THackDay Rio! --> CTO?

9 views
Skip to first unread message

Marcelo Castañeda

unread,
Aug 10, 2011, 4:52:53 PM8/10/11
to Ivana Bentes, thac...@googlegroups.com, pont...@googlegroups.com, Vanessa Aguiar, kika...@casadocliente.com.br
Acabo de falar com o pessoal do CTO - Centro de Teatro do Oprimido, que fica num local muito interessante para a realização do evento: a Lapa.
Eles me explicaram que podem tratar o evento como um parceiro, mas que envolve um custo para (1) limpeza do espaço, (2) segurança e (3) presença de um responsável do CTO pelo espaço.
Este custo fica em R$ 600, podendo varar a noite. Acho justo!
Que tal a gente fazer uma vaquinha via Catarse? Ou assumimos esse custo com contribuições de cada um?
Aguardo palpites, idéias, sugestões!
Vamos definir esta questão do espaço e mandar brasa na divulgação?
Fiquei de dar uma resposta amanhã.
Um abraço!
--
Marcelo Castañeda, 
Skype: marcastaneda

Viver é perigoso; e não é não.
Nem sei explicar estas coisas.
Um sentir é o do sentente, mas outro é do sentidor.

(Guimarães Rosa)
 



Em 7 de agosto de 2011 08:44, Marcelo Castañeda <celoca...@gmail.com> escreveu:
Bom dia! Segue abaixo um texto para ser lido e mexido por quem estiver a fim de opinar até o fim da semana que se inicia hoje. Tudo pode mudar, tendo em vista que é apenas uma proposta inicial e o objetivo é termos um texto coletivamente produzido, que sirva para divulgar o Transparência Hack Day no Rio. Pode ser?

Vamos fechar os locais também? Considerando as possibilidades trazidas pela Ivana Bentes, proponho o CTO, na muvuca da Lapa. Alguém indica outro ponto?

Escolhido o local, temos como desafio, a meu ver: (1) divulgar/propagar; (2) mobilizar desenvolvedores; (3) explorar o site do governo do estado (http://www.rj.gov.br/web/guest;jsessionid=841511B288D01B338A498E5E32C426A4.lportal3) e da prefeitura (http://www.rio.rj.gov.br/web/guest;jsessionid=092F6AD746B817667EFC6D31ECAEC7CE.liferay-inst1), entre outros, a fim de ter idéia dos dados públicos que temos disponíveis, com tempo para articular diálogos com estes entes governamentais (se possível, claro, é uma proposta). 

Alguém mais opina?

TRANSPARÊNCIA HACK DAY: DEMOCRATIZANDO A DEMOCRACIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO!

Estamos planejando um evento no Centro de Teatro do Oprimido - CTO (Lapa, Rio de Janeiro, RJ) nos dias 16 e 17 de setembro: o Transparência HackDay Rio.

Trata-se de um desafio para times de desenvolvedores, programadores, designers, jornalistas, comunicadores, ativistas, pesquisadores e gente da rede; que tenham ideias ou conhecimento técnico para criar e desenvolver pequenos aplicativos baseados em tecnologias abertas e em informações governamentais e dados públicos – ou seja, conteúdo publicado pelos governos na internet, preferencialmente em formato bruto (“o que cair na rede é peixe”!), que possa ser remixado e ressignificado para nossa ação política.

Nestas datas, a intenção é focar nos grandes eventos que estão na pauta do Estado do Rio de Janeiro: Olimpíadas e Copa do Mundo. Assim, processos relacionados, como as obras de preparação destes eventos e a implantação e desenvolvimento das Unidades de Polícia Pacificadora –UPP serão inspirações para desenvolvimento de aplicativos que cruzem dados públicos, gerando informação que sirva de base para articulação de movimentos sociais e organizações da sociedade civil, tais como ONGs, associações diversas e pessoas interessadas.

Mas o foco delineado para este desafio não afasta o engajamento de lutas em curso pela democratização da incipiente democracia brasileira no Transparência HackDay Rio. Podem chegar junto quem se interessar em colaborar pela transparência de processos como (1) as eleições municipais 2012; (2) as diferentes Marchas que se fizeram e podem continuar: da Maconha, da Liberdade e das Vadias; (3) as PECs: da Educação, dos Bombeiros/Policiais; (4) a anti-homofobia; (5) a questão quilombola; entre outras tantas.

Traga sua luta para dialogar com desenvolvedores de tecnologia em um ambiente colaborativo, transparente e alegre! Serão dois dias com potencial para criar aplicativos de uso político, publicados sob licenças livres, com documentação e código abertos.

Além de entregar essas tecnologias para a comunidade, a idéia do Transparência HackDay Rio  é gerar discussões em torno de (1) como gostaríamos que os nossos governos se manifestassem na internet, (2) como devemos cobrar que os dados públicos sejam disponibilizados, e (3) como podemos fomentar na rede a compreensão, a fiscalização e o uso efetivo da informação pública.

Neste momento, precisamos, basicamente, de participantes e desenvolvedores de tecnologia! Contamos com a ajuda de vocês pra fazer isso acontecer!

Faça parte!

Das 9:00 de sexta (16/09) até às 16:00 de sábado (17/09): diálogos e desenvolvimento

Das 16:00 às 18:00 de sábado (17/09): apresentação dos aplicativos desenvolvidos 

 

--
Marcelo Castañeda, 
Skype: marcastaneda

Quando quiser ser, seja!
Quando quiser ir, vá!
Quando quiser voltar atrás, volte!
Quando sentir que deve fazer algo, faça!
Ninguém sabe melhor do que você
o que você tem que fazer,
quando tem que fazer
e de que jeito tem que ser feito.
Vá em frente.
Viva, com maiúsculas!

Caio F. Abreu
 
 



2011/8/5 Marcelo Castañeda <celoca...@gmail.com>
Opa, Ivana!

A info sobre inviabilidade do Campus UFRJ veio a tona a partir do diálogo com o pessoal do Pontão, ontem, em especial pelas dificuldades de estar por ali na madruga de sexta pra sábado (tendo em mente a proposta dos dias de semana, sexta e sábado, que havíamos conversado).

Vejo que nosso maior desafio não é nem o espaço (pois espaços abundam, pelo que vejo na sua mensagem), mas como mobilizar/engajar os desenvolvedores nesta frente.

Das opções que você citou, a Lapa (pela muvuca) e o superterraço (Ibase, Glória) me chamaram atenção.

Minha proposta é deixar que as pessoas copiadas e interessadas em tocar o THackDay Rio se posicionem até domingo sobre o espaço que seja mais adequado, de forma que a gente tenha este ponto (espaço) definido durante a semana que vem. Daí, é divulgar e mobilizar desenvolvedores e fazer contatos com Governo do Estado e Prefeitura em torno dos dados e processos que seriam o que estamos chamando de eixos (Olimpíadas, Copa, UPP, Morar Carioca, e talvez Eleições 2012).

Quanto à divulgação, até domingo, me comprometo a preparar um texto, que pode servir de start para que cheguemos, também durante a semana que vem, em um texto colaborativo para ser usado na divulgação do evento nas redes de cada um. A idéia é que as pessoas interessadas/engajadas neste processo editem este texto-base para que a gente chegue em um material construído coletivamente.

Assim, fechamos dias 16 e 17/09.

Pode ser assim?

Vamo que vamo! Tamo junto!

Abraços! Bom dia! (do Rio)
--
Marcelo Castañeda, 
Skype: marcastaneda

Quando quiser ser, seja!
Quando quiser ir, vá!
Quando quiser voltar atrás, volte!
Quando sentir que deve fazer algo, faça!
Ninguém sabe melhor do que você
o que você tem que fazer,
quando tem que fazer
e de que jeito tem que ser feito.
Vá em frente.
Viva, com maiúsculas!

Caio F. Abreu
 
 



2011/8/5 Ivana Bentes <ivana...@gmail.com>
OI Marcelo e todos, qual o tipo de espaço que vocês precisam para o HackDay Rio?

Tem espaços no Campus da UFRJ sex sábado e dom:  a sala do Pontão, o Salão Vianninha onde fizemos o Copyfight, os salões do Forum de Ciência e Cultura, o Auditório do CFCH, enfim....depende do tipo de espaço que estão pensando e tem como abrir sab e dom. O lance é que sab e dom não tem praticamente ninguém circulando no Campus...Mas ai é outra questão

Coloco o Rafa do FDE em cópia que pode falar sobre a CasaFde de Santa Tereza

Outros lugares legais também que tenho contatos: O Espaço do CTO  na Mem de Sá, bem na muvuca da Lapa.  O super terraçao do Viva Favela (na Gloria, onde funciona o Ibase).

A gente tem contato em muita é favela: Maré, Morro dos Prazeres, Santa Marta, CDD, Complexo do Alemão. O lance é saber se é mesmo a proposta ...para não chegarmos nesses lugares sem uma conexão + forte e um papo antes...

Enfim, vamos falando

abs, Ivana (de SP)


2011/8/4 Marcelo Castañeda <celoca...@gmail.com>
Pessoal,

Como estava marcado, hoje estive no Pontão da ECO/UFRJ, junto com a Tatiana, o Cinco, o Erik e um pessoal do Olimpileaks. Penso que todos estão copiados. De Sampa, o Diego Casaes, deu uns pitacos e ajudou. Foi um momento interessante, até para conhecer as pessoas e sentir o clima da galera. Peço que os que estiveram presentes complementem este relato!

Algumas questões que estão em curso:

1) Precisamos definir um espaço que permita atividades de sexta de manhã até sábado a tarde, o que não será possível na UFRJ (pelo que foi mencionado pelo Cinco e Tatiana). Assim, estamos entre dois caminhos, que podem influenciar nas datas do evento, tendo em vista que precisamos de uma infra mínima (conexão + tomadas + energia):

1. A) Caso consigamos contactar o Fora do Eixo (em Santa Tereza) ou conseguir algum espaço em uma favela carioca (ou nas imediações) até semana que vem (14/8): evento nos dias 16 e 17/09. Eu e Erik ficamos de tocar esta procura.

