Estatísticas da base destas eleições do TSE

Fernando Rufino

to Transparência Hacker

Tentei fazer um panorama das candidaturas de cada partido e a relação entre eles nessas eleições de 2016 usando a base de dados do TSE. Reparem que não dá pra editar diretamente as planilhas, mas dá pra copiá-las. Estou aberto a dúvidas e sugestões, e espero que as informações sejam úteis.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1lSVGQ2zDR6AzZqo8rXtoOYpD6ToOHfafG0Be80GiPqw/edit?usp=sharing

Meus destaques:

  • O Partido da Mulher Brasileira é o que tem a maior proporção de candidaturas femininas, com cerca de 43%. Ainda assim, a maioria é masculina num partido que remete à bandeira da mulher na política;
  • NOVO, PMDB e PSDB formam o pódio da predominância de candidaturas de pessoas brancas, com impressionantes 90%, 60% e 59%, respectivamente;
  • O PSD, fundado em 2011, aparece com o terceiro maior número de candidaturas, e me parece merecer maior atenção nos meios de comunicação, especialmente dos analistas que neles publicam;
  • Nenhum partido apoia mais candidatos a prefeito de outro do que o PT apoia os do PMDB. Levando o tamanho do eleitorado em conta, a relevância desses apoios diminui, mas nas duas métricas a relação parece ser consideravelmente vantajosa ao PMDB, que recebe muito mais apoios do que provê. Se isso poderia ser justificado satisfatoriamente antes do impeachment, os últimos acontecimentos tornam muito difícil essa tarefa perante sua base. É preciso perguntar: o que se passa no Partido dos Trabalhadores?
  • Luciana Genro disse: linha auxiliar do PT é uma ova! E o comportamento do PSOL visto através desses dados me parece corroborá-la.

SandroGeo

to Transparência Hacker
Oi Fernando, ficou bem interessante sua organização dos dados. Talvez algo sobre o patrimônio declarado dos candidatos complementa-se essa visão.

Abraços,

Abelardo Mota

to Transparência Hacker
Olá Fernando,

tem como disponibilizar os scripts/códigos utilizados nesses cálculos?

Estava mexendo aqui nos dados desse ano de candidatos do Ceará e parei depois de encontrar vários indícios de que os dados não são confiáveis, como uma 'MOTO SHINERAY 49 CC, JET' declarada por 4 reais...