Fwd: [Flisol-br] FLISOL 2013: orientações gerais

Klederson Bueno

to nslca...@googlegroups.com, udslca...@googlegroups.com
FYI

--
/**

 * PHP Architect/Consultant
 * @author Klederson Bueno <klederson [at] klederson [dot] com>
 * @see http://www.phpburn.com
 * @see http://github.com/klederson
 * @see http://www.twitter.com/klederson
 * @about http://about.me/klederson
 */

---------- Forwarded message ----------
From: Paulo Henrique Santana <phl...@gmail.com>
Date: 2013/2/7
Subject: [Flisol-br] FLISOL 2013: orientações gerais
To: FLISOL <flis...@listas.softwarelivre.org>

Olá pessoal,

Essa mensagem é um pouco longa, mas tem várias informações importantes
principalmente para os novatos.
Inicialmente gostaria de agradecer ao Felipe (faw) por toda a ajuda que ele nos
deu enquanto esteve a frente da Coordenação nacional e pelas palavras de
incentivo ao me indicar como novo Coordenador para representar o Brasil entre os
Coordenadores internacionais. Quem não teve a oportunidade de ler o e-mail que
ele enviou em janeiro, pode ver no histórico da lista abaixo:

    http://listas.softwarelivre.org/pipermail/flisol-br/2013-January/000109.html

Para quem não sabe, quando a Fernanda Weiden colocou pela primeira vez na lista
do PSL-Brasil em 2005 a ideia de realizar o FLISOL no Brasil, fui um dos
primeiros a me interessar pelo assunto e colaborar nas discussões, juntamente
com o Antonio Terceiro da Bahia. Depois outras pessoas vieram e o grupo de
entusiastas foi crescendo até que tínhamos várias cidades participando. De lá
pra cá ajudei a organizar o FLISOL em Curitiba, em alguns anos mais
intensamente, em outros colaborando menos devido a outros compromissos.

Vou copiar algumas partes da mensagem que o Felipe costumava mandar no início
de cada ano para tentar esclarecer todos os pontos. Temos algumas novidades para
este ano, juntamente com as recomendações e diretrizes para a realização do
evento no Brasil. Por favor, solicito que divulguem essa mensagem em seus
grupos de usuários e listas de software livre para máxima visibilidade.

1) Data

   Para que fique claro, o FLISOL 2013 será: Sábado, 27 de abril de 2013.

   Conforme já acordado antes, não é possível realizar o FLISOL em outra data.
   Todas aquelas iniciatives de organizar um install fest são muito legais e
   sempre recomendamos que os grupos locais o façam, mas para chamar o install
   fest de "FLISOL - Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre"
   ele precisa obrigatoriamente acontecer na data definida pela organição
   internacional (neste ano, 27 de abril de 2013).

   Se o seu grupo não pode fazer o FLISOL no dia 27 de abril por motivos divesos
como falta de local, tudo bem, vocês podem organizar um install fest em outra
data, mas com outro nome que não seja "FLISOL".

2) Equipe de Coordenação Brasileira

   O Maxx Fonseca que se juntou à coordenação do Felipe em 2009 e esteve
   afastado na edição de 2012, voltou para ajudar novamente. Além dele, convidei
   o Thiago Paixão de São Paulo para colaborar com o time. Eles me ajudarão na
   longa lista de tarefas, bem como esclarecimentos, revisões do wiki, montagem
   de estatísticas.

3) Endereço oficial, listas e infraestrutura.

   Ainda passaremos por alguns ajustes no wiki internacional do FLISOL mas com
   impacto mínimo. O domínio oficial a ser usado é:
      http://flisol.info

   Está havendo uma discussão na lista internacional sobre uma possível mudança
   na infra. Provavelmente a wiki mudará de servidor, por isso a página
   principal ainda não está com a data de 2013.

4) Inscrições das cidades

   Vocês já podem (e devem) inscrever suas cidades.

   Vamos recapitular alguns pontos importantes:

    * Inscrevam suas cidades, alfabeticamente, em
                http://flisol.info/FLISOL2013/BrasilCidades

    * Não utilizem acentos ou espaços, a forma recomendada é a seguinte:

      [[FLISOL2013/Brasil/FozDoIguacu|Foz do Iguaçu]]
      [[FLISOL2013/Brasil/Goiania|Goiânia]]
      [[FLISOL2013/Brasil/SaoPaulo|São Paulo]]

    * Lembrem-se das seguintes condições (é muito importante seguir todas elas):
      - Uma, e somente uma, sede por cidade;

      - O evento é sobre Software Livre e não sobre distribuições GNU/Linux,
        isso inclui softwares livres para Microsoft Windows além de outras
        plataformas;

      - Cada sede deve possuir apenas um Coordenador, se houver uma Equipe de
        Coordenação, alguém deverá representar a equipe como líder (o nome é
        livre: Coordenador Geral, Coordenador Principal, Responsável).
        É muito importante que cada cidade indique na sua página quem é
        este Coordenador local, citando o nome e email para contato.