1. B) Caso a gente não encontre este espaço até o final da semana que vem (14/8): evento no mês de outubro na Casita do Morro da Conceição (trata-se de uma extensão do Pontão, é isso?).

Ainda acredito que durante a semana que vem, eu e Erik vamos conseguir um espaço para manter as datas de 16 e 17/9. Mas contamos com um Plano B.

2) Conversando com o pessoal do Olimpileaks, que estava presente, além de decidir colaborar com eles no trabalho de escaneamento dos documentos jurídicos relacionados com a remoção, ficou deliberado que os processos relativos às Olímpiadas serão o carro-chefe do THackDay Rio. Evidente que, além de processos relacionados (tais como as UPPs, o projeto Morar Carioca), outros assuntos poderão ser abordados, conforme as pessoas, movimentos e organizações se aproximem e mostrem interesse (dentre os processos que mapeamos: quilombolas; eleições 2012; as Marchas da Maconha, da Liberdade, das Vadias; as PECs da Educação, dos Bombeiros/Policiais; e a questão anti-homofobia). Com isso, apesar de termos as Olimpíadas, UPPs e Morar Carioca como eixo central estaremos abertos a outras questões, o que dependerá da aproximação de frentes de luta que atuam nestes campos.

3) Para isso tudo "rodar", precisamos de desenvolvedores que estejam dispostos a encarar este desafio, dialogando com os ativistas e pessoas interessadas nas temáticas que forem sendo modeladas ao longo do processo, ponto de suma importância abordado pelo Cinco. Além do Eric, que estava presente e demonstrou certo conhecimento acerca das tecnologias, lembro agora do Demoulidor, do Pedro Rocha, e da galera de Sampa que estiver disposta a encarar este desafio. Mas penso que deve ter muito mais gente disposta a se comprometer com este THachDay Rio.

Assim, peço que os interessados comecem a se manifestar, enquanto eu e Erik vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para agitar um espaço, sendo que contamos com indicações da lista!

Vamo que vamo! Um abraço!

--
Marcelo Castañeda, 
Skype: marcastaneda

Quando quiser ser, seja!
Quando quiser ir, vá!
Quando quiser voltar atrás, volte!
Quando sentir que deve fazer algo, faça!
Ninguém sabe melhor do que você
o que você tem que fazer,
quando tem que fazer
e de que jeito tem que ser feito.
Vá em frente.
Viva, com maiúsculas!

Caio F. Abreu
 
 


Em 25 de julho de 2011 10:21, Marcelo Castañeda <celoca...@gmail.com> escreveu:
Prezados,

Levantei algumas informações a fim de pensar em dois dias de Transparência HackDay na cidade do Rio de Janeiro. Compartilho com vocês, que estão neste início de caminhada, dispostos a dialogar.

Primeiro dois pontos, que considero fundamentais fecharmos ainda nesta semana:

1- Datas do evento: 16 e 17/09?

2- Definição dos locais:

Ivana Bentes propos:


16/09/2011 (sexta) – ECO/UFRJ

17/09/2011 (sábado) , outro local, dando as seguintes opções: 1) Casita (Pontão ou I-Motiro); 2) projeto parceiro do Pontão, fora da universidade;


Na conversa breve que tive com Ivana, uma semana atrás, cogitei: 3) Fora do Eixo (Santa Teresa); e 4) Complexo do Alemão (com apoio do pessoal do Raízes em Movimento).


Penso também em uma quinta possibilidade, depois de ler a proposta do primeiro Transparência HackDay (Casa da Cultura Digital, Sampa, 2009, EM ANEXO!), que seria fazer os dias na própria ECO/UFRJ.


Esta proposta, se aceita, poderia compreender uma festa, se conseguirmos mobilizar uma galera que já tenha a manha de produzir festas universitárias. Ivana, ainda se fazem festas na ECO? Como anda essa questão? De repente, podemos envolver o espaço do DCE para realizar a festa.


Desta forma, podemos iniciar na manhã de sexta (tipo 9hs), esticar  pela madruga (enquanto a galera fica hackeando e festejando...), fechando o hackeamento às 16hs de sábado, com uma apresentação dos resultados pelos grupos que hackearam entre 16 e 18hs (como na proposta em anexo). Daí, teríamos uma "virada hacker cultural", trazendo bandas, pessoal de teatro, com produção de vídeos com base nas performances que rolem.


Enfim, é uma idéia, com a qual pretendo trocar impressões com vocês que estão neste nascedouro (e, quando digo vocês, compreendo as duas listas copiadas também...) a fim de, até o final desta semana, tenhamos escolhido os locais, quiçá, também construído um esboço do material de divulgação inicial. Quem topa reservar algum tempo para isso? Nada muito elaborado, pois o lance é simples!


Acredito que tendo datas e locais definidos, o evento vai "se fazendo" com a divulgação nas redes de cada um e tomando forma ao longo do tempo, assim penso, confiando no que o pessoal que já faz isso e que troca experiências na Lista thackday me diz...

Lembro que, em anexo, segue uma proposta que parece ter guiado a (des)organização do primeiro evento, em 2009, na Casa da Cultura Digital (o texto da Dani Silva, "como desorganizar um Transparência Hacker Day?", que compartilhei com Ivana, Kika e Vanessa, me parece ter sido escrito depois).

Achei bem simples e interessante! Penso que podemos adaptar o convite (http://blog.esfera.mobi/transparencia-hackday-convite-a-participacao/) para o contexto do Rio. Vejo que a divulgação pode ser feita a partir do Livestream da comunidade Transparência Hacker (http://thacker.com.br/), como ponto já existente na rede, ao invés de criar mais um ponto.

Desde já, pensando no texto da Dani, podemos a partir da definição das datas, locais e de um material de divulgação inicial, estabelecer (ou acionar), previamente, contatos com governos (Estado/Municípios do Rio), dialogando em torno das bases de dados que podem ser trabalhadas. Mas vejo este passo como um passo posterior a estas escolhas, que estão colocadas nesta mensagem.


O que vocês acham?


Aguardo impressões.


Um bom dia! Abraços!
 



Em 25 de julho de 2011 21:18, Diego Casaes <di...@esfera.mobi> escreveu:

Essa semana estou no Rio participando de um workshop de video-ativismo (escrevi algumas impressões aqui). 

Foi lindo contar a história do ônibus hacker e ouvir de uma moradora de comunidade de baixa renda que ela "gosta de hackers, e eles não são maus".

O pessoal de movimentos sociais e ongs piraram na ideia do ônibus hacker e do THackday Rio. Quanto tiver mais detalhes me manda que eu repasso pra eles, Marcelo!

On 23/07/2011, at 06:25, Marcelo Castañeda wrote:

Bacana, Pedro!

O contato com o Datasus é no Rio?

Quanto as UPPs acho que rola uma articulação durante a semana. Também tem o pessoal do Raízes em Movimento que atua no Complexo do Alemão e que pode ser um canal para começar um piloto com as UPPs. Lá em Botafogo, por outro lado, tem o Santa Marta, que tem uma wireless pública, que parece funcionar... Enfim, existem caminhos e escolhas...

Assim, vou arranjar um tempo entre hoje e amanhã, colocar um foco nestas dicas, fazer estas buscas.

E concordo contigo: simples, com gente, transparente, colaborativo. E vamos!

Um abração!
--
Marcelo Castañeda, 
Skype: marcastaneda
 
 



Em 22 de julho de 2011 22:47, Pedro Markun <pe...@esfera.mobi> escreveu:
Opa,

acho que vale um contato com a galera que estava organizando o HackinRio tb. Da um search na lista, eles estaam por aqui.

E a pegada essa ai, acho que não tem que pensar muuito não. O lance é fazer! Tem data, vai ter local e gente... 

Acho legal também começar alguns contatos pra ver se conseguimos sets de dados da região... tinha uma conversa em aberto com o Datasus, que tem vários microdados tabulados de saúde.

E super acho que vale uma conversa com as UPPs pra ver o que é que tem de dados estruturados sobre o projeto.
(E nessa pegada, acho que rolava pensar em um MappingParty não? Alô povo da OSM!)

abs,
Pedro Markun


2011/7/22 Marcelo Castañeda <celoca...@gmail.com>
Faz a ponte e/ou manda o e-mail dele, Duke!
--
Marcelo Castañeda, 
Skype: marcastaneda
 
 



Em 22 de julho de 2011 21:58, Duke <du...@riseup.net> escreveu:

Eu estarei ai com certeza, 
Nao sei se voce tem contato com o Pedro Peracio, mas ele deve ter muito interesse nesse hackday e no que pode surgi disso, conversei rapidamente com ele quando estive no rio, acho que fale o contato.

Sent from iPhone

On 22/07/2011, at 20:11, Marcelo Castañeda <celoca...@gmail.com> wrote:

Brigadão, Ricardo!
Estamos juntos!
Vem pegar uma praia conosco?
Abs!
--
Marcelo Castañeda, 
Skype: marcastaneda
 
 



Em 22 de julho de 2011 20:09, Ricardo Poppi <rica...@gmail.com> escreveu:
Marcelo, galera, aqui tem um relato de um hackday que fizemos em brasília, e na nossa wiki tem alguma coisa sistematizada sobre os produtos de um hackday (meio bagunçado, é óbvio) mas acho que são boas inspirações!

Em 22 de julho de 2011 17:12, Diego Casaes <di...@esfera.mobi> escreveu:

Pedro,

Na real eu acho que a gente super precisa de pessoas daí tocando esse hackday mesmo!

On 22/07/2011, at 16:49, Pedro Rocha wrote:

Novidades?

Fechamos com essas datas?

abs,
Pedro Rocha

-------------



2011/7/20 Marcelo Castañeda <celoca...@gmail.com>
Bacana, Ivana! 

Com esta mensagem você já articulou com o Pedro e com a galera do Pontão! E vamos pensar alto, pois se preciso a gente vai baixando aos poucos! Estou insirindo a discussão na lista Transparência Hacker.

Penso que podemos definir os dias 16 e 17/09 como momentos em que acontecerá o Transparência Hacker Day Rio. Assim, seria bacana que até o final deste mês:

1- tivéssemos firmes os locais onde vão rolar as atividades. Destaco que concordo com qualquer local que seja sugerido, não tenho qualquer preferência, ainda que acredite que um dia de sábado em alguma favela que tenha infra pra isso seja bem bacana (neste tempo, vou trocando idéias sobre esta infra, que ainda não tá claro pra mim, pois envolve: conexão, tomadas e energia...). Mas vou olhar estes dois locais que indicaste na mensagem e começar a pensar nisso.

2- Tendo os dias e locais, bem como uma noção das atividades que podemos desenvolver, podemos preparar um material de divulgação do evento nas redes. Assim, teríamos o mês de agosto e metade do mês de setembro para ir criando um clima e intensificar a divulgação ao longo deste período. Ao mesmo tempo, podemos ir aumentando os grupos e as pessoas interessadas em participar e colaborar com esta atração de outras pessoas e grupos. Paralelamente, vamos delineando as atividades que podemos tocar nestes dois dias, mediante as pessoas e grupos que forem chegando.

E se o buzão (ou a Kombi...rs... essa idéia surgiu há pouco na lista Transparência Hacker, tendo em vista que o projeto do ônibus ainda está processando contribuições e já arrecadou R$ 57.471,00!) estiver a postos, concordo que será apoteótico, divino maravilhoso!

Assim, penso que, agora, a gente pode (1) esperar a galera ir processando a idéia e lançando os insights aqui; (2) pensar os dois locais até o final desta semana; e (3) até o final da outra semana (30/07) a gente tenta chegar em um material de divulgação inicial para dar um start. E bombar isso!

O que acha?

Abração!
--
Marcelo Castañeda, 
Skype: marcastaneda

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR.


--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR.


--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR.


--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR.

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR.


--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR.


--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR.


--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR.

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR.

Em 20 de julho de 2011 13:35, Ivana Bentes <ivana...@gmail.com> escreveu:
Oi Marcelo, estou te copiando para a lista do Pontão da ECO. 

Sobre as datas, acho que 16 e 17 de setembro é melhor.  Pois dia 23 e 24 de setembro a ECO estará recebendo o XV Socine, encontro de Cinema e Audiovisual e também faremos uma agitação paralela (com o Cinerama e a DF5, distribuidora de filmes na internet do Fora do Eixo ), mas a ECO estará "fechada", "sem  aulas"  no 23 e 24.

Dia 16 (sexta) podia ser na ECO e 17 (sabado) podemos fazer talvez na Casita (do Pontão e I-Motiro) ou num projeto parceiro do Pontão fora da Universidade. Estou aqui pensando alto. 

O lance é a gente organizar com antecedência e com bastante divulgação pra não virem apenas o pessoal de sempre : ), afinal o Hack Day é pra seduzir, mobilizar e ampliar (acho eu) e se vocês vierem com o buzão Hacker então será apoteótico! 

abraços, Ivana

Pessoal leiam ai abaixo o texto do Markun! 


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Marcelo Castañeda <celoca...@gmail.com>
Data: 19 de julho de 2011 17:32
Assunto: Como desorganizar um Transparência HackDay
Para: ivana...@gmail.com



Olá Ivana!
Segue abaixo um texto que o Pedro Markun me enviou que pode nos dar uma luz para entender o que seria um Transparência Hacker Day e alguns aspectos da (des)organização.
Enquanto isso, estou dialogando com o Diego Casaes para entender melhor o que pode ser desenvolvido e iniciarmos um processo de mobilização.
Passei duas propostas de data: 16 e 17/09; e 23 e 24/09. Depois, cheque se está legal pra ti.
Outra coisa: já falei com o Alan Brum, do Raízes em Movimento, organização que atua no Complexo do Alemão e ele está vendo as possibilidades de receber o evento em um dos dias (sábado), assim que a gente estimar as demandas de infra.
Neste diálogo, que rolou na lista Transparência Hacker, Tatiana Teitelroit (que é da ECO) e Pedro Ramos (um cara de TI), ambos do Rio, já toparam tocar a idéia em frente.
Por hora é isso, amanhã encontro com a Vanessa Aguiar, do Nós da Comunicação.
E vamos dando trocando por aqui!
Abs!
--
Marcelo Castañeda, 
Skype: marcastaneda
 
 



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Pedro Markun <pe...@esfera.mobi>

Data: 19 de julho de 2011 12:09
Assunto: Re: Re: [thackday] Ônibus Hacker, reta final
Para: thac...@googlegroups.com


Opa,

embaixo vai um texto escrito pela Dani pra uma das edições do Jornal de Debates que saiu na Campus Party. Tem ai algumas dicas de como desorganizar um hackday :)

Mas acho que o pessoal que participou do RhoK pode dar umas dicas também :D

abs,
Pedro Markun


--------------------

Como desorganizar um Transparência HackDay

por Daniela B. Silva

Sim, hackers servem para mudar o mundo. Com essa ideia na cabeça, nós, da Esfera (esfera.mobi), organizamos, em novembro de 2009, o primeiro Transparência HackDay. Nerds, geeks e programadores já tem como prática corrente realizar hackdays, reunindo-se na madrugada em torno de código e pizza pelo puro prazer de resolver problemas. O que nós queríamos fazer era juntar a fome de codar, cumprir desafios e subverter sistemas com a vontade de trabalhar por questões interesse público. Nesse encontro, programadores, desenvolvedores e geeks se encontram com ativistas, comunicadores, acadêmicos e políticos, para juntos pensarem em como usar as tecnologias livres e a informação pública para criar aplicativos, sites ou projetos que gerem mais participação cidadã na rede. Disso, já saiu mapa com problemas da cidade de São Paulo (sacsp.mamulti.com), API do processo legislativo brasileiro (legisdados.org), API do banco de dados – até então, fechado a sete chaves – da Transparência Brasil (github.com/pvalente/thackday-opentables/) e outras traquitanias (veja blog.esfera.mobi/tag/thackday/ para saber mais).

Recentemente, a Sunlight Foundation – importante organização norte-americana, preocupada com a questão da transparência pública e das novas tecnologias nos EUA, e de onde nós tiramos a ideia do HackDay - lançou um documento chamado Como Organizar um Hackathon (moourl.com/sunlighthackathon), rapidamente apontado como bastante útil pra gente. 

Nossa primeira impressão, ao abrir o link, foi: "Legal. Fazemos tudo errado.". É que nosso processo de organizar coisas é um tanto quanto, digamos, caótico. Como mesmo (ou principalmente) do meio do caos pode sair muita coisa interessante, e como é essencial que mais encontros como esse aconteçam pelo Brasil afora, achamos que vale a pena "hackear" a lista da Sunlight Foundation \o/

Seguem, então, as nossas preciosas dicas de "Como Desorganizar um HackDay":

Não espere acontecer
Quando nós fizemos o primeiro HackDay, nós não tínhamos dados, não tínhamos dinheiro, não tínhamos ideia se as pessoas se interessariam pela proposta. Um mês depois, tínhamos uma lista com mais de 100 participantes e interessados, algumas bases de dados cedidas diretamente pelo governo para o evento (fora um mundo de site governamentais pra raspar) e condições básicas para fazer o que queríamos. Como processo, como experiência e como resultado, foi um sucesso.

Transparência pública e participação política são conceitos altamente relacionados ao plano local. Portanto, se você tem vontade de contribuir com a sua cidade ou bairro dessa forma, organizando um HackDay, não precisa esperar as condições ideais pra isso. 

Coloque uma data e corra atrás do resto: consiga uma locação, articule contatos, use e abuse da rede para angariar interessados. E também pode usar a lista (groups.google.com/group/thackday) e a tag do #thackday a vontade.


Gaste pouco pouquíssimo dinheiro
O primeiro HackDay teve apoio da Associação de Software Livre, mas pelo timing, e até pelo nosso próprio caos de todo dia, esse patrocínio nunca se efetivou. Colocando na ponta do lápis: nós tivemos a sorte de usar o espaço da Casa de Cultura Digital, onde trabalhamos, gentilmente cedido pelos nossos colegas de cluster, com custo zero. Nós recebemos doações de material de escritório e pegamos emprestados flip-charts que serviram como murais de organização (valeu, pai!). Nós servimos bolachinhas caseiras com o café (valeu, mãe!). Nós pedimos que os participantes bancassem o próprio almoço. Posso dizer que o custo total da operação foi: R$ Zero. 

Claro que, com mais estrutura, teria sido tudo melhor, mais confortável e mais fácil. Mas nós testamos e comprovamos: até sem grana nenhuma dá pra fazer um HackDay. Então, mesmo que você tenha grana, otimize recursos, que essa também é uma forma sensacional de mudar o mundo.


Comunique-se do melhor jeito
Não, definitivamente não precisa colocar uma propaganda no ar no horário nobre da Rede Globo pra divulgar o evento (thanks, internet). Posso dizer que boa parte da divulgação do primeiro Transparência HackDay foi feita pelo Twitter, por onde nós mandamos o link de um convite que estava no nosso blog (moourl.com/thackdayconvite). Além disso, nós contamos com a propaganda-entre-amigos e com as listas de desenvolvedores. 

Eu também mandei e-mails pra uma série de jornalistas que cobriam política e novas tecnologias, mas como a mídia tradicional só cobre o que é quente, as notícias do HackDay só sairam na véspera, quando o blá blá blá já tinha se feito na rede e a lista de participantes já estava cheia. 

Pra quem pensa que é importante abrir diálogo com o governo (nós achamos que sim), vale a pena bater na porta dos administradores públicos e legisladores, levantando a bandeira da transparência e pedindo dados públicos para mashupear ou a participação deles no evento. Pode surpreender muita gente, mas nós encontramos muitas portas abertas nesse sentido, e colhemos frutos interessantes dessa interação política (moourl.com/thackdaydecreto).

