afinal, o que fazer em caso de tempestade com raios?

917 views
Skip to first unread message

Rafael Santiago

unread,
Jan 10, 2013, 4:26:53 PM1/10/13
to trekking_e...@googlegroups.com

Lamentando o ocorrido com o casal na praia em Bertioga esta semana, gostaria de colocar em discussão aqui a melhor conduta a ser tomada em casos assim, já que eu mesmo já me vi em situação parecida, acampando na montanha ou caminhando na mata fechada, com os raios caindo muito próximo. Até hoje não li algo sério a respeito do que fazer, além do tradicional "não fique embaixo de uma árvore". Ok, se a árvore for isolada, tudo bem, mas e se eu estiver no meio da floresta? Ou num lugar mais exposto, sem árvores grandes perto? O melhor seria deitar para não atrair os raios? Ou seria preciso deitar sobre uma superfície isolante? E as varetas da barraca, atraem os raios?

Esse é um assunto que ainda desperta dúvidas... alguma informação?

Rafael Santiago

Rodrigo - Nabo Man

unread,
Jan 10, 2013, 5:59:10 PM1/10/13
to trekking_e...@googlegroups.com

Olá Rafael
Já enfrentei uma situação semelhante na Serra do Mar na região de Rio Grande da Serra.
No caso, a gente deu a sorte de estarmos próximo a rua do Gasoduto, então a maioria das árvores estavam aos nossos arredores e os raios caiam nessas regiões.

Acredito que a melhor saída no caso de floresta, seja procurar as regiões mais baixas, pois os raios tendem a cair em regiões mais altas (claro que caem nas baixas, mas a maior regularidade é na região mais alta)
Tudo depende da carga elétrica da Terra em Relação a tempestade. O Raio nada mais é que uma descarga elétrica que visa equilibrar a energia positiva e negativa, por isso regiões mais altas são mais propícias a raios, pois são pontos culminantes que desprendem maior carga de energia.

No caso de montanha.. bem, nas épocas de chuva intensa como dezembro até março, é bom evitar, pois não são só os raios o perigo nessa situação, existe o risco de escorregar nas pedras e se machucar muito, rajadas fortes de ventos com a tempestade que impossibilitam ou dificultam a montagem de barracas/abrigos e claro, vc estará sujeito a "levar um raio na ideia" se estiver numa região muito alta.

Deitar no chão pode ser uma saída, mas não há nada comprovado se isso funciona, o importante é não ser o ponto mais alto numa região aberta.
Nem todo raio mata. Depende muito da amperagem, é por isso que existem casos de sobreviventes de atingidos por raios, mas até aí, vc não tem como saber...

Abração



Date: Thu, 10 Jan 2013 13:26:53 -0800
From: lrafa...@yahoo.com.br
Subject: [T&T] afinal, o que fazer em caso de tempestade com raios?
To: trekking_e...@googlegroups.com
--
===========================================================
 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Trekking e
Travessias" (T&T) nos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para trekking_e...@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
trekking_e_trave...@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/trekking_e_travessias?hl=pt-BR

leo sousa

unread,
Jan 10, 2013, 10:20:34 PM1/10/13
to trekking_e...@googlegroups.com
Já vi físico falando que se deitar no chao, se encolher e virar de lado... mas olha o que eu encontrei:

"Quando não for possível realizar nenhum dos procedimentos acima citados, ainda há uma maneira de escapar de um acidente. Momentos antes de ocorrer a descarga, pessoas que estejam nessas proximidades sentem seu pêlos arrepiados ou a pele coçando, indícios da atividade elétrica. Não se deve entrar em pânico. Pode-se ficar na seguinte posição: ajoelhado, curvado para frente, com as mãos colocadas nos joelhos e a cabeça entre eles. Imita-se, desse modo, uma esfera e não uma ponta, como na posição de pé. Jamais se deve deitar no chão, pois a descarga atingirá diretamente essa superfície."

fonte: http://fisica.icen.ufpa.br/aplicada/protec.htm

Rafael Gribel

unread,
Jan 11, 2013, 5:32:48 AM1/11/13
to trekking_e...@googlegroups.com
Pessoal,

Na física existe uma teoria chamada teoria das pontas que diz que as cargas elétricas sempre irão se acumular nas áreas mais pontiagudas de um objeto. Portanto, se vc estiver num campo aberto, em pé, vc será a superfície mais pontiaguda da área e as cargas elétricas irão se acumular em você e a chance de tomar um raio na cabeça é enorme.

