Olá, bom dia!
Gostaria de relatar uma situação que consegui observar e constatar no UniNFE para a versão 4.00 dos CTES.
Vou expor abaixo o fluxo da operação em questão (não é uma operação de autorização, e sim assinatura do XML para realização de consulta e recuperação do mesmo):
1. Gero o arquivo XML do CT-e na pasta Validar (chaveacesso-cte.xml)
2. O UniNFE gera um arquivo de erro de validação na pasta Retorno (chaveacesso-cte-ret.xml)
O arquivo gerado contém o erro "O atributo 'versao' é inválido - O valor '4.00' é inválido dependendo do tipo de dados 'String' - Falha na restrição Pattern..."
Obs: Está marcado a opção "Enviar o CT-e utilizando o processo síncrono" da aba "Outras Configurações".
3. O UniNFE devolve o arquivo XML do CT-e na pasta Erro (chaveacesso-cte.xml)
4. O UniNFE gera o arquivo assinado na pasta Validado (chaveacesso-cte.xml)
5. O UniNFE gera um novo arquivo na pasta Retorno, sobrescrevendo o anterior (chaveacesso-cte-ret.xml), dessa vez contendo a informação "XML assinado e validado com sucesso."
Observando o Fluxo, acredito que as etapas 2 e 3 não deveriam acontecer... O erro na etapa 2 geralmente acontece quando a nova opção de "Processo síncrono" não está marcada... então, imagino que o UniNFE deva estar passando pelo processo de validação anterior (da versão 3.0) concomitantemente ao novo (da versão 4.0).
O arquivo gerado na etapa 2 descrita acima permanece apenas por poucos instantes, e logo em seguida é substituído pelo arquivo correto, indicando que o XML foi assinado e validado com sucesso.
Consegui observar essa variação pois criei um programa para monitorar o arquivo e indicar as mudanças que ocorreram no mesmo... conforme imagem abaixo:
O problema com isso é o seguinte:
1. Como meu sistema é bem sensível às alterações ocorridas nas pastas, muitas vezes ele lê e processa o arquivo gerado primeiro (na etapa 2) e apresenta o erro ao usuário.
2. É gerado e permanece um arquivo residual na pasta de erro (etapa 3), que acredito ter sido gerado devido ao erro ocorrido na etapa 2... ou seja, no processo normal, este arquivo não deveria ter sido gerado
3. Algumas vezes (é mais raro, mas consegui simular o ocorrido) o arquivo gerado na etapa 2 permanece na pasta... não sei se acontece da ordem de geração inverter e ele ser gerado depois e ficar lá...
Portanto, solicito que verifiquem o caso da geração dos arquivos da etapa 2 e 3, que não deveria acontecer.
Segue, em anexo, o arquivo com erro que foi gerado.
Em caso de dúvidas estou à disposição.
Estou fazendo testes na versão 4.00 em todas as UFS, em homologação e produção.
Irei reportando as situações que eu conseguir observar e constatar alguns detalhes no UniNFE...
Ah, lembrei de mais um detalhe... Observei também que o estado de MG está apresentando o seguinte erro em Homologação, durante o envio de um XML de um CT-e para autorização: "Referência de objeto não definida para uma instância de um objeto."
Em produção está autorizando.
Atenciosamente,
Emerson Oliveira
System Design Informática