Infraestrutura pública de API para BigData Open Goverment

Chico Venancio

to thac...@googlegroups.com, jean-emman...@rizze.com
Pessoal,

Aos que ainda não me conhecem, sou Chico Venancio e iniciei uma empresa de tecnologia aqui no Maranhão chamada VM TECH. Um dos maiores parceiros que tivemos o prazer de conhecer foi o Jean Orfevre, CEO da RIZZE (em cópia). Em uma reunião em que um dos assuntos foi o projeto de fiscalização de BUs e algumas outras coisas surgiu o assunto do Open Goverment e do site dados.org.br.

A partir daí passamos a discutir algumas possibilidades e decidimos iniciar um projeto para desenvolver uma API pública que dê acesso a uma infraestrutura de análise a apresentação dos dados.

Inicialmente tivemos a seguinte ideia:
Desenvolver uma API que permita o envio de grande quantidade de dados e a rápida análise e apresentação dos dados de formas úteis.
Desenvolver um sistema que use processamento distribuído para fazer essa análise de forma economicamente viável.

A Rizze já tem alguns detalhes a mais decididos mas ainda estamos em fase de planejamento, se há algo que vocês acham muito importante em uma estrutura desse tipo é melhor que mencionem logo...

Por fim, a maior preocupação da Rizze com esse projeto foi se haverá usuários. Eu dei uma afirmativa de que vocês já fazem esse trabalho criando ferramentas próprias e tendo uma infraestrutura precária, tendo um estrutura robusta e uma api comum para troca de dados e processamento tenho certeza que fariam um trabalho ainda maior e melhor. Sem vocês esse projeto será um pequeno brinquedo para a Rizze e a VM TECH, com vocês podemos começar a usar big data para apresentar dados públicos de maneira útil.

Enfim, esse texto é só para começar o tópico, façam perguntas e sugestões.

Abraços,

CEO e Diretor de Criação,
VM TECH

Vitor Baptista

to thac...@googlegroups.com, jean-emman...@rizze.com
Oi Chico e Jean,

Não tenho nenhuma sugestão técnica pro projeto de vocês porque ele está ainda um pouco vago. O que não consigo fazer agora que conseguirei depois que sua ideia for implementada?

Mas o que quer que vocês façam, sugiro fortemente ser software livre.

Abraços,

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

Vítor Baptista

Developer  |  http://vitorbaptista.com | LinkedIn | @vitorbaptista

The Open Knowledge Foundation

Empowering through Open Knowledge

http://okfn.org/  |  @okfn  |  OKF on Facebook  |  Blog  |  Newsletter

Jean-Emmanuel ORFEVRE | RIZZE

to Vitor Baptista, thac...@googlegroups.com
Oi Vitor, Chico

Obrigado pela sua resposta. Desculpa pelo meu portugues, estou Frances, aprendendo.

Entendi dois coisas, lendo o seu email:
1- precisa ser mais preciso no projeito, e avancar nele,
2- uma sugestao de abrir o codigo fonte do API.

Abraços,
Jean-Emmanuel

Atenciosamente,
Jean-Emmanuel ORFEVRE  | RIZZE | RIZZE BRASIL LTDA
CEO
+55 (98) 8116-0627   São Luis
+55 (11) 3280-1621   São Paulo

Chico Venancio

to thac...@googlegroups.com, Vitor Baptista

Sim, Jean,
Creio que entendestes o email do Vitor.

Em geral penso que o projeto ainda é vago para todos que não estiveram na nossa reunião. Mas enfim, ainda creio que haverá um grande uso do pessoal dessa lista.

A ideia é criar um conjunto de ferramentas que facilitaria e baratearia  o processamento e a manipulação de grande volumes de dados oriundos de "datasets públicos". O objetivo final seria obtermos uma api, ou até um conjunto de APIs para lidar com grandes datasets.

Enfim,
Na medida que o projeto for tomando corpo nós manteremos vocês atualizados nesse tópico.

Abraços,

Chico Venancio
CEO e Diretor de Criação
VM TECH - (98) 8800-2743