Acredite na capacidade de auto-gestão das pessoas
O mais interessante é que eu estaria mentindo se disse que tivemos que trabalhar insanamente durante o HackDay. Estávamos lá, ajudando a tocar o barco, mas o papel de organizador, depois que o evento já está acontecendo, acaba se confundindo muito com o dos outros participantes. No meio do dia, deu tempo de participar ativamente das discussões e até de colaborar com um projeto (mapadaeja.com.br). Muito do que fizemos foi dizer a que horas as discussões e atividades de desenvolvimento começavam e terminavam (o que, claro, não funcionou muito bem, fazendo com que felizmente o evento terminasse umas 3 horas depois do previsto). 

Quando não estão sentadas num auditório de conferência, enforcadas pela gravata, as pessoas são altamente capazes de se auto-organizarem; e apesar da coisa fluir diferente do que quando está tudo bem produzido por alguns poucos, acreditamos que assim se faz um processo muito mais rico e divertido para todos.


Dê autonomia, cobre responsabilidade
Preciso dizer que existem problemas. Na quarta-feira depois do fim de semana do Transparência HackDay, ficamos sabendo que a porta de uma das casas da vila onde fica a Casa de Cultura Digital tinha sido depredada. Não ficou confirmado que isso aconteceu durante o evento, mas como justamente naquele fim de semana um fluxo de 100 novos visitantes tinha passado por ali, os indícios eram altos o suficiente pra comprometer a paz com nossos vizinhos. Foi um dia bem chato e foi difícil pensar no que fazer naquela situação. Mas dado que, de diversas formas, ficou claro que o evento era responsabilidade de todo mundo, não encontramos outra forma de agir a não ser liberar a lista de presença para a empresa que teve sua porta depredada, e informar os participantes por e-mail do acontecido. 

É importante dar autonomia pras pessoas, mas também deixar claro que elas são responsáveis pelo espaço que ocupam e pelas relações que constroem durante um HackDay.


Entenda o processo como o melhor resultado
Muitos dos projetos criados ou empreendidos durante o primeiro Transparência HackDay ainda estão em versão super-beta, alguns já caminharam um bocado, outros nem tanto. Muito do que foi produzido é linha de código, ferramentas fantásticas para que outros desenvolvedores possam produzir aplicativos e sites baseados em informações públicas com muito mais facilidade. As discussões também são bastante válidas, mas dois dias obviamente não são tempo suficiente pra resolver as questões que ligam política e novas tecnologias no mundo contemporâneo. 

O efeito demonstrativo dessas coisas, pra quem é leigo, pode ser pequeno, mas isso realmente não é um problema. O encontro, as conversas, as ideias e os desafios, tudo o que faz parte do processo do HackDay, são muito importantes. E mais ainda: a formação de uma comunidade de gente interessada em usar a rede pra hackear o mundo, com resultados inimagináveis em médio e longo prazo, é o principal resultado dessa iniciativa.



Tá tudo aqui, Pedro. Pode dar uma luz das ações que rolam no ThackDay, bem como da infra necessária? Pensamos em 2 dias, uma sexta e um sábado em setembro, como forma de animar o Fórum de Cultura Digital. Abs!


-----Msg original-----
De: Pedro Markun
Enviado:  19/07/2011 11:38:40
Assunto:  Re: [thackday] Ônibus Hacker, reta final

Oi Tatiana,

não conversem em pvt não! Abre aqui na lista, pô :)

abs,
Pedro Markun
ps: Estou meio enrolado, mas acompanhando. Estamos dentro dessa caravana pro
rj :)

2011/7/19 tatiana teitelroit <tati....@gmail.com>

> Oi Marcelo,
>
> Acho ótimo. Vamos conversar em pvt?
> Mais alguém do Rio interessado em chegar junto?
>
>
> Abraços,
>
> Tatiana Teitelroit

>
>
>
> 2011/7/18 Marcelo Castañeda <celoca...@gmail.com>
>
>> Tatiana, hoje estive lá na ECO, e combinei com a Ivana Bentes da gente
>> mobilizar um ThackDay no Rio em setembro, vambora nessa?
>> Abs!
>>  --
>> Marcelo Castañeda,
>> *Skype:* marcastaneda
>> *Facebook:* http://www.facebook.com/marcelo.castaneda
>> *Twitter:* http://twitter.com/#!/celocastaneda
>> *Blog:* www.lidadiaria.posterous.com<http://www.lidadiaria.blogspot.com/>

>>
>>
>>
>>
>>
>> Em 18 de julho de 2011 22:26, tatiana teitelroit <tati....@gmail.com>escreveu:
>>
>> Caramba, gente. Parabéns!
>>>
>>> Sou nova na lista, mas estou acompanhando a discussão do ônibus e estava
>>> tentando articular com a galera do Pontão da ECO para a gente doar uma grana
>>> tb.
>>>
>>> De qq jeito, queriamos chegar junto na hora da montagem do ônibus. Tem
>>> como?
>>>
>>> Viva!
>>>
>>> Abraços,
>>>
>>> Tatiana Teitelroit






--
Ivana Bentes





Bruno Freitas

unread,
Aug 11, 2011, 8:41:38 AM8/11/11
to pont...@googlegroups.com, Ivana Bentes, thac...@googlegroups.com, Vanessa Aguiar, kika...@casadocliente.com.br
Oi Marcelo,

Vamos tentar levantar no Catarse, acho que é possível, porque a quantia é relativamente pequena pra qualidade do espaço.

Você viu se lá tem infra legal? desculpe a pergunta, mas não conheço o lugar...

Se não der pra levantar o dinheiro no Catarse, a gente faz a vaquinha, vamos preparando os bolsos caso seja necessário. Eu topo ajudar com alguma coisa.

Abraço,

Bruno.

2011/8/10 Marcelo Castañeda <celoca...@gmail.com>

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Debates do Pontão da ECO" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para pont...@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para ponteando+...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/ponteando?hl=pt-BR.



--
"hay hombres que luchan un día, y son buenos
 hay otros que luchan por un año, y son mejores
 hay quienes luchan muchos años, y son muy buenos
 pero hay los que luchan toda la vida, estos son los imprescindibles"
****************************
Bruno Marçal de Freitas

Marcelo Castañeda

unread,
Aug 11, 2011, 10:43:44 AM8/11/11
to pont...@googlegroups.com, Ivana Bentes, thac...@googlegroups.com, Vanessa Aguiar, kika...@casadocliente.com.br
Bruno, não conheço o espaço, só fui na inauguração em 2002, mas vou ligar para a Graça na hora do almoço e checar com ela a questão da conexão que é o mais importante.

Você pode levantar isso pelo Catarse? Além de não manjar muito, estou focado até terça no meu projeto de qualificação pro doutorado. Pode ser? 

O melhor seria que tivessemos um parceiro que assumisse este custo, uma opção é o Pontão da ECO, mas tem que fazer o contato e tal e tô sem tempo para isso. E acho que R$ 600 é uma pechincha pelo espaço na muvuca da Lapa, com capacidade para 200 pessoas e podendo virar a madruga...

Se você subir o projeto na Catarse, calcule as taxas (acho que é 10%, assim, seria R$ 660... fica atento a isso) e coloca no teu nome, beleza?

Vejo que se a gente fechar este espaço entre hoje e amanhã, no sábado a gente já manda brasa na divulgação e daí é começar a articular com desenvolvedores e checar os dados que temos nos portais dos governos municipais e estaduais e ver o que podemos/queremos solicitar.

Abs! :) Tamo junto!

Bruno Freitas

unread,
Aug 11, 2011, 11:23:50 AM8/11/11
to thac...@googlegroups.com, pont...@googlegroups.com, Ivana Bentes, Vanessa Aguiar, kika...@casadocliente.com.br
Oi Marcelo,

Hoje a noite vou ver isso. Mas antes de começar a pedir a grana, acho melhor garantir que o espaço tem tudo que precisamos.

Assim, fico só aguardando teu OK após a conversa com a Graça, para avaliar a infra do local, daí começamos forte na divulgação.

Vou dar uma estudada no catarse, mas a galera aqui sabe tudo disso, o busão saiu não foi a toa! :)

Vamo que vamo galera.

Abraço,

Bruno.

2011/8/11 Marcelo Castañeda <celoca...@gmail.com>

Marcelo Castañeda

unread,
Aug 11, 2011, 3:01:23 PM8/11/11
to pont...@googlegroups.com, Ivana Bentes, thac...@googlegroups.com, Vanessa Aguiar, kika...@casadocliente.com.br
Pessoal,

Acabo de receber o mail da Graça, que é a pessoa com quem falei ontem ao telefone. Ela me lembrou que o valor de R$ 600 é por dia.
 
Assim, estamos falando de R$ 1,2 mil. A conexão é de 3 Mb.

Particularmente, acho que é viável levantarmos essa grana via Catarse. 

Se todos toparem, amanhã a gente publica o texto inicial de divulgação na thacker.com e começamos a propagar a divulgação. 

Digo amanhã, pois o Bruno Freitas cria o projeto na Catarse e me passa o link. Daí, eu publico na thacker.com

Vamos nessa?
Abs!:)

--
Marcelo Castañeda, 
Skype: marcastaneda

Viver é perigoso; e não é não.
Nem sei explicar estas coisas.
Um sentir é o do sentente, mas outro é do sentidor.

(Guimarães Rosa)
 



Em 11 de agosto de 2011 09:41, Bruno Freitas <bfre...@gmail.com> escreveu:

Bruno Freitas

unread,
Aug 11, 2011, 4:37:59 PM8/11/11
to thac...@googlegroups.com, pont...@googlegroups.com, Ivana Bentes, Vanessa Aguiar, kika...@casadocliente.com.br
Antes vamos só definir se faremos lá mesmo ou se vamos procurar um lugar 0800?

