Justiça britânica abre caminho para extradição de Assange, em vitória dos EUA

5 views
Skip to first unread message

andre luiz

unread,
Dec 10, 2021, 11:26:34 AM12/10/21
to Transparência Hacker
preso até hoje...
até quando???

Justiça britânica abre caminho para extradição de Assange, em vitória dos EUA

Fundador do WikiLeaks é acusado de violar lei de espionagem americana; defesa deve recorrer da decisão


A Justiça britânica aceitou nesta sexta (10) recurso do governo dos Estados Unidos para que o australiano Julian Assange, fundador do Wikileaks, seja extraditado para enfrentar acusações criminais, incluindo violação de uma lei de espionagem e conspiração contra o governo americano.

Em janeiro, um tribunal de primeira instância havia negado o pedido dos EUA, alegando que Assange corria o risco de se suicidar caso fosse extraditado. A defesa do governo americano, por sua vez, contra-argumentou em outubro que a decisão não havia dado importância a outros relatórios apresentados sobre a saúde mental de Assange.

O juiz Timothy Holroyde, que acatou o recurso, disse que estava satisfeito com o pacote de garantias apresentado pelo governo americano, como, por exemplo, a promessa de não manter Assange em uma prisão de segurança máxima no Colorado e a transferência dele para a Austrália para que cumpra a pena caso seja condenado.

A defesa de Assange, coordenada pelo ex-juiz espanhol Baltasar Garzón, alega que as poucas garantias apresentadas por Washington não mudam o fato de Assange correr o risco de se suicidar.

Assange foi alvo de 18 acusações relacionadas à divulgação de uma vasta coleção de registros militares e diplomáticos confidenciais dos EUA em 2010. De acordo com as autoridades americanas, os vazamentos das informações sigilosas colocaram vidas em perigo.

Assange e o site WikiLeaks se tornaram famosos em 2010 após a publicação de cerca de 700 mil documentos militares e diplomáticos confidenciais que colocaram os EUA em situações delicadas.

Entre as publicações, havia um vídeo que mostrava helicópteros americanos atirando contra civis no Iraque, em 2007. O ataque matou ao menos dez pessoas em Bagdá, incluindo dois jornalistas da agência de notícias Reuters.

Autoridades americanas dizem que mais de cem pessoas foram colocadas em risco após as divulgações do WikiLeaks e cerca de 50 precisaram receber assistência, com algumas fugindo de seus países de origem com seus cônjuges e familiares para se mudar para os EUA ou outro país seguro.

Do outro lado, apoiadores de Assange o consideram um herói anti-establishment e reiteram o discurso de que atacar o seu trabalho é atacar o jornalismo e a liberdade de expressão com motivações políticas.


https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2021/12/justica-britanica-abre-caminho-para-extradicao-de-assange-em-vitoria-dos-eua.shtml


andré



Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages