possuía som, como servidor e, fiz a IHM se conectar a minha máquina e ... voilá, funcionou o bendito som !!!
Só para constar, lendo o manual de Administração do SAGE, tive que instalar um tal de SSOM na máquina IHM para funcionar o esquema.
Agora, se o servidor não tem placa de som, pelo menos comigo, não funcionou. Pensei que funcionaria tendo pelo menos placa de som nas IHMs.
Agora, pergunto a quem é mestre de Linux, existe alguma forma de fazer sair som no SAGE sem precisar contar com a placa de som do computador remoto (servidor) ???
Alguém já passou por algo semelhante ???
Este deve ser um bom tema de discussão !!!
Forte abraço a todos !!!
Atenciosamente,
OTAVIO BUSNARDO
Olá Conde,
A questão não entra nem no mérito dos Servidores, mas sim de conexões ssh de uma máquina IHM ao servidor e esta máquina IHM nem está na rede de difusão. Ela pega as informações gráficas via ssh, pois o Linux permite esta funcionalidade.
Mas o som era a questão: como capturar o som de uma máquina remota (servidor) ?
No manual de Administração tem um esquema de como fazer isto.
A questão é : será que consigo som mesmo não tendo uma placa de som instalada no servidor ?
Não sei se foi isso que quis dizer, mas tentei o comando para instalar sinal sonoro (quando não existem placas de som), mas o mesmo não funcionou no servidor.
@Rodrigo,
Pois é, a questão é que este funcionamento ocorre no padrão de Furnas, por isso não utilizamos a rede de difusão, eles possuem um script que acessa em ssh os servidores e é assim que eles exigem.
Att,
Otavio
Evandro Fantin Abitante
Tel: +55 (19) 9140-5168
** Aviso_Legal **
Esta mensagem pode conter informações
confidenciais e/ou privilegiadas. Se você não for o destinatário ou a
pessoa autorizada a receber esta mensagem, não deve usar, copiar ou
divulgar as informações nela contida ou tomar qualquer ação baseada
nessas informações.
Evandro Fantin Abitante
Tel: +55 (19) 9140-5168
** Aviso_Legal **
Esta mensagem pode conter informações
confidenciais e/ou privilegiadas. Se você não for o destinatário ou a
pessoa autorizada a receber esta mensagem, não deve usar, copiar ou
divulgar as informações nela contida ou tomar qualquer ação baseada
nessas informações.
Olá Turma, Fizemos esse esquema em uma subestação controladora e está aparentemente funcionando há alguns meses. Um procedimento simples foi executado no computador onde havia necessidade de sair o som do alarme, considerando que foi instalado o CentOS do cepel. (Não é nenhum nóh da rede de difusão). Em $SAGE/drivers: # instala_transportes SSOM Com esse comando, o executável ServSom é colocado no diretório /usr/local/sage_transp e os sons em /usr/local/sage_transp/config/$BASE/bd Abrimos telas por X (sem difusão). No visor de Acesso a opção de som selecionada precisa ser local ao invés de global. (No arquivo main.led é possível escolher o padrão local ou global). Alguns efeitos colaterais são, por exemplo, quando há perda de conexão IP e o som está tocando, não conseguimos silenciar pois perdemos a interface, e o terminal de operação precisa ser reiniciado. Um contorno foi alterar o som contínuo de queda de nó do SAGE para um som breve (ocr.dat), que para depois de algum tempo sozinho (Mas só funciona quando é queda de um nó do SAGE que está servindo telas). Já para o caso de quando abre um DJ, dispara o som contínuo, e logo após falha a conexão com o TO, aí só reiniciando mesmo. Isso aconteceu duas ou três vezes nesses 6 meses, uma delas foi por causa de conflito de IP de um laptop que não faz parte da rede de operação. Dia desses, em conversa no CEPEL, eles me disseram que estava melhorando o sistema de som por IP do SAGE e que poderíamos esperar melhoramentos.... OBS:. Nosso servidor SAGE não possui nenhuma placa de som. Állan. --- On Fri, 4/13/12, Antonio Guglielmi <anton...@gmail.com> wrote: |