Pelas opções que já foram levantadas, existe alguma que seria de grátis?

2011/8/11 Marcelo Castañeda <celoca...@gmail.com>

Diego Casaes

unread,
Aug 11, 2011, 4:54:14 PM8/11/11
to Bruno Freitas, thac...@googlegroups.com, pont...@googlegroups.com, Ivana Bentes, Vanessa Aguiar, kika...@casadocliente.com.br
Acho que o foco tem de ser um local 0800 mesmo. Vamos de Pontão?

Bruno Freitas

unread,
Aug 11, 2011, 10:42:39 PM8/11/11
to pont...@googlegroups.com, thac...@googlegroups.com
Pessoal,

Segue um primeiro rascunho do formulário para "inscrição" no THackDay Rio.
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dENYdUE1aXZnZ2pEMXBvN190a29pMWc6MQ

Como sou novo por aqui, peço a ajuda de vocês para melhorar esse trabalho.

Abraço,

Bruno.

2011/8/11 <celoca...@gmail.com>
Bruno, vai rolar um evento no CTO nestas datas.

-mensag. original-
Assunto: Re: [thackday] Re: [Pontão da ECO] THackDay Rio! --> CTO?
De: Bruno Freitas <bfre...@gmail.com>
Data: 11/08/2011 12:23

*Oi Marcelo,*
> --
> Viver é perigoso; e não é não.
> Nem sei explicar estas coisas.
> Um sentir é o do sentente, mas outro é do sentidor.
>
> (Guimarães Rosa)
>
>
>
>
> Em 11 de agosto de 2011 09:41, Bruno Freitas <bfre...@gmail.com>escreveu:
>
> Oi Marcelo,
>>
>> Vamos tentar levantar no Catarse, acho que é possível, porque a quantia é
>> relativamente pequena pra qualidade do espaço.
>>
>> Você viu se lá tem infra legal? desculpe a pergunta, mas não conheço o
>> lugar...
>>
>> Se não der pra levantar o dinheiro no Catarse, a gente faz a vaquinha,
>> vamos preparando os bolsos caso seja necessário. Eu topo ajudar com alguma
>> coisa.
>>
>> Abraço,
>>
>> Bruno.
>>
>> 2011/8/10 Marcelo Castañeda <celoca...@gmail.com>
>>
>>> Acabo de falar com o pessoal do CTO - Centro de Teatro do Oprimido, que
>>> fica num local muito interessante para a realização do evento: a Lapa.
>>> Eles me explicaram que podem tratar o evento como um parceiro, mas que
>>> envolve um custo para (1) limpeza do espaço, (2) segurança e (3) presença de
>>> um responsável do CTO pelo espaço.
>>> Este custo fica em R$ 600, podendo varar a noite. Acho justo!
>>> Que tal a gente fazer uma vaquinha via Catarse? Ou assumimos esse custo
>>> com contribuições de cada um?
>>> *Aguardo palpites, idéias, sugestões!*

>>> Vamos definir esta questão do espaço e mandar brasa na divulgação?
>>> Fiquei de dar uma resposta amanhã.
>>> Um abraço!
>>> --
>>> Marcelo Castañeda,
>>> *Skype:* marcastaneda
>>> *Facebook:* http://www.facebook.com/marcelo.castaneda
>>> *Twitter:* http://twitter.com/#!/celocastaneda
>>>

>>> Viver é perigoso; e não é não.
>>> Nem sei explicar estas coisas.
>>> Um sentir é o do sentente, mas outro é do sentidor.
>>>
>>> (Guimarães Rosa)
>>>
>>>
>>>
>>>
>>> Em 7 de agosto de 2011 08:44, Marcelo Castañeda <celoca...@gmail.com
>>> > escreveu:
>>>
>>>> Bom dia! Segue abaixo *um texto para** ser lido e mexido* por quem
>>>> estiver a fim de opinar *até o fim da semana que se inicia hoje*. Tudo

>>>> pode mudar, tendo em vista que é apenas uma proposta inicial e o objetivo é
>>>> termos um texto coletivamente produzido, *que sirva para divulgar o
>>>> Transparência Hack Day* no Rio. *Pode ser?*
>>>>
>>>> Vamos *fechar os locais* também? Considerando as possibilidades
>>>> trazidas pela Ivana Bentes, proponho o CTO, na muvuca da Lapa. *Alguém
>>>> indica outro ponto?*
>>>>
>>>> Escolhido o local, temos como desafio, a meu ver: *(1) *divulgar/propagar;
>>>> *(2) *mobilizar desenvolvedores; *(3) *explorar o site do governo do

>>>> estado (
>>>> http://www.rj.gov.br/web/guest;jsessionid=841511B288D01B338A498E5E32C426A4.lportal3
>>>> ) e da prefeitura (
>>>> http://www.rio.rj.gov.br/web/guest;jsessionid=092F6AD746B817667EFC6D31ECAEC7CE.liferay-inst1),
>>>> entre outros, a fim de ter idéia dos dados públicos que temos disponíveis,
>>>> com tempo para articular diálogos com estes entes governamentais (se
>>>> possível, claro, é uma proposta).
>>>>
>>>> *Alguém mais opina?*
>>>>
>>>>  *TRANSPARÊNCIA HACK DAY: DEMOCRATIZANDO A DEMOCRACIA NO ESTADO DO RIO
>>>> DE JANEIRO!*
>>>>
>>>> Estamos planejando um evento no *Centro de Teatro do Oprimido - CTO *
>>>> (Lapa, Rio de Janeiro, RJ) nos dias 16 e 17 de setembro: o *Transparência
>>>> HackDay Rio*.

>>>>
>>>> Trata-se de um desafio para times de desenvolvedores,
>>>> programadores, designers, jornalistas, comunicadores, ativistas,
>>>> pesquisadores e gente da rede; que tenham ideias ou conhecimento técnico
>>>> para criar e desenvolver pequenos aplicativos baseados em tecnologias
>>>> abertas e em informações governamentais e dados públicos – ou seja, conteúdo
>>>> publicado pelos governos na internet, preferencialmente em formato bruto (“o
>>>> que cair na rede é peixe”!), que possa ser remixado e ressignificado para
>>>> nossa ação política.
>>>>
>>>> Nestas datas, a intenção é focar nos *grandes eventos* que estão na
>>>> pauta do Estado do Rio de Janeiro: *Olimpíadas* e *Copa do Mundo*.

>>>> Assim, processos relacionados, como as obras de preparação destes eventos e
>>>> a implantação e desenvolvimento das *Unidades de Polícia Pacificadora
>>>> –UPP* serão inspirações para desenvolvimento de aplicativos que cruzem

>>>> dados públicos, gerando informação que sirva de base para articulação de
>>>> movimentos sociais e organizações da sociedade civil, tais como ONGs,
>>>> associações diversas e pessoas interessadas.
>>>>
>>>> Mas o foco delineado para este desafio não afasta o engajamento de lutas
>>>> em curso pela democratização da incipiente democracia brasileira no *Transparência
>>>> HackDay Rio*. Podem chegar junto quem se interessar em colaborar pela

>>>> transparência de processos como (1) as eleições municipais 2012; (2) as
>>>> diferentes Marchas que se fizeram e podem continuar: da Maconha, da
>>>> Liberdade e das Vadias; (3) as PECs: da Educação, dos Bombeiros/Policiais;
>>>> (4) a anti-homofobia; (5) a questão quilombola; entre outras tantas.
>>>>
>>>> Traga sua luta para dialogar com desenvolvedores de tecnologia em um
>>>> ambiente colaborativo, transparente e alegre! Serão dois dias com
>>>> potencial para criar aplicativos de uso político, publicados sob licenças
>>>> livres, com documentação e código abertos.
>>>>
>>>> Além de entregar essas tecnologias para a comunidade, a idéia do *Transparência
>>>> HackDay Rio*  é gerar discussões em torno de (1) como gostaríamos que

>>>> os nossos governos se manifestassem na internet, (2) como devemos cobrar que
>>>> os dados públicos sejam disponibilizados, e (3) como podemos fomentar na
>>>> rede a compreensão, a fiscalização e o uso efetivo da informação pública.
>>>>
>>>> Neste momento, precisamos, basicamente, de participantes e
>>>> desenvolvedores de tecnologia! Contamos com a ajuda de vocês pra fazer isso
>>>> acontecer!
>>>>
>>>> Faça parte!
>>>>
>>>> Das 9:00 de sexta (16/09) até às 16:00 de sábado (17/09): diálogos e
>>>> desenvolvimento
>>>>
>>>> Das 16:00 às 18:00 de sábado (17/09): apresentação dos aplicativos
>>>> desenvolvidos
>>>>
>>>>
>>>> --
>>>> Marcelo Castañeda,
>>>> *Skype:* marcastaneda
>>>> *Facebook:* http://www.facebook.com/marcelo.castaneda
>>>> *Twitter:* http://twitter.com/#!/celocastaneda
>>>>

>>>> ‎Quando quiser ser, seja!
>>>> Quando quiser ir, vá!
>>>> Quando quiser voltar atrás, volte!
>>>> Quando sentir que deve fazer algo, faça!
>>>> Ninguém sabe melhor do que você
>>>> o que você tem que fazer,
>>>> quando tem que fazer
>>>> e de que jeito tem que ser feito.
>>>> Vá em frente.
>>>> Viva, com maiúsculas!
>>>>
>>>> Caio F. Abreu
>>>>
>>>>
>>>>
>>>>
>>>>
>>>> 2011/8/5 Marcelo Castañeda <celoca...@gmail.com>
>>>>
>>>>> Opa, Ivana!
>>>>>
>>>>> A info sobre inviabilidade do Campus UFRJ veio a tona a partir do
>>>>> diálogo com o pessoal do Pontão, ontem, em especial pelas dificuldades de
>>>>> estar por ali na madruga de sexta pra sábado (tendo em mente a proposta dos
>>>>> dias de semana, sexta e sábado, que havíamos conversado).
>>>>>
>>>>> Vejo que nosso maior desafio não é nem o espaço (pois espaços abundam,
>>>>> pelo que vejo na sua mensagem), mas como mobilizar/engajar os
>>>>> desenvolvedores nesta frente.
>>>>>
>>>>> Das opções que você citou, a Lapa (pela muvuca) e o superterraço
>>>>> (Ibase, Glória) me chamaram atenção.
>>>>>
>>>>> *Minha proposta *é deixar que as pessoas copiadas e interessadas em

