Seminário YouTube e Política: entre pesquisa acadêmica, mercado e interesse público (+minicurso!)

5 views
Skip to first unread message

Rafael C. Sampaio

unread,
Jun 17, 2021, 8:35:19 PM6/17/21
to compolit...@googlegroups.com, internet_e_politica@googlegroups com

 O grupo de pesquisa Comunicação e Participação Política em Democracia Digital (COMPADD) vai sediar, entre os dias 28 e 30 de junho de 2021, a primeira edição do Seminário YouTube e Política: entre pesquisa acadêmica, mercado e interesse público.



Promovido em parceria com o Instituto Nacional em Ciência e Tecnologia sobre Democracia Digital (INCT.DD), o objetivo do encontro virtual é fomentar o diálogo entre pesquisadores acadêmicos e empresários, unindo pessoas com atuação direta ou interesse nos usos políticos da plataforma de vídeos mais popular do Brasil e do mundo. Cada vez mais presente no cotidiano político nacional, o YouTube ainda é pouco utilizado como fonte de pesquisas em comparação a outras redes sociais, mas apresenta um terreno fértil para conversação, disputas narrativas e apresentação de conteúdos independentes e frequentemente formatados para públicos e objetivos bem específicos.


 

A programação inclui ainda um minicurso prático com o Prof. Dr. João Senna (UFBA/INCT.DD). Em "Introdução à análise audiovisual no YouTube", o pesquisador apresentará ferramentas e técnicas para melhor compreender os materiais publicados no ambiente de vídeos.

 


O seminário celebra também o lançamento do COMPADD como grupo de pesquisa, marcando ainda a divulgação de seus canais de comunicação. As novidades incluem um site, páginas em redes sociais e o canal no YouTube, que será a plataforma oficial de transmissão das mesas. Para participar do minicurso, é necessário realizar uma inscrição gratuita. Já as mesas estarão abertas a todos os interessados.

 

 

Sobre o COMPADD

 

Sob coordenação do Prof. Rafael Cardoso Sampaio, o COMPADD desenvolve projetos de pesquisa em duas linhas principais. A primeira é sobre democracia digital, aqui entendida na forma de projetos, iniciativas e práticas ofertadas por agentes do estado e também pela esfera civil para incrementar valores democráticos, como participação, transparência e a deliberação pública. A segunda linha é sobre Comunicação Política Digital Contemporânea, na qual o objetivo é entender como políticos profissionais e instituições públicas fazem uso dos meios digitais, notadamente as mídias sociais, para avançar suas agendas e também para interagirem com seus diferentes públicos.


Seminário YouTube e Política: entre pesquisa acadêmica, mercado e interesse público


PROGRAMAÇÃO


28/06

19h - Abertura: Prof. Wilson Gomes (UFBA/INCT.DD)


19h45 - Mesa de debate: Youtubers na política, Youtubers políticos e política no YouTube: formatos, discursos e públicos

Participantes: Alana Rizzo (YouTube Brasil), Caio Machado (Instituto Vero) e Cláudio Couto (EAESP-FGV)/ Mediadora: Kelly Prudencio (PPGCOM-UFPR)

 

29/06

19h - Mesa de debate: YouTube enquanto objeto de pesquisa e de interesse público

Participantes: Danielle Sanches (DAPP-FGV), Maurício Moura (IDEIA), e João Guilherme Santos (INCT.DD/UFBA) / Mediador: Sergio Braga (PPGCP-UFPR)

 

30/06

19h - Mesa de debate: YouTube enquanto uma plataforma de desinformação política/viralização de discursos de extrema direita;

Participantes: Guilherme Felitti (Novelo Data), Nina Santos (INCT.DD/UFBA), Ricardo Fabrino (INCT.DD/UFMG) / Mediadora: Camila Rocha (Cebrap)

 

Todas as mesas serão transmitidas por nosso canal: https://www.youtube.com/compadd

 

 

Para mais informações, contate o grupo de pesquisa em com...@ufpr.br.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Inscrições para o minicurso: https://doity.com.br/youtube-politica


De 28 a 30 de junho de 2021

15-17h - Mini-curso “Introdução a análise audiovisual no Youtube” Prof. João Senna (UFBA/INCT.DD).


Ementa:

Este curso tem como objetivo a apresentação de metodologias de análise textual do audiovisual e de como aplicá-las ao estudo de vídeos do youtube, prioritariamente vídeos curtos de não-ficção. A proposta é que esse seja um curso para pessoas de diversas áreas que estejam interessados no funcionamento e estudo dos aspectos plásticos desses vídeos, se focando no desenvolvimento de um olhar analítico pelos alunos ao longo do curso. Para isso, vamos trabalhar com:

 

- O que é análise textual, quais suas aplicações e limitações, como se diferencia da análise do discurso e da análise de conteúdo;

- Fundamentos da análise textual visual, como construir o objeto, relação figura/fundo, linhas de força e ambiência;

- Fundamentos do texto audiovisual, planos, cortes e cenas na tessitura de uma locução;

- Fazendo sentido do texto audiovisual, estética, semiótica e retórica como modos de dar sentido a materialidade audiovisual;

- Proposta de tipologia dos vídeos do youtube, relação entre o corte e o apresentador;

- Exemplos de análise de vídeos políticos no youtube, a relação entre estética e retórica.

 



Rafael Cardoso Sampaio
Coordenador do PPGCP da UFPR
Grupo de Pesquisa Comunicação e Participação Política (COMPA)
Pesquisador do INCT.DD
Bolsista produtividade do CNPq-2
Lattes | Academia.edu | ResearchGate | Scholar | Orcid
WhatsApp Image 2021-06-15 at 14.32.14.jpeg
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages