Como tínhamos o debate no ERGA sobre àreas Protegidas e Agroecologia fiquei buscando referencias e leituras... encontrei esses dois trabalhos interessantes, quem se interessar pelo tema e quiser dar uma olhada! #FicaDica rsss
O Coletivo UC da Ilha participou ontem de uma roda de diálogo sobre Áreas Protegidas e Agroecologia durante o I Encontro Regional de Grupos de Agroecologia do Sul.
Bruna Amante, geógrafa, integrante do Coletivo, falou sobre a importância de resignificarmos nosso olhar sobre as áreas protegidas, sob a perspectiva das múltiplas relações socioambientais que fazem parte dessa realidade, convidando-nos a rever o distanciamento do "ser humano-natureza", ainda bastante impregnado no senso comum.
Reconhecendo, portanto, a complexidade que envolve o tema e potenciais atividades e parcerias, como a agroecologia, educação ambiental, ecoturismo, dentre outras, quando tratamos de conflitos permanentes no meio rural e as injustiças socioambientais provenientes.
Abordaram o tema, também:
João de Deus, professor do departamento de Botânica da UFSC, esclarecendo sobre as legislações de áreas protegidas e os pontos correspondentes aos agricultores familiares e,
André 'Chitão', biólogo e coordenador do Camping do Parque Estadual do Rio Vermelho, membro do Cepagro, trazendo um pouco sobre a experiência de uma entidade agroecológica e sua relação com o Parque.
O Encontro conta com cerca de 300 participantes de mais de 5 estados e vai até domingo, com várias oficinas e diálogos sobre o tema.
CURTAM NOSSA PÁGINA E COMPARTILHEM COM AMIGOS!
Abreijos,