Dessa vez o alvo foi a organização americana National Down Syndrome Congress (NDSC), que promovia a campanha - More Alike than Different - Mais Parecidos que Diferentes, um concurso onde as famílias elaboravam cartazes com as fotos de crianças e jovens com síndrome de Down e os mais votados seriam usados para promover o respeito à diversidade.
Na semana passada as imagens postadas para a campanha foram sequestradas e usadas junto a frases ofensivas num forum na internet. O abuso foi descoberto e tanto a NDSC quanto as famílias atingidas prontamente tomaram providências legais denunciando o forum ao FBI, entrando com processo contra os responsáveis e notificando os anunciantes do site. Em dois dias o site foi tirado do ar. Infelizmente a NDSC decidiu também suspender a campanha até a segunda ordem.
No Brasil, o Instituto MetaSocial resolveu atacar o problema de frente e vem promovendo uma campanha diferente contra esse tipo de crime. Cada pessoa pode se manifestar contra o preconceito com a própria imagem. O internauta que postar sua foto no site Ser Diferente é Normal , pode manipulá-la eletronicamente para que seu rosto adquira as características de que tem síndrome de Down, prestando assim sua solidariedade a quem é vítima desse tipo de abuso.
Sobre o assunto, a repórter Fernanda Honorato, que tem síndrome de Down, diz que ficou “rosa chiclete” quando soube do abuso. Ela afirmou que quem faz esse tipo de coisa “não é normal”. Fernanda diz ainda que adorou a ideia de cada um poder postar sua foto na campanha Ser Diferente é Normal ”porque todo mundo é igual”, e que é contra tirar as fotos de pessoas com síndrome de Down da internet, porque “o que é bonito é pra se ver, e nada de esconder”.
Para denúncias na internet:
http://www.safernet.org.br/site/
Para denúncias de discriminação:
Procure a Delegacia Policial do seu estado ou dirija-se ao Ministério Público.
Mude a face do preconceito e Diga NÃO ao abuso
Mostre na cara que Ser Diferente é Normal
Mais informações sobre a campanha Ser Diferente é Normal:
http://www.inclusive.org.br/?p=14226
Fonte: Inclusive, 19 de março de 2010
Abraços inclusivos,
Elizabeth Fritzsons da Silva
Psicóloga e Diretora da Unidade de Atenção aos Direitos da Pessoa com Deficiência