--
===========================================================
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Trekking e
Travessias" (T&T) nos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para trekking_e...@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
trekking_e_trave...@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/trekking_e_travessias?hl=pt-BR
Vivi Mar - São Paulo - SP
http://picasaweb.google.com/vivimar2005
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001832092050
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=13804274350818823228&rl=t
--
Divanei, me deixa tentar te ajudar:
As leis, assim como o direito, são sujeitas a interpretações, que podem inclusive variar de acordo com a região e os costumes, bem como pela habilidade técnica de quem as aplica. Por isso que por mais que se queira, as leis não são 100% "preto no branco", ou seja, sempre existe uma zona cinzenta sujeita a diversas interpretações. Desta forma, quem no local possui mais influência política ou econômica, pode interpretar a norma ao seu favor, ou ainda aplicar alguma outra regra legal para coibir o acampamento na praia.
Assim, embora as praias sejam área da União, do povo, e todo blá, blá, blá que já sabemos de cor, não podem ser território livre para outros crimes. É saindo por essa tangente que os caciques locais conseguem te proibir de dormir na praia, mesmo que sem barraca. Por exemplo, a autoridade policial local - que eventualmente é "amiga" de quem "manda" na praia - caso te pegue dormindo na areia tem a possibilidade de te levar detido para averiguação de vadiagem*. Embora ninguém seja condenado por essa contravenção penal nos dia de hoje, ainda é possível deter uma pessoa para averiguação, depois de umas horas, ou um dia numa carceragem lá no fim do mundo, vc vai ficar muito contente quando te soltarem e vai sair rapidinho. Isto é só um exemplo, podem ainda aplicar, desacato, desobediência, suspeita de posse de drogas, posse de arma branca (canivete ou facão), ameaça, perturbação da ordem pública e dezenas de outros crimes. Motivo para te levar para a delegacia local é que não vai faltar, e lá vc está longe de amigos, família e do seu advogado, ou seja, está sujeito a qualquer coisa. E estou falando só de medidas estritamente legais, excluindo eventual violência física (o popular "tomar um cacete"). Não trabalho na área criminal, mas o básico eu tenho uma idéia pelo que aprendi na faculdade e de conversar com colegas criminalistas.
Claro que depois vc poderia acionar autoridades competentes, corregedoria, ministério público, etc, etc, etc.. Mas quem é que vai querer ficar se deslocando para lá em dias úteis para prestar depoimentos, fazer reconhecimentos, audiências, etc, perdendo dias de trabalho e ainda sujeito a sofrer algum tipo de ameaça à integridade física? E pior, sabendo, que no final não vai dar em nada...
Em minha opinião o melhor é usar a inteligência e sempre contornar o conflito, melhor não acampar (ou dormir) na praia se existir a advertência de que é proibido, muito melhor conversar com os locais arrumar um quintal de algum morador, ou algo do gênero. Vc fica mais protegido e ainda pode fazer amigos e aprender sobre a cultura local.
Eu sou da opinião que brigar contra o sistema é burrice, muito mais esperto é usar o sistema contra ele mesmo.
Abçs.
Bob
* Lei das Contravenções Penais
“Vadiagem
Art. 59. Entregar-se alguém habitualmente à ociosidade, sendo
válido para o trabalho, sem ter renda que lhe assegure meios bastantes de
subsistência, ou prover a própria subsistência mediante ocupação
ilícita:
Pena
- prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses.”
PS: Já existe um projeto de lei (do ano de 2007) para revogar a contravenção penal de vadiagem, mas por enquanto está valendo.
----- Original Message -----From: divanei goes de paulaSent: Wednesday, December 14, 2011 2:42 PMSubject: RE: [T&T] Acampar nas praias é proibido, quem pode fiscalizar ?
Mas como você disse, pelo menos foi o que eu entendi, somente uma autoridade policial tem o direito de me tirar da praia, mesmo que depois acontece tudo aquilo que você sitou.
Assim, embora as praias sejam área da União, do povo, e todo blá, blá, blá que já sabemos de cor, não podem ser território livre para outros crimes. É saindo por essa tangente que os caciques locais conseguem te proibir de dormir na praia, mesmo que sem barraca. Por exemplo, a autoridade policial local - que eventualmente é "amiga" de quem "manda" na praia - caso te pegue dormindo na areia tem a possibilidade de te levar detido para averiguação de vadiagem*. Embora ninguém seja condenado por essa contravenção penal nos dia de hoje, ainda é possível deter uma pessoa para averiguação, depois de umas horas, ou um dia numa carceragem lá no fim do mundo, vc vai ficar muito contente quando te soltarem e vai sair rapidinho. Isto é só um e xemplo, podem ainda aplicar, desacato, desobediência, suspeita de posse de drogas, posse de arma branca (canivete ou facão), ameaça, perturbação da ordem pública e dezenas de outros crimes. Motivo para te levar para a delegacia local é que não vai faltar, e lá vc está longe de amigos, família e do seu advogado, ou seja, está sujeito a qualquer coisa. E estou falando só de medidas estritamente legais, excluindo eventual violência física (o popular "tomar um cacete"). Não trabalho na área criminal, mas o básico eu tenho uma idéia pelo que aprendi na faculdade e de conversar com colegas criminalistas.