      - O evento é gratuito, não deve ser cobrado entrada para participar do
        evento e itens como doações devem ser opcionais. Por favor, não exijam
        das pessoas doações de qualquer tipo (incluindo alimentos) para elas
        participarem do FLISOL na sua cidade.

      - O uso de formulário de inscrição é opcional de cada cidade.

        Não atender às condições acima implica em ser desqualificado da situação
        de "sede oficial" do FLISOL 2013, não sendo incluído no wiki e na
        contagem de estatística oficial.

   Todos os detalhes acima podem ser encontrados aqui:
        http://flisol.info/FLISOL2013/Brasil/ComoInscreverSuaCidade

5) Organização do FLISOL Brasil

   O FLISOL Brasil é coordenado através da lista flisol-br, isso significa que
   todos os coordenadores (e equipes de coordenação da sedes) devem estar
   inscritos em nossa lista:

   Vamos monitorar as ações no wiki para manter as consistências dos nomes
   e procurar por informações pendentes como locais e horários para
   realização do evento.

   Só crie uma página para sua cidade se você for realmente organizar o FLISOL.
   Em anos anteriores observamos que algumas pessoas criam as páginas das
   cidades mas acabam desistindo. Se isso acontecer, por favor, nos avise para
   que possamos remover a página que foi criada

   Às sedes que terão patrocínio, lembre-se que é permitido divulgar a marca
   e o nome de seu patrocinador na página de sua sede, todavia, vocês não
   podem falar em nome do FLISOL.

6) Ajuda da Coordenação Nacional e Internacional

   É importante ficar claro que não existem patrocinadores gerais (nacionais ou
   internacionais) para o FLISOL.
   Por isso a organização nacional e a organização internacional não dão apoio
   financeiro para as organizações locais.

   Também não são enviados materiais de divulgação como cartazes, panfletos,
   folders, banners, ou qualquer outro tipo de material impresso para as sedes
   locais.

   Casa organização local é responsável por conseguir seus patrocinadores (caso
   deseje ter patrocinadores), e confeccionar seus próprios materiais.

   Recomendamos fortemente que aqueles grupos que elaboraram materiais gráficos
   disponibilizem na wiki do FLISOL os arquivos editáveis em .svg para que
   outros grupos possam utilizá-lo.

   http://www.flisol.net/FLISOL2013/Brasil/MaterialGrafico

7) Pós evento

   Gostaríamos de nos preparar ainda melhor para as estatísticas de 2013,
   por isso em beve combinaremos o que coletar e como registrar estes dados
   para facilitar a vida de quem irá processá-los.

Desejo um ótimo FLISOL a todos, que seja muito melhor do que os anteriores.
Qualquer dúvida, estamos a disposição.

--
Paulo Henrique de Lima Santana
http://www.phls.com.br

Zandre Bran

to Klederson Bueno, nslca...@googlegroups.com, udslca...@googlegroups.com
Ôlas Entusiastas e obrigado Klederson por compartilhar. Vamos nessa
então... Mas afinal, qual é a lista? Abraços, Zandre.

Joao S. O. Bueno

to Zandre Bran, nslca...@googlegroups.com, udslca...@googlegroups.com

2013/2/8 Zandre Bran <zandr...@ubuntu.com>

Ôlas Entusiastas e obrigado Klederson por compartilhar. Vamos nessa
então... Mas afinal, qual é a lista? Abraços, Zandre.

Oi Zandré -
Então  -eu aconselharia focar na lista nova - udslcampinas - por que ninguem novo ocnseuge se inscrever na lista
antiga - nslcampinas.
(e todos o s membor s desta foram convidados a participar da segunda) .

mandar algumas mensagens pras duas não machuca - mas é importante ter bem claro
que pessoas que estão chegando para ajudar mais recentemetne não
tem acesso à NSL.

  js
 -><-

2013/2/7 Klederson Bueno <kled...@klederson.com>:
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Usuários e Desenvolvedores de SL de Campinas e Região" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para udslcampinas...@googlegroups.com.

Zandre Bran

to gwi...@gmail.com, nslca...@googlegroups.com, udslca...@googlegroups.com
2013/2/8 Joao S. O. Bueno <gwi...@gmail.com>:
> Oi Zandré -

Ôlas João.

>[...] mandar algumas mensagens pras duas não machuca - mas é importante ter bem
> claro
> que pessoas que estão chegando para ajudar mais recentemetne não
> tem acesso à NSL.

Então fudeu. Como vamos chamar colaboradores que não tem como colaborar?

> js

-- Abraços, Zandre.

:: http://linuxacessivel.org
:: http://zandrebran.blog.br

Joao S. O. Bueno

to Zandre Bran, nslca...@googlegroups.com, udslca...@googlegroups.com

2013/2/8 Zandre Bran <zandr...@ubuntu.com>

2013/2/8 Joao S. O. Bueno <gwi...@gmail.com>:
> Oi Zandré -

    Ôlas João.

> [...]
> tem acesso à NSL.

    Então fudeu. Como vamos chamar colaboradores que não tem como colaborar?

Ué?

É só usar a lista nova -  no endereço:   udslca...@googlegroups.com

E deixar a antiga de lado.
  js