Habilitando e desabilitando os agentes

Marcelo Mrack

to treelayer-merlin
Ontem , criei o projeto http://agent4java.dev.java.net para colocar (e
centralizar) as idéias sobre os agentes (recurso oriundos da Eiffel)
que implementei no Merlin.

Durante isso, percebi uma possibilidade (melhoria ou sei lá o que) que
é permitir ou não que os agentes sejam ativados via configuração
(.properties).

Na prática, eu devo ter na configuração algo como

agents-enabled=*

ou

agents-enabled=foo.bar.*;foo2.bar2.ClassXPTO;**model.*

ou mesmo algo para suprimir agentes

agents-disabled=*.tests;*.samples.model.**;foo3.bar3.ClassXPTO.name

Na prática, usar expressões regulares (ou os curingas do Ant - que eu
acho muito mais prático e aplicável devido a natureza hierárquica
dos pacotes java) para habilitar ou desabilitar explicitamente agentes
sobre alguns pacotes, classes ou mesmo métodos e propriedades.

Devo explorar isso mais no futuro, por enquanto fica como está, todo
agente definido funciona.

Quanto a complexidade, isso não é difícil, bastando aplicar um
filtro na busca do agente ou inibindo de carregá-lo no início do
sistema.