Da mesma forma, se o solo estiver molhado, vc estiver deitado e cair um raio próximo, existe a grande possibilidade da eletricidade percorrer o solo molhado e te atingir, mas não na mesma intensidade de tomar um raio na cabeça pois a energia vai se dissipando a medida que percorre o solo. Ou seja, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. O melhor mesmo é encontrar uma área abrigada.

Se você estiver dentro da floresta, ao meu ver (me corrijam os especialistas), você não corre muito o risco de tomar um raio diretamente na cabeça porque as árvores servirão de pára-raio.




2013/1/11 leo sousa <leom...@gmail.com>

Jorge Soto

unread,
Jan 11, 2013, 5:49:51 AM1/11/13
to trekking_e...@googlegroups.com
Concordo, na verdade as infos a esse respeito sao bem desencontradas. O ideal seria nao sair durante tempestades eletricas e buscar abrigo (teto) o qto antes. Ja passei o cão ao me embrenhar na Mantiqueira durante o verão chuvoso, onde fui obrigado a passar uma noite inteira desconfortavel sentado no isolante pq o chao (granito) tava "eletrificado". Sem contar q varetas de aluminio atraem raios, ao contrario das de fibra embora estas sejam menos resistentes ao vento. Como o Rafa disse: se ficar o bicho pega e se ficar, come. Particularmente conto com a pura sorte, nada mais, em caso duma tormenta me apanhar de surpresa. Ja na Serra do Mar inexiste a chance de raios te pegarem numa tormenta, mas ai o problemas são outros: cabeças dágua nos rios e deslizamentos de encostas.

Jorge Soto
http://www.brasilvertical.com.br/antigo/l_trek.html
http://jorgebeer.multiply.com/photos

 

From: rafael...@gmail.com
Date: Fri, 11 Jan 2013 08:32:48 -0200
Subject: Re: [T&T] afinal, o que fazer em caso de tempestade com raios?

Ricardho Lima

unread,
Jan 11, 2013, 6:32:18 AM1/11/13
to trekking_e...@googlegroups.com
Viu a mae natureza nos ama so que eu acho o carinho dela meio pesado e tanto afago que chega a matar kkkkkkkkkk amor de mae  fazer o que


--
===========================================================
 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Trekking e
Travessias" (T&T) nos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para trekking_e...@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
trekking_e_trave...@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/trekking_e_travessias?hl=pt-BR



--
@ Ricardho ** Lima @

Marcelo Baptista

unread,
Jan 11, 2013, 6:05:36 PM1/11/13
to Trekking & Travessias
Pessoal,

Eu já contei essa história para alguns da lista, e serve para ilustrar como a gente não tem controle sobre essa questão:

Em 2004 estava em Guarapari (ES), depois de ter feito o Caminho da Luz. Na ponta esquerda da Praia de Setiba Pina tem uma APA. Fui até lá, caminhando por uma trilhazinha. Chegando ao final dela, havia um pequeno bar, e uma trilha que conduzia a um pequeno morrote logo atrás. De repente, o tempo virou e começou uma chuva forte, com raios (era Janeiro). Eu e o pessoal que estávamos lá (cariocas e mineiros, eu o único paulista) trocando um ideia e esperando a tormenta passar. De repente, um raio bateu no pico atrás do boteco, e irradiou até onde estávamos. Foi como se eu tivesse tomado uma paulada na perna, e acabei caindo no chão. Outras pessoas passaram pelo mesmo. A porta da geladeira do boteco abriu sozinha, foi osso...fiquei meio cabreiro, torcendo para a chuva acabar e com medo de tomar um raio, agora mais perto! Graças a Deus a coisa amenizou, e assim que deu uma estiada, aquele bando de carioca, mineiro e o paulista aqui saíram correndo pela trilha! kkkkkkk

Penso que seja difícil controlar esse tipo de fenômeno. Tô com o Jorge, o negócio é entregar nas mãos do destino e ver o que vai dar...

Abraço!!

Marcelo Gibson


From: rafael...@gmail.com
Date: Fri, 11 Jan 2013 08:32:48 -0200
Subject: Re: [T&T] afinal, o que fazer em caso de tempestade com raios?

Rafael Santiago

unread,
Jan 14, 2013, 10:22:05 AM1/14/13
to trekking_e...@googlegroups.com
Concordo, Gibson. Mesmo tomando algumas precauções, em algum momento podemos cair numa situação como essa. Eu nunca acampo em montanha ou local descampado no verão. E também evito esses lugares se o tempo estiver ruim. Mas acaba acontecendo um dia...

Em setembro último, eu estava no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (como já relatei aqui) e saí um dia para fazer uma trilha longa, subir e pernoitar no Pico do Boné. Era inverno ainda e a estiagem já durava meses. Um dia antes da subida do pico, caiu uma chuva forte, o que foi um alívio pois a poeira acumulada no ar já estava incomodando. Pois bem, fiz a trilha toda com tempo parcialmente nublado, subi e acampei. Só não acampei no cume pois o vento era muito forte no alto da montanha. Lá pela meia-noite desabou uma chuvarada e depois começaram os raios, para minha suspresa... era inverno ainda e não fazia calor! Fiquei sobre o isolante de borracha, sentado e encolhido (para imitar uma esfera, como disse o Leo), e comecei a contar o espaço entre o clarão do raio e o trovão (feito a menininha do filme) e felizmente o intervalo era grande. Torcia para esse tempo não diminuir. O sufoco durou mais de uma hora, assustou bastante, mas sobrevivi! Entrou água na barraca pois foi mal montada por falta de espaço. Mesmo com os pés nadando na poça fria que se formou na porta da barraca, consegui dormir profundamente o resto da noite, sonhando com um belo sol para me esquentar e secar tudo no dia seguinte...



De: Marcelo Baptista <mgib...@hotmail.com>
Para: Trekking & Travessias <trekking_e...@googlegroups.com>
Enviadas: Sexta-feira, 11 de Janeiro de 2013 20:05
Assunto: RE: [T&T] afinal, o que fazer em caso de tempestade com raios?

Artur Toriani

unread,
Jan 14, 2013, 12:39:36 PM1/14/13
to trekking_e...@googlegroups.com
Salve galera! Sou novo no grupo, e este ultimo e-mail me interessa bastante.

No ultimo dia 30 de Dezembro, fui fazer a trilha ate o Pico do Selado, em Monte Verde, com minha namorada.

Estava calor, e o dia estava bonito, porem com nuvens. Quase chegando no Selado, comecamos a ouvir trovoes, bem longe.

Quando chegamos la no cume (por volta das 17h) comecou a chover. Foi o tempo de montar a barraca e entrar para nao ficarmos completamente encharcados.

Como ja comentou o Rafael Santiago, trilhar no Verao no Brasil e' furada grande!

Chengando no Selado, bem ao lado do cume ha uma especie de clareira, que e' razoavelmente abrigada do vento. Se continuar na trilha mais uns 5 minutos vai chegar num plano super exposto, o qual nao queria nem chegar perto com chuva e raios.

Resolvemos acampar ali mesmo na clareira proximo ao cume. Os trovoes estavam fortes, mas longe (tambem estava contando os segundos). De repente, minha namorada pegou o isolante na mao (aqueles de EVA com um lado aluminizado) e nesta hora tudo ficou branco, o raio caiu MUITO proximo da gente... levamos um baita choque juntos. Apesar de eu calcar sapatos ainda, estava sentado diretamente na lona da barraca, molhada... foi bem na hora que estava pegando meu isolante.

Tomamos um p... susto! Na hora enfiamos tudo que tinhamos de metal numa das mochilas e eu levei bem pra longe da barraca...
Lembrei uma vez de ter lido, que se voce calcar sapatos, deve ficar somente com a sola deles no chao, juntos e ficar agachado de cocoras.

Ficamos assim, pisando sobre o meu isolante (o aluminizado mandei pra longe tbm). Ficamos contando o tempo entre os raios e trovoes, que foi aumentando...

Por fim a tempestade eletrica acabou e ficou so' a chuva. Dormimos bem.

Hoje penso que talvez tenha sido melhor acampar em alguma clareira na floresta, mais abaixo. Acho que o raio caiu justamente na pedra do cume que estava a poucos metros de nos...

Para mim serviu de alerta para nao fazer algo que ja sabe os riscos, que e' exatamente acampar nas montanhas no Verao. Ha casos de acidentes na Petro-Tere e ali mesmo em Monte Verde onde a gente estava...

Se eu ja evitava isso antes, agora que nao vou mesmo. E quem ja vivencionou sabe como e' perrengue...
Se puder dar alguma dica para os amigos, e' realmente evitar montanhas altas e abertas no Verao.

Abracos

--
Artur Toriani

Caroline Pedretti

unread,
Jan 14, 2013, 5:07:58 PM1/14/13
to trekking_e...@googlegroups.com
Nossa Arthur que meda!! Peguei o tempo virando do nada no Lopo!! fiquei exposta tb e descí correndo pq mesmo lá que é bem sussa começou a ficar perigoso. Para mim é bem o velho lance do bom senso mesmo, dá pra fazer, mas tem que saber a hora de cair fora e o que fazer. Raio é atraído por pontas não só metal, nós tb somos bons condutores. Também é bom atentar para as chuvas que deixam as pedram bem ensaboadas, principalente no começo, vide meu escorregão na Petro-Tere.
Isso aí abção!!
Caroline Pedretti
11+9880-5263 (vivo)
11+85360957 (tim)
11+28525744 (casa)
Skype: pedreca
msn: cped...@hotmail.com
Linked In: Carol Pedretti
https://www.facebook.com/cpedretti1
http://twitter.com/cpedretti
blog: http://mochilademulher.multiply.com/

Augusto

unread,
Jan 15, 2013, 7:59:18 AM1/15/13
to trekking_e...@googlegroups.com

Eu sempre dei sorte no verão nas minhas trips.
Uma das minhas caminhadas preferidas foi bem no inicio de ano: a volta completa de Ilha Grande em 11 dias.
Pegamos chuva quase já no final, mas foi até bom porque deu uma refrescada.
Volta de Ilhabela também foi em Janeiro e com muito Sol. E tem mais outras que fiz sempre em Janeiro.

Semana retrasada eu, o Rodrigo (o nabo man. rs, rs, rs...........), a namorada dele e o Celestino estavamos fazendo uma travessia de 4 dias na Bocaina e só pegamos cerca de 1h30min de chuva no meio da mata.
O restante dos dias foi de muito Sol, que me deixou bem queimadinho.
Então creio ser perfeitamente possível caminhar no verão, principalmente no litoral ou serra do mar e até recomendo.

É perigoso sim em região de montanha.
E aí é só no inverno mesmo, mas já fiz uma travessia pelos picos de Monte Verde em Março e uma Itaguaré-Marins em Abril e não peguei nenhum raio, mesmo qdo caiu uma garoa.
Mas só fui p/ esses lugares depois de ter a certeza que o tempo não estaria tão chuvoso.
Por isso recomendo: sempre consulte sites de meteorologia qdo for p/ o mato, principalmente p/ a montanha.


Um site excelente é o do INMET.
Lá tem uma página que é extremamente útil.
A das estações automáticas. São milhares e muitas delas operantes.
http://www.inmet.gov.br/sonabra/maps/automaticas.php

Ao clicar em qqer uma delas vc tem acesso a inúmeros dados (entre eles o de chuvas) e isso em tempo real.
Lá também estão a temperatura, pressão, umidade, etc...
É uma mão na roda p/ nós.



Abcs



Augusto
www.trilhasetrips.blogspot.com.br/

Gil Roberto Tichauer

unread,
Jan 15, 2013, 8:11:29 AM1/15/13
to trekking_e...@googlegroups.com
Ótima dica, essa do INMET, obrigado, já foi para os favoritos!

[ ]s

Gil

Rodrigo Rodríguez

unread,
Jan 15, 2013, 8:45:07 AM1/15/13
to trekking_e...@googlegroups.com
A questão dos raios e que simplesmente não existe nenhuma tática eficaz... 

O isolante térmico naomserve para isolamento elétrico em caso de raios podem evitar no máximo descargas satélites.

Em locais realmente abertos ficar deitado ou agachado pode ajudar mas a relevância e pequena, a balança e difícil pois deitado em tese protege para raios mas e pior para hipotermia, agachado melora exposição ao frio mas e algo pior para raios.

Mesmo acontece com barracas, por serem mais altas podem aumentar a chance dos raios usarem ela porém a proteção para hipotermia e importante e sua estrutura acaba ajudando o efeito gaiola de faraday, ou seja mesmo queo raio passe pela barraca não afeta quem esta dentro.