>>>>> tocar o THackDay Rio se posicionem até domingo sobre o espaço que seja mais
>>>>> adequado, de forma que a gente tenha este ponto (espaço) definido durante a
>>>>> semana que vem. Daí, é divulgar e mobilizar desenvolvedores e fazer contatos
>>>>> com Governo do Estado e Prefeitura em torno dos dados e processos que seriam
>>>>> o que estamos chamando de eixos (Olimpíadas, Copa, UPP, Morar Carioca, e
>>>>> talvez Eleições 2012).
>>>>>
>>>>> *Quanto à divulgação*, até domingo, me comprometo a preparar um texto,

>>>>> que pode servir de start para que cheguemos, também durante a semana que
>>>>> vem, em um texto colaborativo para ser usado na divulgação do evento nas
>>>>> redes de cada um. A idéia é que as pessoas interessadas/engajadas neste
>>>>> processo editem este texto-base para que a gente chegue em um material
>>>>> construído coletivamente.
>>>>>
>>>>> Assim, fechamos dias 16 e 17/09.
>>>>>
>>>>> Pode ser assim?
>>>>>
>>>>> Vamo que vamo! Tamo junto!
>>>>>
>>>>> Abraços! Bom dia! (do Rio)
>>>>> --
>>>>> Marcelo Castañeda,
>>>>> *Skype:* marcastaneda
>>>>> *Facebook:* http://www.facebook.com/marcelo.castaneda
>>>>> *Twitter:* http://twitter.com/#!/celocastaneda
>>>>>
>>>>>>> *Peço que os que estiveram presentes complementem este relato!*
>>>>>>> 3) Para isso tudo "rodar", *precisamos de desenvolvedores que
>>>>>>> estejam dispostos a encarar este desafio*, dialogando com os

>>>>>>> ativistas e pessoas interessadas nas temáticas que forem sendo modeladas ao
>>>>>>> longo do processo, ponto de suma importância abordado pelo Cinco. Além do
>>>>>>> Eric, que estava presente e demonstrou certo conhecimento acerca das
>>>>>>> tecnologias, lembro agora do Demoulidor, do Pedro Rocha, e da galera de
>>>>>>> Sampa que estiver disposta a encarar este desafio. Mas penso que deve ter
>>>>>>> muito mais gente disposta a se comprometer com este THachDay Rio.
>>>>>>>
>>>>>>> Assim, peço que os interessados comecem a se manifestar, enquanto eu
>>>>>>> e Erik vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para agitar um espaço,
>>>>>>> sendo que contamos com indicações da lista!
>>>>>>>
>>>>>>> Vamo que vamo! Um abraço!
>>>>>>>
>>>>>>> --
>>>>>>> Marcelo Castañeda,
>>>>>>> *Skype:* marcastaneda
>>>>>>> *Facebook:* http://www.facebook.com/marcelo.castaneda
>>>>>>> *Twitter:* http://twitter.com/#!/celocastaneda
>>>>>>>

>>>>>>> ‎Quando quiser ser, seja!
>>>>>>> Quando quiser ir, vá!
>>>>>>> Quando quiser voltar atrás, volte!
>>>>>>> Quando sentir que deve fazer algo, faça!
>>>>>>> Ninguém sabe melhor do que você
>>>>>>> o que você tem que fazer,
>>>>>>> quando tem que fazer
>>>>>>> e de que jeito tem que ser feito.
>>>>>>> Vá em frente.
>>>>>>> Viva, com maiúsculas!
>>>>>>>
>>>>>>> Caio F. Abreu
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>> Em 25 de julho de 2011 10:21, Marcelo Castañeda <
>>>>>>> celoca...@gmail.com> escreveu:
>>>>>>>  Prezados,
>>>>>>>
>>>>>>> Levantei algumas informações a fim de pensar em* dois dias de
>>>>>>> Transparência HackDay na cidade do Rio de Janeiro*. Compartilho com

>>>>>>> vocês, que estão neste início de caminhada, dispostos a dialogar.
>>>>>>>
>>>>>>> Primeiro dois pontos, que considero fundamentais fecharmos ainda
>>>>>>> nesta semana:
>>>>>>>
>>>>>>> *1- Datas do evento: *16 e 17/09?
>>>>>>>
>>>>>>> *2- Definição dos locais:*

>>>>>>>
>>>>>>> Ivana Bentes propos:
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>> 16/09/2011 (sexta) – ECO/UFRJ
>>>>>>>
>>>>>>> 17/09/2011 (sábado) , outro local, dando as seguintes opções: 1)
>>>>>>> Casita (Pontão ou I-Motiro); 2) projeto parceiro do Pontão, fora da
>>>>>>> universidade;
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>> Na conversa breve que tive com Ivana, uma semana atrás, cogitei: 3)
>>>>>>> Fora do Eixo (Santa Teresa); e 4) Complexo do Alemão (com apoio do pessoal
>>>>>>> do Raízes em Movimento).
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>> Penso também em *uma quinta possibilidade*, depois de ler a proposta

>>>>>>> do primeiro Transparência HackDay (Casa da Cultura Digital, Sampa, 2009,
>>>>>>> *EM ANEXO!*), que seria *fazer os dias na própria ECO/UFRJ*.

>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>> Esta proposta, se aceita, poderia compreender uma festa, se
>>>>>>> conseguirmos mobilizar uma galera que já tenha a manha de produzir festas
>>>>>>> universitárias. Ivana, ainda se fazem festas na ECO? Como anda essa questão?
>>>>>>> De repente, podemos envolver o espaço do DCE para realizar a festa.
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>> Desta forma, podemos iniciar na manhã de sexta (tipo 9hs), esticar
>>>>>>> pela madruga (enquanto a galera fica hackeando e festejando...), fechando o
>>>>>>> hackeamento às 16hs de sábado, com uma apresentação dos resultados pelos
>>>>>>> grupos que hackearam entre 16 e 18hs (como na proposta em anexo). Daí,
>>>>>>> teríamos uma "virada hacker cultural", trazendo bandas, pessoal de teatro,
>>>>>>> com produção de vídeos com base nas performances que rolem.
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>> Enfim, *é uma idéia*, com a qual pretendo *trocar impressões *com

>>>>>>> vocês que estão neste nascedouro (e, quando digo vocês, compreendo as duas
>>>>>>> listas copiadas também...) a fim de, *até o final desta semana,

>>>>>>> tenhamos escolhido os locais, quiçá, também construído um esboço do material
>>>>>>> de divulgação inicial. *Quem topa reservar algum tempo para isso?

>>>>>>> Nada muito elaborado, pois o lance é simples!
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>> Acredito que tendo datas e locais definidos, o evento vai "se
>>>>>>> fazendo" com a divulgação nas redes de cada um e tomando forma ao longo do
>>>>>>> tempo, assim penso, confiando no que o pessoal que já faz isso e que troca
>>>>>>> experiências na Lista thackday me diz...
>>>>>>>
>>>>>>> Lembro que,* em anexo, segue uma proposta* que parece ter guiado a

>>>>>>> (des)organização do primeiro evento, em 2009, na Casa da Cultura Digital (o
>>>>>>> texto da Dani Silva, "como desorganizar um Transparência Hacker Day?", que
>>>>>>> compartilhei com Ivana, Kika e Vanessa, me parece ter sido escrito depois).
>>>>>>>
>>>>>>> Achei bem simples e interessante! Penso que podemos adaptar o convite
>>>>>>> (
>>>>>>> http://blog.esfera.mobi/transparencia-hackday-convite-a-participacao/)
>>>>>>> para o contexto do Rio. *Vejo que a divulgação pode ser feita a
>>>>>>> partir do Livestream da comunidade Transparência Hacker* (

>>>>>>> http://thacker.com.br/), como ponto já existente na rede, ao invés
>>>>>>> de criar mais um ponto.
>>>>>>>
>>>>>>> Desde já, pensando no texto da Dani, podemos a partir da definição
>>>>>>> das datas, locais e de um material de divulgação inicial, *estabelecer

>>>>>>> (ou acionar), previamente, contatos com governos (Estado/Municípios do Rio)
>>>>>>> *, dialogando em torno das bases de dados que podem ser trabalhadas.

>>>>>>> Mas vejo este passo como um passo posterior a estas escolhas, que estão
>>>>>>> colocadas nesta mensagem.
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>> *O que vocês acham?*

>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>> Aguardo impressões.
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>> Um bom dia! Abraços!
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>> Em 25 de julho de 2011 21:18, Diego Casaes <di...@esfera.mobi>escreveu:
>>>>>>>
>>>>>>> Essa semana estou no Rio participando de um workshop de
>>>>>>>> video-ativismo (escrevi algumas impressões aqui<http://diegocasaes.com/2011/07/25/no-rio-falando-de-video-ativismo/>
>>>>>>>> ).
>>>>>>>>
>>>>>>>> Foi lindo contar a história do ônibus hacker e ouvir de uma moradora
>>>>>>>> de comunidade de baixa renda que ela "gosta de hackers, e eles não são
>>>>>>>> maus".
>>>>>>>>
>>>>>>>> O pessoal de movimentos sociais e ongs piraram na ideia do ônibus
>>>>>>>> hacker e do THackday Rio. Quanto tiver mais detalhes me manda que eu repasso
>>>>>>>> pra eles, Marcelo!
>>>>>>>>
>>>>>>>> On 23/07/2011, at 06:25, Marcelo Castañeda wrote:
>>>>>>>>
>>>>>>>> Bacana, Pedro!
>>>>>>>>
>>>>>>>> O contato com o Datasus é no Rio?
>>>>>>>>
>>>>>>>> Quanto as UPPs acho que rola uma articulação durante a semana.
>>>>>>>> Também tem o pessoal do Raízes em Movimento que atua no Complexo do Alemão e
>>>>>>>> que pode ser um canal para começar um piloto com as UPPs. Lá em Botafogo,
>>>>>>>> por outro lado, tem o Santa Marta, que tem uma wireless pública, que parece
>>>>>>>> funcionar... Enfim, existem caminhos e escolhas...
>>>>>>>>
>>>>>>>> Assim, vou arranjar um tempo entre hoje e amanhã, colocar um foco
>>>>>>>> nestas dicas, fazer estas buscas.
>>>>>>>>
>>>>>>>> E concordo contigo: simples, com gente, transparente, colaborativo.
>>>>>>>> E vamos!
>>>>>>>>
>>>>>>>> Um abração!
>>>>>>>> --
>>>>>>>> Marcelo Castañeda,
>>>>>>>> *Skype:* marcastaneda
>>>>>>>> *Facebook:* http://www.facebook.com/marcelo.castaneda
>>>>>>>> *Twitter:* http://twitter.com/#!/celocastaneda
>>>>>>>>
>>>>>>>>
>>>>>>>>
>>>>>>>>
>>>>>>>>

>>>>>>>> Em 22 de julho de 2011 22:47, Pedro Markun <pe...@esfera.mobi>escreveu:
>>>>>>>>
>>>>>>>>> Opa,
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> acho que vale um contato com a galera que estava organizando o
>>>>>>>>> HackinRio tb. Da um search na lista, eles estaam por aqui.
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> E a pegada essa ai, acho que não tem que pensar muuito não. O lance
>>>>>>>>> é fazer! Tem data, vai ter local e gente...
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> Acho legal também começar alguns contatos pra ver se conseguimos
>>>>>>>>> sets de dados da região... tinha uma conversa em aberto com o Datasus, que
>>>>>>>>> tem vários microdados tabulados de saúde.
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> E super acho que vale uma conversa com as UPPs pra ver o que é que
>>>>>>>>> tem de dados estruturados sobre o projeto.
>>>>>>>>> (E nessa pegada, acho que rolava pensar em um MappingParty não? Alô
>>>>>>>>> povo da OSM!)
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> abs,
>>>>>>>>> Pedro Markun
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> 2011/7/22 Marcelo Castañeda <celoca...@gmail.com>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>> Faz a ponte e/ou manda o e-mail dele, Duke!
>>>>>>>>>> --
>>>>>>>>>> Marcelo Castañeda,
>>>>>>>>>> *Skype:* marcastaneda
>>>>>>>>>> *Facebook:* http://www.facebook.com/marcelo.castaneda
>>>>>>>>>> *Twitter:* http://twitter.com/#!/celocastaneda
>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>

>>>>>>>>>> Em 22 de julho de 2011 21:58, Duke <du...@riseup.net> escreveu:
>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>> Eu estarei ai com certeza,
>>>>>>>>>>> Nao sei se voce tem contato com o Pedro Peracio, mas ele deve ter
>>>>>>>>>>> muito interesse nesse hackday e no que pode surgi disso, conversei
>>>>>>>>>>> rapidamente com ele quando estive no rio, acho que fale o contato.
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>> Sent from iPhone
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>> Emerson Vinicius (Duke)
>>>>>>>>>>> du...@riseup.net
>>>>>>>>>>> 11 7030-9216
>>>>>>>>>>> evinicius.com
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>> On 22/07/2011, at 20:11, Marcelo Castañeda <
>>>>>>>>>>> celoca...@gmail.com> wrote:
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>> Brigadão, Ricardo!
>>>>>>>>>>> Estamos juntos!
>>>>>>>>>>> Vem pegar uma praia conosco?
>>>>>>>>>>> Abs!
>>>>>>>>>>> --
>>>>>>>>>>> Marcelo Castañeda,
>>>>>>>>>>> *Skype:* marcastaneda
>>>>>>>>>>> *Facebook:* http://www.facebook.com/marcelo.castaneda
>>>>>>>>>>> *Twitter:* http://twitter.com/#!/celocastaneda
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>

>>>>>>>>>>> Em 22 de julho de 2011 20:09, Ricardo Poppi <<rica...@gmail.com>
>>>>>>>>>>> rica...@gmail.com> escreveu:
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>> Marcelo, galera, aqui tem um relato de um hackday que fizemos
>>>>>>>>>>>> em brasília<http://thackdaydf.com.br/2010/12/relato-do-odhd-bsb-4-de-dezembro/>,
>>>>>>>>>>>> e na nossa wiki<http://wiki.thackdaydf.com.br/index.php/P%C3%A1gina_principal>tem alguma coisa sistematizada sobre os produtos de um hackday (meio
>>>>>>>>>>>> bagunçado, é óbvio) mas acho que são boas inspirações!
>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>> Em 22 de julho de 2011 17:12, Diego Casaes <<di...@esfera.mobi>
>>>>>>>>>>>> di...@esfera.mobi> escreveu:
>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>  Pedro,
>>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>> Na real eu acho que a gente super precisa de pessoas daí
>>>>>>>>>>>>> tocando esse hackday mesmo!
>>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>> On 22/07/2011, at 16:49, Pedro Rocha wrote:
>>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>> Novidades?
>>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>> Fechamos com essas datas?
>>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>> abs,
>>>>>>>>>>>>> Pedro Rocha
>>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>> -------------
>>>>>>>>>>>>> <http://twitter.com/pedrogomesrocha>
>>>>>>>>>>>>>> *Skype:* marcastaneda
>>>>>>>>>>>>>> *Facebook:* http://www.facebook.com/marcelo.castaneda
>>>>>>>>>>>>>> *Twitter:* http://twitter.com/#!/celocastaneda
>>>>>>>>>>>>>> *Blog:*  <http://www.lidadiaria.blogspot.com/>

>>>>>>>>>>>>>> www.lidadiaria.posterous.com
>>>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>> --
>>>>>>>>>>>>> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
>>>>>>>>>>>>> "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
>>>>>>>>>>>>> Para postar neste grupo, envie um e-mail para

>>>>>>>>>>>>> Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para
>>>>>>>>>>>>> <thackday+u...@googlegroups.com>
>>>>>>>>>>>>> thackday+u...@googlegroups.com.
>>>>>>>>>>>>> Para obter mais opções, visite esse grupo em
>>>>>>>>>>>>> <http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR>
>>>>>>>>>>>>> http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR.
>>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>> --
>>>>>>>>>>>>> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
>>>>>>>>>>>>> "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
>>>>>>>>>>>>> Para postar neste grupo, envie um e-mail para

>>>>>>>>>>>>> Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para

>>>>>>>>>>>>> thackday+u...@googlegroups.com.
>>>>>>>>>>>>> Para obter mais opções, visite esse grupo em
>>>>>>>>>>>>> <http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR>
>>>>>>>>>>>>> http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR.
>>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>> --
>>>>>>>>>>>> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
>>>>>>>>>>>> "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
>>>>>>>>>>>> Para postar neste grupo, envie um e-mail para

>>>>>>>>>>>> Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para

>>>>>>>>>>>> thackday+u...@googlegroups.com.
>>>>>>>>>>>> Para obter mais opções, visite esse grupo em
>>>>>>>>>>>> <http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR>
>>>>>>>> *
>>>>>>>> Pessoal leiam ai abaixo o texto do Markun! *
>>>>>>>> *Skype:* marcastaneda
>>>>>>>> *Facebook:* http://www.facebook.com/marcelo.castaneda
>>>>>>>> *Twitter:* http://twitter.com/#!/celocastaneda
>>>>>>>>
>>>>>>>>
>>>>>>>>
>>>>>>>>
>>>>>>>>

>>>>>>>> ---------- Mensagem encaminhada ----------
>>>>>>>> De: Pedro Markun <pe...@esfera.mobi>
>>>>>>>>
>>>>>>>> Data: 19 de julho de 2011 12:09
>>>>>>>> Assunto: Re: Re: [thackday] Ônibus Hacker, reta final
>>>>>>>> Para: thac...@googlegroups.com
>>>>>>>>
>>>>>>>>
>>>>>>>> Opa,
>>>>>>>>
>>>>>>>> embaixo vai um texto escrito pela Dani pra uma das edições do Jornal
>>>>>>>> de Debates que saiu na Campus Party. Tem ai algumas dicas de como
>>>>>>>> desorganizar um hackday :)
>>>>>>>>
>>>>>>>> Mas acho que o pessoal que participou do RhoK pode dar umas dicas
>>>>>>>> também :D
>>>>>>>>
>>>>>>>> abs,
>>>>>>>> Pedro Markun
>>>>>>>> *
>>>>>>>> *
>>>>>>>> *
>>>>>>>> *
>>>>>>>> *--------------------*
>>>>>>>> *
>>>>>>>> *
>>>>>>>> *Como desorganizar um Transparência HackDay*
>>>>>>>> *Não espere acontecer*

>>>>>>>> Quando nós fizemos o primeiro HackDay, nós não tínhamos dados, não
>>>>>>>> tínhamos dinheiro, não tínhamos ideia se as pessoas se interessariam pela
>>>>>>>> proposta. Um mês depois, tínhamos uma lista com mais de 100 participantes e
>>>>>>>> interessados, algumas bases de dados cedidas diretamente pelo governo para o
>>>>>>>> evento (fora um mundo de site governamentais pra raspar) e condições básicas
>>>>>>>> para fazer o que queríamos. Como processo, como experiência e como
>>>>>>>> resultado, foi um sucesso.
>>>>>>>>
>>>>>>>> Transparência pública e participação política são conceitos
>>>>>>>> altamente relacionados ao plano local. Portanto, se você tem vontade de
>>>>>>>> contribuir com a sua cidade ou bairro dessa forma, organizando um HackDay,
>>>>>>>> não precisa esperar as condições ideais pra isso. *

>>>>>>>>
>>>>>>>> Coloque uma data e corra atrás do resto: consiga uma locação,
>>>>>>>> articule contatos, use e abuse da rede para angariar interessados. E também
>>>>>>>> pode usar a lista (groups.google.com/group/thackday) e a tag do
>>>>>>>> #thackday a vontade.*
>>>>>>>>
>>>>>>>>
>>>>>>>> *Gaste pouco pouquíssimo dinheiro*

>>>>>>>> O primeiro HackDay teve apoio da Associação de Software Livre, mas
>>>>>>>> pelo timing, e até pelo nosso próprio caos de todo dia, esse patrocínio
>>>>>>>> nunca se efetivou. Colocando na ponta do lápis: nós tivemos a sorte de usar
>>>>>>>> o espaço da Casa de Cultura Digital, onde trabalhamos, gentilmente cedido
>>>>>>>> pelos nossos colegas de cluster, com custo zero. Nós recebemos doações de
>>>>>>>> material de escritório e pegamos emprestados flip-charts que serviram como
>>>>>>>> murais de organização (valeu, pai!). Nós servimos bolachinhas caseiras com o
>>>>>>>> café (valeu, mãe!). Nós pedimos que os participantes bancassem o próprio
>>>>>>>> almoço. Posso dizer que o custo total da operação foi: R$ Zero.
>>>>>>>>
>>>>>>>> Claro que, com mais estrutura, teria sido tudo melhor, mais
>>>>>>>> confortável e mais fácil. Mas nós testamos e comprovamos: até sem grana
>>>>>>>> nenhuma dá pra fazer um HackDay. Então, mesmo que você tenha grana, otimize
>>>>>>>> recursos, que essa também é uma forma sensacional de mudar o mundo.
>>>>>>>>
>>>>>>>>
>>>>>>>> *Comunique-se do melhor jeito*

>>>>>>>> Não, definitivamente não precisa colocar uma propaganda no ar no
>>>>>>>> horário nobre da Rede Globo pra divulgar o evento (thanks, internet). Posso
>>>>>>>> dizer que boa parte da divulgação do primeiro Transparência HackDay foi
>>>>>>>> feita pelo Twitter, por onde nós mandamos o link de um convite que estava no
>>>>>>>> nosso blog (moourl.com/thackdayconvite). Além disso, nós contamos
>>>>>>>> com a propaganda-entre-amigos e com as listas de desenvolvedores.
>>>>>>>>
>>>>>>>> *Eu também mandei e-mails pra uma série de jornalistas que cobriam

>>>>>>>> política e novas tecnologias, mas como a mídia tradicional só cobre o que é
>>>>>>>> quente, as notícias do HackDay só sairam na véspera, quando o blá blá blá já
>>>>>>>> tinha se feito na rede e a lista de participantes já estava cheia.*

>>>>>>>>
>>>>>>>>
>>>>>>>> Pra quem pensa que é importante abrir diálogo com o governo (nós
>>>>>>>> achamos que sim), vale a pena bater na porta dos administradores públicos e
>>>>>>>> legisladores, levantando a bandeira da transparência e pedindo dados
>>>>>>>> públicos para mashupear ou a participação deles no evento. Pode surpreender
>>>>>>>> muita gente, mas nós encontramos muitas portas abertas nesse sentido, e
>>>>>>>> colhemos frutos interessantes dessa interação política (
>>>>>>>> moourl.com/thackdaydecreto).
>>>>>>>>
>>>>>>>> *Acredite na capacidade de auto-gestão das pessoas*

>>>>>>>> O mais interessante é que eu estaria mentindo se disse que tivemos
>>>>>>>> que trabalhar insanamente durante o HackDay. Estávamos lá, ajudando a tocar
>>>>>>>> o barco, mas o papel de organizador, depois que o evento já está
>>>>>>>> acontecendo, acaba se confundindo muito com o dos outros participantes. No
>>>>>>>> meio do dia, deu tempo de participar ativamente das discussões e até de
>>>>>>>> colaborar com um projeto (mapadaeja.com.br). Muito do que fizemos
>>>>>>>> foi dizer a que horas as discussões e atividades de desenvolvimento
>>>>>>>> começavam e terminavam (o que, claro, não funcionou muito bem, fazendo com
>>>>>>>> que felizmente o evento terminasse umas 3 horas depois do previsto).
>>>>>>>>
>>>>>>>> Quando não estão sentadas num auditório de conferência, enforcadas
>>>>>>>> pela gravata, as pessoas são altamente capazes de se auto-organizarem; e
>>>>>>>> apesar da coisa fluir diferente do que quando está tudo bem produzido por
>>>>>>>> alguns poucos, acreditamos que assim se faz um processo muito mais rico e
>>>>>>>> divertido para todos.
>>>>>>>>
>>>>>>>>
>>>>>>>> *Dê autonomia, cobre responsabilidade*

>>>>>>>> Preciso dizer que existem problemas. Na quarta-feira depois do fim
>>>>>>>> de semana do Transparência HackDay, ficamos sabendo que a porta de uma das
>>>>>>>> casas da vila onde fica a Casa de Cultura Digital tinha sido depredada. Não
>>>>>>>> ficou confirmado que isso aconteceu durante o evento, mas como justamente
>>>>>>>> naquele fim de semana um fluxo de 100 novos visitantes tinha passado por
>>>>>>>> ali, os indícios eram altos o suficiente pra comprometer a paz com nossos
>>>>>>>> vizinhos. Foi um dia bem chato e foi difícil pensar no que fazer naquela
>>>>>>>> situação. Mas dado que, de diversas formas, ficou claro que o evento era
>>>>>>>> responsabilidade de todo mundo, não encontramos outra forma de agir a não
>>>>>>>> ser liberar a lista de presença para a empresa que teve sua porta depredada,
>>>>>>>> e informar os participantes por e-mail do acontecido.
>>>>>>>>
>>>>>>>> É importante dar autonomia pras pessoas, mas também deixar claro que
>>>>>>>> elas são responsáveis pelo espaço que ocupam e pelas relações que constroem
>>>>>>>> durante um HackDay.
>>>>>>>>
>>>>>>>>
>>>>>>>> *Entenda o processo como o melhor resultado*

Marcelo Castañeda

unread,
Aug 12, 2011, 6:26:10 AM8/12/11
to pont...@googlegroups.com, thac...@googlegroups.com
Bacana, Bruno! Já testei!
Se tiver ok pra todos, podem começar a divulgar. Vou sair agora e no final da manhã começo a propagar!
Bruno, rola de estar na ECO, 17:30? Devo dar um alô no pessoal que deve estar por lá. Meu tel: (21) 8871-7709
Um abração! Tamo junto! Bom dia! :)
--
Marcelo Castañeda, 
Skype: marcastaneda

Bruno Freitas

unread,
Aug 12, 2011, 6:53:56 AM8/12/11
to thac...@googlegroups.com
Oi Marcelo,

Talvez não as 17:30, mas umas 18 horas, vc ainda estará por lá?

Abs

2011/8/12 Marcelo Castañeda <celoca...@gmail.com>

celoca...@gmail.com

unread,
Aug 12, 2011, 7:05:57 AM8/12/11
to thac...@googlegroups.com
Até 19hs! Abs:)

-mensag. original-
Assunto: Re: [thackday] Re: [Pontão da ECO] THackDay Rio! --> CTO?
De: Bruno Freitas <bfre...@gmail.com>

Data: 12/08/2011 07:53

Oi Marcelo,

Talvez não as 17:30, mas umas 18 horas, vc ainda estará por lá?

Abs

2011/8/12 Marcelo Castañeda <celoca...@gmail.com>

> Bacana, Bruno! Já testei!
> Pessoal, dá uma olhada no link do evento na thacker.com:
> http://thacker.com.br/evento/transpar%C3%AAncia-hackday-democratizando-democracia-no-estado-do-rio-de-janeiro
> Se tiver ok pra todos, podem começar a divulgar. Vou sair agora e no final
> da manhã começo a propagar!
> Bruno, rola de estar na ECO, 17:30? Devo dar um alô no pessoal que deve
> estar por lá. Meu tel: (21) 8871-7709
> Um abração! Tamo junto! Bom dia! :)
> --
> Marcelo Castañeda,

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.

Rodrigo Pinto

unread,
Aug 14, 2011, 7:25:05 PM8/14/11
to thac...@googlegroups.com
Fala PessoAll,

primeiramente queria dar os parabéns a todas as movimentações e frentes que vocês vem trabalhando e tenho "tentado" acompanhar o ritmo de vocês aqui pela lista, ao menos para me manter informado.

Me apresentando... meu nome é Rodrigo Pinto e sou da comunidade aqui do RJ e vi que vocês estão com dificuldades quanto a espaço para realização do HackDay aqui no Rio. 

Estou tomando a liberdade de me intrometer no assunto e  sugerir que vocês entrem em contato com o Pedro Marins(pedrol...@gmail.com). Ele é um amigo da comunidade que trabalha na UniRio e tem conseguido o auditório da universidade para realizarmos open spaces e outros eventos por lá.

Fica a dica, espero ter ajudado.


Abraços a todos, 



--
Rodrigo Pinto
skype: rodrigoospinto

Marcelo Castañeda

unread,
Aug 15, 2011, 4:55:49 AM8/15/11
to thac...@googlegroups.com
Oi Rodrigo, como membro da comunidade, você pode fazer este contato com Pedro Marins?
A UNIRIO é um baita espaço, muito bacana.
A demanda é por uma conexão de 5Mb, mas pode ser entre 3 e 5 Mb, tomadas e cessão do espaço sem ônus.
Vamos nessa? Bom dia!
Abs! :)
--
Marcelo Castañeda, 
Skype: marcastaneda

... Habian bloqueado todas las salidas, pero el escapó por una de las entradas...
(Todas las salidas, Angel Ferreira)
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages