Matéria “A Mão de Obra Escrava Urbana” é indicado na categoria Telejornalismo
Mais uma vez o Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, foi indicado a uma premiação de imprensa. Desta vez, ao Prêmio Esso de Jornalismo, o mais tradicional e disputado prêmio de reconhecimento de mérito dos profissionais de imprensa do Brasil. O Esso, que há 57 anos é concedido aos melhores trabalhos publicados e veiculados, indicou na categoria Telejornalismo o trabalho “A Mão de Obra Escrava Urbana”, produzido pela equipe de São Paulo.
A diretora do programa, Bianca Vasconcelos, diz que, apesar da concorrência ao prêmio ser forte, a indicação já é uma confirmação de um programa bem produzido: “não foi apenas uma denúncia [quanto à mão de obra barata dos imigrantes], fomos no local de origem, no Paraguai e na Bolívia, para conhecer a realidade dessas pessoas”.
Já a repórter, Fernanda Balsalobre, diz que embora já tenha sido indicada à um prêmio jornalístico em outra emissora, está contente com esta indicação e confiante com a premiação: “Os outros trabalhos são muito bons, mas essa matéria é diferente de tudo. Mostramos como as pessoas vivem, de onde elas vem realmente, então acredito que é isso que fez a matéria ficar especial”. Para Gustavo Minari, outro participante da equipe de reportagem, é a primeira vez que é indicado a um prêmio. Ele, que já trabalhou em várias emissoras, diz que foi justamente em um canal público que veio o reconhecimento ao trabalho de repórter. “Acho que isso se deve principalmente à união da equipe. Os profissionais se envolveram bastante com o tema, e essa união, que nunca senti em outros canais, levou a essa indicação”, afirma Minari.
O resultado final será conhecido no dia 12 de novembro, e a cerimônia de premiação será em 4 de dezembro. A matéria “A Mão de Obra Escrava Urbana” também recebeu, na semana passada, menção honrosa na categoria TV/Documentário do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
Episódio:
http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem/episodio/mao-de-obra-escrava-urbana
Reportagem:
Fernanda Balsalobre e Gustavo Minari
Produção:
Alessandra Valenti, Fernanda Balsalobre , Fernanda Longatto e Luciana
Lajus
Imagens: Décio Ciappini, Valdeci Locádio, Nilton de
Martins, José Luis Santana
Auxiliares: Daniel Andrade, José
Aparecido Laredondo e Urande Campos
Videografista: Markos
Camargo
Edição de Imagens e Finalização: Douglas Badona e
Jorge Carvalho
Edição de texto e Direção: Bianca
Vasconcellos