Estudantes,
Esperamos que este e-mail encontre a todes bem. Escrevemos para compartilhar informações essenciais sobre questões acadêmicas e assistência estudantil da UFMG, além de convidar a todes a participar da paralisação e assembleia dês estudantes no dia 7 de novembro, terça-feira, às 17h15.
A UFMG convive com a falta de professores, bolsas da FUMP com valores insuficientes, infraestrutura comprometida, falta de vagas para continuidade de estudos, sem iluminação nos campi, trabalho de campo em condições precárias, exigência desumana de rendimento acadêmico, quase nenhuma política de saúde mental... Além disso, a Universidade sinalizou o interesse no aumento do bandejão, apontando como Custo de Referência o valor de R$ 8,36.
Entrar não basta, precisamos permanecer!
A Reitoria deve priorizar as demandas e a permanência dês estudantes nas suas estratégias de captação de recursos. No ano passado, a FUMP calculou um Custo de Referência de mais de R$9,00, mas que, com a luta do Movimento Estudantil, não chegou a ser pautado no Conselho Universitário. Além disso, é urgente a recomposição orçamentária da Educação Pública, com o recente corte da CAPES e o arcabouço fiscal colocando limites ao orçamento da educação e da saúde.
O Governo Zema em Minas Gerais é parte do projeto de desmonte da Educação promovido pelo bolsonarismo, tendo interferido na gerência FAPEMIG através da reforma de seu Estatuto e, com isso, reduzido a participação de pesquisadores nas deliberações sobre o investimento em pesquisa. Além disso, o Regime de Recuperação Fiscal de Zema congela a realização de concursos públicos e salários, prejudicando a perspectiva de emprego principalmente dês estudantes de licenciatura.
POR ISSO, DIA SETE É DIA DE PARALISAÇÃO. Nos uniremos à luta dês servidores do estado no ato às 14h na Praça da Assembleia. E, às 17h15, na Assembleia Geral dês Estudantes para nos articularmos na luta contra o aumento do bandejão e a precarização da Universidade, e pela permanência estudantil.
Em anexo, enviamos a Carta de Reivindicações dos C.As, D.As e DCE por melhorias nas políticas acadêmicas e assistência na UFMG: Um diagnóstico dos problemas acadêmicos, estruturais e assistenciais nos cursos.
NA TERÇA-FEIRA, 07 DE NOVEMBRO:
ATO CONTRA O REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL DO ZEMA: Praça da Assembleia às 14h. (Ônibus ida e volta do campus Pampulha).
ASSEMBLEIA GERAL DÊS ESTUDANTES DA UFMG: Praça de Serviços da UFMG (Campus Pampulha), às 17h15.
Siga o Instagram do @ufmgdce e acompanhe o calendário de atividades da paralisação!
DIA 07 DE NOVEMBRO É DIA DE PARALISAÇÃO NA UNIVERSIDADE!
DIA 07 A AULA É NA MOBILIZAÇÃO!
CONTRA O REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL DE ZEMA! É ESTUDANTE JUNTO COM O TRABALHADOR!
COTAS TRANS JÁ!
POR MAIS INVESTIMENTO E PERMANÊNCIA!
CONTRA O AUMENTO DO BANDEJÃO!
Atenciosamente,
Gestão Sementes de Marielle
Diretório Central dos Estudantes da UFMG (DCE-UFMG)
--
Av. Antônio Carlos, 6627 - Praça de Serviços, Salas 04 e 05 - Pampulha - Belo Horizonte/MG
Telefone: (31) 3409-4559