Ônibus Hacker -- próximas paradas.

Patrícia Cornils

to thac...@googlegroups.com
Muita calma na parada

E agora, o ônibus?

Conversando na Casa de Cultura Digital, pensamos algumas coisas sobre como tocar nosso buzão daqui pra frente.

Demandas e expectativas

Depois do processo do Catarse, da enorme e poderosa mobilização que ele gerou, começou a haver demanda por hackers days e por invasões hackers de tudo quanto é lado. Itaú Cultural e Agência Click são duas delas.

O que a gente conversou, e que perpassa o que vou compartilhar aí embaixo com todo mundo, foi o seguinte: Muita calma nesta hora.

Vamos fazer um processo de comprar, equipar, agendar o buzão de dentro para fora, no nosso tempo e da nossa maneira. O que conseguimos no Catarse foi justamente a autonomia para fazer assim.  Em vez de correr atrás das demandas que surgiram no hype. O que é esse tempo, o que é essa maneira? É colaborativa e do it yourself.  Por enquanto, é isso:

Catarse, dinheiro, conta
Ainda demora pelo menos quinze dias para o Catarse acabar de receber os boletos que ainda podem cair, descontar os 5% que ficam de todos os projetos pra plataforma e mais 5% de custos financeiros das transações com cartões de crédito e bancos.

Quando recebermos a grana, vamos abrir uma conta no banco, do buzão. E publicar o movimento dessa conta.

Compra do buzão
Pedro Belasco e Pedro Markun vão, durante o mês de agosto, e o que resta de julho, procurar ônibus. Pode tanto ser um ônibus comprado por meio de anúncios no Mercado Livre, por exemplo, quanto um veículo doado – sem contrapartida – por viações, cias. de ônibus etc. Se conseguirmos a doação, fica mais grana para fazermos o remix colaborativo – a reforma – do buzão. O preço estimado, se não houver doação, é R$ 30 mil.

Livia Ascava, Bruno Fernandes e Pati Cornils vão preparar um projeto executivo pra apresentar para os possíveis doadores, Marco Polo entre eles.

Recompensas
Considerando que arrecadamos R$ 58 mil. Temos que descontar os custos relacionados ao Catarse: além dos 10%, temos que entregar as recompensas aos doadores. Isso vai custar cerca de R$ 4 mil, para:

1000 adesivos
150 camisetas (R$20 cada)
stencil para fazer as estampas

Nossa ideia é produzir os estencil em uma oficina na CCD, com o Felipe "Juca" Sanches, também da comunidade. Vamos fazer um kit camiseta e disponibilizar para as pessoas as máscaras do estencil e as instruções de como imprimir os desenhos em suas próprias camisetas. Para quem não topar, mandamos camisetas prontas. A Liane vai ajudar a produzir tudo isso.

O remix do buzão
Vamos reservar R$ 5 mil para um fundo de falhas/necessidades mecânicas do ônibus.

E vamos usar R$ 16 mil pra fazer o remix do buzão. O que é isso? Chamar coletivos que conhecemos (Metareciclagem, Garoa Hacker Clube, Aliança do Video Livre, Brasuínos, pessoal de arte e graffiti são exemplos) para apresentar propostas de como tornar o ônibus hacker. A proposta é chamar quem sabe o que é o projeto, quem já conhece o buzão. O dinheiro será aplicado na forma de bolsas para essa galera, para projetar e realizar as mudanças no buzão. Cada debate sobre o que fazer no buzão será aberto, participa quem quiser. O trabalho, idem. As conversas com esses coletivos serão tocadas pelo Pedro Markun e pela Dani Silva, com ajuda da Pati Cornils e da Livia Ascava.

Um fundo de viagem
Vamos reservar R$ 6 mil para um fundo de viagens, a um custo (gasolina, alimentação etc) de R$ 1 mil por viagem.

Então, cronograma dos próximos passos
Jul/Ago
Bus Hunting (empresas de busão, viações) Belasco
Conversas (com grupos e coletivos já conhecem o Ônibus) Pedro, Pati, Dani, Lívia
Contrapartidas (mutirão do stencil) Juca (camisetas vetor) Felipe - Liane
Proposta executiva Lívia, Bruno e Pati
Site Dani, Casaes, Boaro e Capi
Estratégia RP Diego e Livia

O site
O Diego Casaes, a Dani Silva, o Capi e o Julio Boaro vão colocar no ar o site do Ônibus Hacker. O Pedro Belasco já registrou o domínio: www.onibushacker.org . A ideia é que seja um site focado nas atividades que envolvem o buzão (inclusive essas relacionadas aqui). E que tenha um botão para continuarmos a receber doações. Por onde possamos estabelecer um diálogo com todos os apoiadores do ônibus (tem muita gente que não está na lista) e mostrar as contas do buzão. O que a gente chamou de estratégia de RP, a ser tocada pela Livia e pelo Casaes, é a idéia de responder demandas, dúvidas, perguntas, chamadas etc. Inclusive com a seguinte resposta, enquanto tocamos todo esse processo: 'não sabemos'.

No site também criaremos um espaço onde todos poderão trazer ideias para o busão.

Lançamento do buzão (ufa!)
Nossa meta é ter o ônibus pronto para rodar em dezembro e lança-lo no Festival da Cultura Digital, no Rio de Janeiro. Dias 2, 3 e 4. Estamos tratando essa como a data-limite para ter o buzão nos trinques.

Outros eventos, por enquanto
Campus Party, 2o Encontro do W3C  e etapas estaduais da Consocial

Continuando o cronograma

Set – Especificação técnica do buzão, remix
Out – Remix
Nov – Remix, começa a preparação pros hack days no Festival da Cultura Digital, W3C
Dez – Remix, festival
Jan/ Fev – Preparação pra Campus Party, Campus Party
Março – Começam as invasões hacker
Maio – Consocial, etapa nacional

Invasões hacker
Precisamos desenvolver uma metodologia de escolher as cidades, preparar e realizar as invasões. E, principalmente, como deixar o buzão aberto para as ideias que vierem. Sim, somos cooptáveis, mas somente para o que fizer sentido para nós. A ideia é fazer, no começo, uma por mês. Também no começo, em cidades a quatro horas de distância de SP, para podermos fazer em finais de semana. Precisamos, daqui até janeiro, saber:

. um método de seleção de cidades
. um descritivo do processo (passo a passo de produção)
. como organizar uma agenda aberta para outros grupos

Fazer junto
Se alguém já estiver afim de colaborar em algum desses grupos de trabalho, é só dizer. De qualquer forma, essa não é a última chamada. Vamos colocar atualizações sobre cada atividade no nosso site e sempre que rolar alguma conversa, reunião ou atividade, avisaremos para que participem.

--
Patrícia Cornils
11 3124-7444 ou 8372-7473

Felipe Sanches

to thac...@googlegroups.com

2011/7/24 Patrícia Cornils <patrici...@gmail.com>

[...]

Esses adesivos são aqueles que já foram feitos? Ou ainda precisa ser encomendado um novo lote de mais 1000?

150 camisetas (R$20 cada)

Olhei na página do catarse e esse número de 150 camisetas parece que não bate. Temos 177 apoiadores com 50 reais. E imagino que quem doou mais que 50 reais também ganha camiseta, né? Se for o caso, então seria 177+40+13+9+1, ou seja, 240 camisetas.

[...]

A idéia é legal! Entretanto, cortar stencil dá trabalho (algo de 15 minutos a quase uma hora pra cortar uma chapa dependendo da complexidade do desenho). Adorei a idéia de fazer kits, mas aí teria que ser uma dessas duas alternativas:

1) um kit com chapa de raio-x, impressão em papel do desenho em tamanho real e instruções de como cortar a chapa e como aplicar na camiseta (e/ou na parede). Aí a pessoa teria que ir atrás de arranjar um estilete, uma caneta de marcar cd, uma base de madeira pra trabalhar no corte, tinta, etc.. A não ser que queiram incluir também essas coisas no kit.

2) podemos mandar cortar chapas de stencil a laser. A vantagem é que fica bem mais fácil pra quem receber o kit, e a qualidade será com certeza melhor do que se as pessoas precisarem cortar à mão. E ainda dá pra fazer um desenho com mais detalhes. Entretanto, teria que ver qual o custo do serviço de corte a laser. Usei esse serviço para fabricar peças para a minha máquina de pinball, mas eram peças de acrílico de 2 milimetros. Pra stencil, as chapas são beeem mais finas, e portanto deve cortar bem mais rápido, assim reduzindo o preço, já que costuma ser cobrado por tempo de operação da lasercutter.

Sobre fazer oficina de stencil, eu topo também. Mas só pra avisar, dia 2 de agosto eu viajo pra Europa, então teria que ser agora nessa semana, ou então só depois do dia 14 de setembro.

 Juca

Renato Fabbri

to thac...@googlegroups.com
oi Patrícia,

Estou interessado em participar sim, especialmente do remix do busão.

Aliás, uma visita do bus aqui em sanca é muito interessante e vem a calhar neste
momento.

Bora ver nossas possibilidades. Mais uma vez parabéns pra nóis!

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.

--
GNU/Linux User #479299
skype: fabbri.renato

Marcelo Castañeda

to thac...@googlegroups.com
Oi pessoal,

Eu topo participar em 2 frentes:

- projeto executivo para possíveis doadores de ônibus;
- estratégia de RP/site.

Abs!
--
Marcelo Castañeda,
Skype: marcastaneda

erico dias

to thac...@googlegroups.com
patricia senti um falta um pouco sobre as questões mecânicas do possível ônibus, mesmo doado há de ter alguma reserva para isso.

Sam Carecho

to thac...@googlegroups.com
Olá Patricia e people,

Adoraria participar da oficina do Juca e da Liane.

Também gostaria de participar do desenvolvimento do site. Posso criar um aplicativo usando a API do Google Maps.
Com o aplicativo será possível traçar rotas, visualizar ações/eventos(ocorridos e a ocorrer) no mapa, etc, etc, etc.

O que acham da ideia?

Abraço,
Sam (digiwise)

eiabel lelex

to thac...@googlegroups.com
Hola pueblo,
em maio de 2012 tem encontrão metareciclagem em ubatuba.
venham!
--
Se você não concordar, não posso me desculpar...

... aprendi a me virar sozinha e se estou te dando linha é prá depois te abandonar..

"Pode se remoer, se penitenciar eu encontrei alguém que só quer me beijar"(Calcanhotto)

"isso você não pode evitar por aqui - disse o gato - todos somos malucos, eu sou, você é."

Com todo o perdão da palavra, eu sou um mistério pra mim. E eu suponho que me entender não seja uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato. E nem eu me entendo, pois sou infinitamente maior que eu mesma, eu não me alcanço. Mas eu fui obrigada a me respeitar, pelo fato de não me entender. Qual palavra me representa? Uma coisa eu sei: eu não sou o meu nome. Meu nome pertence aos que me chamam.
(Clarice Lispector)

Haydee Svab

to thac...@googlegroups.com
Topo ajudar com as camisetas e no Consocial ;-)
Bjs
Haydée Svab
http://blog.hsvab.eng.br/

Bruno Freitas

to thac...@googlegroups.com
Algumas coisas:

1) Esse busão vai envolver vários custos fixos como, por exemplo, internet móvel. Em geral, é um custo acessível, mas todo santo mês bate a fatura na caixa de correio.
2) Falando em internet móvel, estamos falando de conexão 3G. Essa conexão depende de MSC`s (Mobile Switch Centers) e de redes de acesso de telefonia móvel (BTS`s e RNC`s). Lembro que em algum e-mail passado a galera tava pensando em fazer as invasões em cidades pequenas, onde a tecnologia não chega ou chega com muita dificuldade. E, em geral, essas cidades tem uma cobertura 3G péssima, quando tem. É importante levar isso em conta na hora da definição da metodologia de escolha das cidades. Uma maneira de resolver isso é utilizar conexão via satélite, mas ai a conta é beeem mais cara. Ou ainda registrar tudo offline e "upar" assim que rolar uma conexão. Um outro ponto importante nesse custo de conectividade é o fato de que as operadoras tem franquias para download e upload. Planos ilimitados são caros e tendem a acabar em breve (trabalho em operadora de telefonia e vejo a tendência chegando cada vez com mais força, impulsionada pelo cenário de canibalização das redes nos EUA e Europa). Portanto, temos que tomar cuidado com o volume de tráfego que vamos gerar nas invasões e quaisquer outros eventos para não ter surpresas no final do mês (a internet no Brasil é ridiculamente cara!!!).
3) Topo participar da organização e planejamento do Festival de Cultura Digital aqui no Rio. E depois de ter preenchido a planilha do SurfHacker, podem contar com um ponto de apoio aqui no meu cafofo!!! É pequeno, mas é de coração. :)

É isso.

Tamo junto!

Abs

2011/7/24 Haydee Svab <hayde...@gmail.com>

--
"hay hombres que luchan un día, y son buenos
 hay otros que luchan por un año, y son mejores

Satô

to Transparência Hacker
Fala pessoal!

Muito bem planejada as questões do busão...

O Transparência Hacker tem personalidade jurídica (CNPJ)? Ou seja, ele
é uma associação devidamente registrada?

Não sei se é muita viagem, mas se o THacker tiver CNPJ poderíamos
tentar conseguir o busão da Receita Federal. Eles tem muitos ônibus
apreendidos. Recentemente minha universidade ganhou um. Talvez seja
uma alternativa.

Abraço!

Marcelo Castañeda

to thac...@googlegroups.com
Bacana, Bruno, tem um povo daqui da lista, e também fora dela, que tá agitando um Transparência Hacker Day Rio nos dias 16 e 17/09.
A idéia é definir os locais até o fim desta semana e começar a divulgar o evento (um dos locais é a ECO/UFRJ, o outro ainda estamos avaliando... tem umas mensagens da semana passada aqui sobre isso...).
Com isso, animamos o Fórum de dezembro!
Vamos nessa?
Um abração!
--
Marcelo Castañeda,
Skype: marcastaneda

Maira Begalli

to thac...@googlegroups.com
oioi,

me disponho a ajudar aqui
pode colocar meu nome no grupo de trabalho.
a gente tem trabalhada na construção de novas identidades no mutgamb (http://mutgamb.org)
e pessoalmente tenho interesse em projetar uma estrutura menos poluente e com adaptçãoes sustentáveis.

Daniela B. Silva

to thac...@googlegroups.com
Que lindo, quanta energia boa pra colocar o busão pra rodar.

Vamos anotando e tocando o barco, pessoal. Fiquem atentos e a gente vai avisando das etapas por aqui – quem puder ajudar, vai subindo.

Beijos,

Dani

Marcelo Castañeda

to thac...@googlegroups.com
A postos!
Abs!
--
Marcelo Castañeda,
Skype: marcastaneda

Capi Etheriel

to thac...@googlegroups.com
Satô, tem como você pesquisar essa doação pra sua universidade? parece legal, e cnpj é uma papelada. se for conveniente a gente abre um pra pegar esse ônibus, eu acho. rolou uma conversa no começo do ano onde se optou por não ter um cnpj de ong/oscip pra thacker. mas se for rolar um ônibus, certeza que rola re-discutir. nem que seja só pra pegar o onibus.

Patrícia Cornils

to thac...@googlegroups.com
Esqueci de falar uma coisa bacana: a gente estava querendo colocar a seguinte frase no parachoque do buzão:

Tecnologia é mato, o que importa são as pessoas.

Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/d/msg/thackday/-/FiZd6wiAPpIJ.

[...]

Marcelo Castañeda

to thac...@googlegroups.com
Bacana como mensagem, bota pra pensar.
Por outro lado, pensemos se existe, de fato, esta separação tão nítida entre tecnologias e pessoas...
Abs!
--
Marcelo Castañeda,
Skype: marcastaneda

Evandro Oliveira

to thac...@googlegroups.com
Caros(as)

É muito difícil e burocrático receber doação em CNPJ de ONG, OSCIP
ou qq coisa que o valha, aberto recentemente.
Estaríamos fazendo o mesmo procedimento de alguns políticos que
abrem fundações ou entidades assistenciais pra serem contempladas
com emendas orçamentárias e receberem ambulâncias, subvenções etc.

Acredito que THacker deve ter uma representação formal e jurídica. Isto
é complicado mas tvz seja necessário se pensarmos no futuro. Respeito a
decisão tomada anteriormente mas entendo que a mesma possa ser
discutida frente a novas realidades e necessidades.
Mas, por agora, e para o Projeto do ônibus, seria conveniente a associação e/ou
parceria com alguma OSCIP/ONG/etc que já tenha algum tempo de
existência e trabalho. Pode facilitar muitas coisas e romper Muitos entraves
burocráticos.

é o que penso...

[...]

Beagá - MG
(31) 9982-0221
Brasília - DF
(61) 9299-6229

Fabricio Zuardi

to thac...@googlegroups.com

Por que não um parachoque dinâmico? Acho que um parachoque que dê para se trocar a frase periodicamente é o ideal.

[]s

Marcelo Castañeda

to thac...@googlegroups.com
Parachoque dinâmico tem muito mais sinergia com este grupo inquieto e bacana!
Boa!
--
Marcelo Castañeda,
Skype: marcastaneda

Fabricio Zuardi

to thac...@googlegroups.com

Pode ser um esquema com uma grande fita de lona ou algo do tipo que para mudar de frase um motor enrola ou desenrola as bobinas, tipo fita cassete. Na falta de um motor pode ser na manivela também.

Dois diagramas toscos feitos durante o cafézinho:

:P

[]s

Daniela B. Silva

to thac...@googlegroups.com
finger drawing rules!

Carine Roos

to thac...@googlegroups.com

Salve dpadua! Gostei bastante da ideia do parachoque dinamico tbm...

Diego Rabatone

to thac...@googlegroups.com
Que tal leds com mensagens randômicas?....

Podemos até ter um número de cel para receber SMS e publicar a mensagem no letreiro led.... rs

--------------------------------
Diego Rabatone Oliveira

Rafael Mahler

to thac...@googlegroups.com
Olá.

Meu nome é Rafael Mahler, faço parte da equipe do BigBangCafé (bigbangcafe.net) e estou acompanhando o projeto Ônibus Hacker. Acho a ideia excelente. Parabéns!

Vi aqui na lista que serão produzidas camisetas do projeto, por isso estou enviando esse e-mail. A proposta do BigBangCafé, assim como do Ônibus Hacker, é utilizar crowdfunding para produzir camisetas de qualidade para um mercado ou comunidade de nicho.

Quero saber se além das camisetas com estencil, vocês tem interesse em disponibilizar uma estampa do Ônibus Hacker no BigBangCafé.

Entrem em contato caso tenham interesse ou alguma dúvida.

Att,
Rafael Mahler
rafael...@bigbangcafe.net
(21) 2232-5383

BigBangCafé | Camisetas originais, criativas e de qualidade.
http://bigbangcafe.net

Rafael Mahler
rafael...@dtmconsultoria.com
(21) 4063-4386

DTM | Simplificar as coisas é a melhor maneira de fazê-las funcionar.
http://dtmconsultoria.com

Produtos
SiteForte | Mais do que apenas um selo, é uma garantia de segurança.
e-Psiu | Atendimento rápido e fácil sem ter que gritar pelo garçom.

Satô

to Transparência Hacker
Então... Pelo que sei eles conseguiram o ônibus por intermédio de um
deputado estadual aqui do paraná. Vou tentar conseguir mais
informações para repassar para vocês.

Concordo com o Evandro, se formos criar uma personalidade jurídica
apenas para conseguir a doação do ônibus, compensa tentar fazer
parceria com alguma ONG ou instituição já consolidada.

Não sei qual é a ideia do grupo, mas em um primeiro momento acho
importante formalizar o coletivo THacker. Vejo que o grupo já está se
consolidando, está tendo repercussão em diversos órgãos de
comunicação, está até mesmo pensando em adquirir patrimônio. Por isso,
para os próximos passos não haverá muita escolha, no fim a
formalização será inevitável.

Por exemplo, vamos pensar que não dê certo a doação do ônibus, mas que
as coisas transcorram como a Patrícia expôs no início do tópico. Com o
dinheiro arrecadado no Catarse é adquirido aquele ônibus que está no
vídeo da campanha. Vamos pensar nos próximos passos: como será feita a
transferência do patrimônio do ônibus? Ele será transferido para o
patrimônio de quem? Quem pagará o IPVA? Quem será responsável pelas
possíveis multas que o ônibus possa sofrer? Onde será guardado o
dinheiro do projeto? A conta estará no nome de quem?

E podemos ir além! E se um dia o THacker vier a se dissolver, para
quem vai o patrimônio? Ele será dividido entre todos os que participam
deste fórum, será dividido apenas entre os idealizadores do projeto,
ou será doado para alguma instituição com finalidade similar ao que
está sendo proposto pelo grupo? E quem tem direito a decidir os
próximos passos desta associação: todos os membros deste fórum, o
pessoal que está desde o início, ou os que participam ativamente?

Enfim, estas são algumas das questões que poderiam ser resolvidas com
a formalização do grupo. Certamente que já há várias regras sobre tudo
isso. O que é feito quando se cria uma associação é colocar tudo isto
no papel. Penso que isto tem tudo a ver inclusive com um dos grandes
motes deste coletivo: que é a transparência. Estabelecendo estatuto,
regimento e personalidade jurídica, este grupo deixará mais claro para
o mundo externo para que veio, e de que forma atingirá seus objetivos.
Estes elementos não fazem tanta falta quando se trata de discutir, e
estimular os internautas à cidadania digital. No entanto, para
adquirir parceiros (empresas, governo) eles vêm a ser de fundamental
importância.

Bom... Penso que valha a pena rediscutir este assunto, analisando
todos os prós e contras.

Se necessário, será um prazer ajudar...

Abraço!

On 26 jul, 12:23, Evandro Oliveira <pyxi...@gmail.com> wrote:
> [...]
> parceria com alguma OSCIP/ONG/etc que já tenha algum tempo de
> existência e trabalho. Pode facilitar muitas coisas e romper Muitos entraves

Flagner Camargo

to thac...@googlegroups.com
Ótima ideia, cordões de LED não custam TÃO caro assim e o visual fica bem legal. Os circuitos para controlar os LEDs tb podemser simples, alguém da lista que manje de eletrônica pode confeccioná-los.

Diego Rabatone

to thac...@googlegroups.com
Flagner, certamente o pessoal do HackerSpace pode nos ajudar com isso (Alô Juca! Quanto ficaram aqueles painéis LED que vc comprou pra máquina de pinball?)

Outra coisa que me veio à mente.... talvez seja necessário, após a reforma, regularizar o ônibus nos órgãos de trânsito... não podemos esquecer disso.

Fabricio Zuardi

to thac...@googlegroups.com

É, com LED se compromete um pouco a legibilidade da coisa, mas ta valendo tb.

Liane Lira

to thac...@googlegroups.com
O Juca falou o seguinte: são 7 displays interconectados pelo arduino, tudo vindo por duas importações, ficando próximo de 400 reais.

Alberto Fabiano

to thac...@googlegroups.com
Sirs,

     Apenas como curiosidade, o que antes era vontade de alguns agora é decisão institucional definido ontem a noite no conselho deliberativo do Garoa, sendo até um dever de "irmandade" do nosso hub inter-coletivo:

       - Iremos colaborar no que o máximo possível nos projetos do Ônibus Hacker!

    Neste caso em específico do painel, podemos fazer um orçamento completo e projeto completo, visto que não é só displays mas também as placas de controle e também interfaces.

    Então, podem considerar que este painel  é de responsabilidade do Garoa, o que já podemos iniciar seu desenvolvimento.

    Porém vamos fazer uma "juntada geral" de sub-projetos factíveis dentro do contexto de automação  para avaliarmos depois em conjunto com a própria infra-elétrica do busão, visto que se a parafernália for muito ousada isto pode gerar efeitos colaterais com o próprio projeto elétrico do veículo.

    E vamos deixar as idéias rolarem...

    Sendo bem prático neste caso, o projeto fica em torno de uns R$ 500,00

[]s

@AlbertoFabiano

Gutem

to thac...@googlegroups.com

Gabriel Paladino

to Transparência Hacker
Opa, to chegando agora por aqui. Muito boa a ideia e parabens no
sucesso do projeto no Catarse.

Acho que existem diversas empresas no pais que estariam dispostas a
contribuir em algo assim e a doação/patrocinio na compra seria muito
boa para o projeto por não usar os recurso direto na compra e sim em
investimento em todas as outras necessidades do projeto. Para quem vai
tocar os projetos executivos acho que seria interessante tentar
conserguir alguma empresa dessas que possa por exemplo vender um
onibus usado pela metade do preço e mais umas outras 2 ou 3 que
banquem o pagamento do resto. Acho que vale a pena procurar empresas
de tecnologia principalmente as livres nessa questão.

Quanto as cidades, vejo que são praticamente de são paulo, quando
forem iniciar tentem pensar em opções que estão com necessidade grande
nesse tipo de transparencia (eu sei, o Brasil inteiro precisa), mas
falo em nome da Região Serrana do RJ que sofreu horrores em Janeiro e
agora enfrenta em Teresópolis e Nova Friburgo denuncias de MP e CPIs a
respeito de possiveis corrupcoes com o dinheiro que deveria ser para
tentar minimizar a dor de tanta gente que AINDA sofre por aqui.

On Jul 26, 12:38 pm, Marcelo Castañeda <celocastan...@gmail.com>
wrote:
> Parachoque dinâmico tem muito mais sinergia com este grupo inquieto e
> bacana!
> Boa!
> --
> Marcelo Castañeda,
> *Skype:* marcastaneda
> *Facebook:*http://www.facebook.com/marcelo.castaneda
> *Twitter:*http://twitter.com/#!/celocastaneda
> *Blog:*www.lidadiaria.posterous.com<http://www.lidadiaria.blogspot.com/>

Pedro Belasco

to thac...@googlegroups.com
Tinha uma conversa (agora perdi) de um pessoal discutindo biodíesel para o busão.
Esbarrei neste programa da própria mercedes-benz, de remanufatura de motores antigos, em que eles instalam uma "injeção eletrônica" no motor que melhora sensivelmente a potencia, consumo e a emissão de poluentes porque faz uma queima melhor de combustível.
De repente vale a pena bater lá para pedir um facelift destes, caso o motor seja mercedes :)

Ou se o pessoal do garoa topar desenvolver um troço destes, ia ficar mais lindo ainda.

Abraço.

2011/7/26 Gabriel Paladino <gabpa...@gmail.com>

--
Pedro Belasco
-11 8108 4565

Jader Gama

to thac...@googlegroups.com
Salve gente!

Nós aqui do Coletivo Puraqué, colocamos a disposição nossa pessoa jurídica, caso seja necessária para algum tipo de doação, para o Projeto do Buzáo Hacker!!!

Abraço,
Gama
@ogama

Maira Begalli

to thac...@googlegroups.com
pedro,

acho que vale comprar o ônibus e ver quais são as especificações técnicas dele.
brincadeiras a parte com a anti-matéria, acho sim que dá pra adaptá-lo com combustivéis alternativos.
não conheço a proposta da mercedes, mas acredito que ainda continua na mesma linha de derivaos de petróleo, não?
@mabegalli

"o nômade nunca muda, ele sempre está em casa" - hakim bey

http://bikini.veredas.net
http://mutgamb.org
http://rede.metareciclagem.org

Pedro Belasco

to thac...@googlegroups.com
Oi Maira,

Segundo o fabricante, a adaptação torna o motor 30% menos poluente.
Com relação ao combustível, sei que há o chamado biodiesel disponível no mercado.

Outra opção seria correr atrás de motores movidos a etanol, mas sei que ainda não são comercialmente viáveis.
A USP colocou alguns ônibus urbanos movidos a etanol para circular faz um tempo. Alguém sabe dessa iniciativa? povo da USP? lembro que tinha um laboratório qualquer da Poli envolvido no projeto.

Abraço

eiabel lelex

Diego Rabatone

to thac...@googlegroups.com
Belasco, o projeto de ônibus movido a Etanol é do pessoal da USP São Carlos senão me engano. Não lembro de ter visto/ouvido nada por aqui (SP).

Maira Begalli

to thac...@googlegroups.com
oi pedro,

mas etanol envolve outras questões: desmatamento para cultivo de cana, e com isso um avanço dos chamados desertos verdes.
eu nem falo de biodisel disponível no mercado, porque tecnicamente caímos no mercado e não em soluções sustentáveis.

então, isso segundoo fabricante, uma empresa que produz carros comercialmente.
certamente esses 30% são verdade, mas é pouco pra um projeto que pode ser construído colaborativamente com soluções e alternativas criativas (pensando óbvio na logístca do abastecimento e na segurança do veículo)

abs,
maira

Pedro Belasco

to thac...@googlegroups.com
Voltamos à antimatéria.
:)

Cleber Gouvêa

to thac...@googlegroups.com
Usamos o combustível tradicional, mais viável comercialmente e plantamos árvores durante o caminho pra compensar o carbono, simples.

Cleber

Maira Begalli

to thac...@googlegroups.com
pedro,

acho que nem é antimatéria, ou pode até ser no sentido de ser possível - mesmo.
ficar pirando em coisas malucas e não fazer é uma coisa.

comprar o ônibus, ir rodando com ele, e paralelamente desenhar um projeto compatível às especificações técnicas do modelo comprado não é.
o mundo é grande, conheço (e o efe conhece a fundo) dezenas de labs experimentais pelo mundo.
alguns deles querem bancar projetos brasileiros de soluções sustentáveis.
nem todo fantástco é impossível, por mais improvável que possa parecer.

os coletivos são grandes e plurais e o que é visto como algo distante para alguns, tá bem perto da realidade de outros.

não vejo nada de surreal em escrever o projeto do que seria um ônibus hacker, sem depender de petróleo, sem depender de coisas que nos acostumamos como insumos normais.

é, aliás, a matéria-da-matéria: escrever uma proposta técnica, orçamentar, viabilizar.
enquanto isso, o ônibus roda.

Maira Begalli

to thac...@googlegroups.com
cê acha mesmo que isso funciona, cleber?
ou foi piada?

Pedro Belasco

to thac...@googlegroups.com
yessssssss

Cleber Gouvêa

to thac...@googlegroups.com
Não precisa ficar parando toda hora, toda viagem pode ter uma parada específica, algum parque para o plantio, etc.

Totalmente viável.

Lema KISS.

Cleber

Maira Begalli

to thac...@googlegroups.com
então, cleber
mas nem é por causa de parar para plantar árvore.
tecnicamente, cientificamente a neutralização é falaciosa, isso é impossível, não existe.
é um marketing verde, apenas
um engodo.

Cleber Gouvêa

to thac...@googlegroups.com