Justo pelo efeito gaiola de faraday que automóveis sao os locais mais seguros em uma tempestade elétrica pode cair o raio que for  que não afeta quem esta dentro. Detalhe o pneu de borracha não isola nada nestas voltagens.

Sobre efeito pararaios, um pararaio tem como área de proteção um cone cujo angulo do vertice seja 60 graus, na pratica vc pega a altura e usa ela como raio, ou seja um poste de 10 metros protege uma área demum circulo de 10mts de raio, no caso de arvores e outras estruturas podem ser usadas como proteção DESDE QUE AFASTADO DO EIXO, ou seja entre estar ao ar livre exposto, próximo a uma arvore longe do troco ou junto ao tronco a posição de maior proteção e estar dentro da área de cobertura porém afastado do tronco. 

Algo similar ocorre em cavernas e abrigos naturais, pelo principio já falado da gaiola de faraday se usar estes abrigos deve ficar afastado das paredes por onde corre a corrente elétrica.

Sobre trilhas no verão.

Trilhas de montanha que não conheço eu nunca vou e ponto.

Trilhas e conheço e que e possível a descida até 14:30- 15:00 horas faço mas sempre tendo em mente a hora limite, 80% das tempestades elétricas ocorrem depois desta hora assim já ajuda.

Trilhas que conheço e não tem como descer Facil não vou...

Trilhas fora de região de montanha eu faço sem maiores problemas.

Lembrando que mesmo tempestades no auge do verão a combinação da água fria, vento e wind chill factor a hipotermia acontece, e mata mais que raios...

Quem quiser ver um vídeo da gaiola de faraday veja aqui http://m.youtube.com/watch?v=Zi4kXgDBFhw

Bob

unread,
Jan 15, 2013, 9:47:55 AM1/15/13
to trekking_e...@googlegroups.com
O Rodrigo deu uma aula sobre o assunto.
 
E para acrescentar: Tomar o raio fulminante na cabeça é muito mais difícil do que ganhar na mega sena. Por ano ocorrem apenas cerca de dois casos, enquanto centenas de pessoas acertam na Mega Sena.
 
Moral da estória: é muito mais fácil ganhar na mega sena do que morrer fulminado por um raio!
 
Claro que não é para ficar dando mole em montanhas durante tempestades de verão, não só pela remota hipótese de raios, mas por trombas d´água, queda de barrancos e pedras, queda de árvores e galhos, transformação de pequenso riachos em rios intransponíveis, pedras escorregadias, etc, etc, etc.
 
Moral da estória: é muito mais fácil ganhar na mega sena do que morrer fulminado por um raio! (E se alguém ganhar, não esqueça de fazer uma doação para a sede própria do T&T!!!)
 
abçs,
 
Bob
 
 
----- Original Message -----
Sent: Tuesday, January 15, 2013 11:45 AM
Subject: Re: [T&T] afinal, o que fazer em caso de tempestade com raios?

Liz Afonso

unread,
Jan 15, 2013, 12:20:19 PM1/15/13
to trekking_e...@googlegroups.com

Rodrigo, Valeu!

 

Liz

sandranatrilha

unread,
Jan 15, 2013, 7:22:22 PM1/15/13
to trekking_e...@googlegroups.com
não esquecendo da praia, ....aqui no litoral, em todos os anos temos noticias de morte  na praia por causa de raios!!


 
 
abraço a todos
sandra

Hoje penso que talvez tenha sido melhor acampar em alguma clareira na floresta, mais abaixo. Acho que o raio caiu ju stamente na pedra do cume que estava a poucos metros de nos...

Caroline Pedretti

unread,
Jan 17, 2013, 1:46:38 PM1/17/13
to trekking_e...@googlegroups.com
Oi Rodrigo muito bom seu e-mail! Concordo plenamente com seu argumento de horários no verão. Tempestades de raios costumam acompanhar as chuvas de verão. Os riscos de acidentes aumentam, mas informação e preparo tranquilizam na hora de de avaliar riscos e tomar decisões. Acho que ninguém precisa ficar paranóico, são incidentes raros mesmo, mas é obrigação de cada um saber o que fazer na iminencia do risco.
Só uma questão, se puder contra argumentar, a Gaiola de Faraday não depende do material ser condutor? No caso das barracas de varetas de nylon teriam esse efeito anulado. As de varetas de alumínio não chegariam a isso também, já que não ocupam a superfície. No meu entendimento só se houvesse uma lona aluminizada de cobertura.
Abraço
Carol

Rodrigo Rodríguez

unread,
Jan 17, 2013, 1:56:33 PM1/17/13
to trekking_e...@googlegroups.com
Carolina o que eu li e que não existe um teste feito, mas independente do corpo onde a eletricidade passa ela sempre corre pela superfície, na barraca o texto que eu li põe dois cenários, primeiro que se esta trovejando 90% de chance de estar chovendo e a barraca molhada, logo o raio usa o meio mais condutor ou seja teria preferencia pela cobertura da barraca....

As varetas de alumínio conduzem melhor e em teoria o raio iria correr por elas mais uma vez preservando o interior da barraca, as varetas de náilon ocorreria de manter a condução pela parede molhadabda barraca.

Mas isso e teoria...  Se tivesse um gerador de wander walls eu até queriatestar rsrsrsrs 
--
Caroline Pedretti
11+9880-5263 (vivo)
11+85360957 (tim)
11+28525744 (casa)
Skype: pedreca
msn: cped...@hotmail.com
Linked In: Carol Pedretti
https://www.facebook.com/cpedretti1
http://twitter.com/cpedretti
blog: http://mochilademulher.multiply.com/

--

Caroline Pedretti

unread,
Jan 17, 2013, 3:30:31 PM1/17/13
to trekking_e...@googlegroups.com
Onde estão os Myth Buster nessas horas?? Teria que estar bem molhada pra "selar" a superfície de água e ainda assim só acredito vendo(melhor não) rs pra mim a película que se forma ainda é bem fina e dependendo da chuva inconsistente... só nos restam especulações. Mas valeu por pensar! Abração!!

Rodrigo Rodríguez

unread,
Jan 17, 2013, 4:43:45 PM1/17/13
to trekking_e...@googlegroups.com

Caroline a eletricidade sempre corre pela menor resistência basta estar molhada para ser mais condutora que o ar ou que o nailon sozinho...

Mas eu adoraria ver um teste rsrsrs...

Completando quando forem a algum pico de richa lisa observem que existem buracos... eles sao resultados de megaraios...

Caroline Pedretti

unread,
Jan 17, 2013, 6:59:44 PM1/17/13
to trekking_e...@googlegroups.com
Nossa melhor passar essa discussão pra particular ou nos expulsam aqui! rs Claro que ela vai desviando e percorrendo o melhor caminho, mas e se o ponto do solo onde existe a diferença de cargas for bem sob onde está a barraca eu duvido bastante que a Gaiola  funcione, para mim num caso extremo (Agulhas Negras, como seu exemplo) se vc está acampado lá, já está praticamente dentro de uma nuvem e pode atravessar fácil a fina camada de nylon até pq tem umidade dentro da barraca tb. Enfim, é como eu imagino que dentro e fora da barraca não tem diferença, talvez uma mínima pela disposição, mas não pelo efeito Gaiola.kkkkk E me lembrei de uma tia que brigava pra td mundo tomar banho de havaianas pra não tomar choque, rs então se os pêlos começarem a arrepiar calce suas havaianas!! :p

Ricardho Lima

unread,
Jan 18, 2013, 8:01:46 AM1/18/13
to trekking_e...@googlegroups.com
meu voces tao pirando com esse negocio de raio , ja ta virando um seminario de fisica meteorologica se é que isso existe kk kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rodrigo - Nabo Man

unread,
Jan 18, 2013, 1:26:55 PM1/18/13
to trekking_e...@googlegroups.com

Olha eu sendo moderado de novo kkk
Melhor técnica:

Mas falando sério, o Rodrigo falou bastante coisa importante.
Talvez valha a pena um estudo sobre o assunto de forma mais aprofundada, pois ainda existem muitas hipóteses e achismos.



Date: Fri, 18 Jan 2013 10:01:46 -0300

Subject: Re: [T&T] afinal, o que fazer em caso de tempestade com raios?

Rodrigo Rodríguez

unread,
Jan 18, 2013, 2:33:17 PM1/18/13
to trekking_e...@googlegroups.com

O que eu acho importante em tudo e:

Evite trilhas expostas desconhecidas no verão.

Horário limite de 14:30 15:00.

Preocupação maior com hipotermia que com os raios.

Acho que isso te protege em 90%...

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages