--
Você recebeu esta mensagem porque está cadastrado no grupo "Transparência Hacker"
Para enviar uma mensagem a todo o grupo, escreva para thac...@googlegroups.com
Para não receber mais mensagens, envie um email para thackday+u...@googlegroups.com
Para mais informações, ou para ler mensagens arquivadas deste grupo, visite http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR
Grato pela oportunidade...
Rica essa palestra...
Um tanto de coisa a examinar...
Entendo que esses princípios (Colaboração, Transparência, Compartilhamento, Empoderamento) fazem parte da fundamentação do caminho que nos levará a uma sociedade em que a regra geral seja no mínimo a equidade (não falo nem da igualdade).
A pergunta que me faço é se o caminho desta construção passa pela vivência da transparência na própria internet, criando-se mecanismos que permita a identificação dos usuários, evitando-se assim pedofilia, racismos, (incitar) violência etc., ou seja as pessoas se responsabilizando pelos seu atos.
Na palestra Don Tapscott fala das instituições se "despindo", da importância dos "bons valores", da integridade, e afirma: "A Luz do Sol é o melhor dos desinfetantes!".
Eu costumo dizer que "Viver sem vergonha é uma condição essencial da transparência!".
Na essência a pergunta é: só as instituições necessitam se despir ou as pessoas também?
Ou ainda, o outro lado da moeda: a essência do aberto é possibilitar o "anonimato"?
E vamos que vamos... Examinando...
Saúde e Paz!
André Weinmann Carneiro
(82) 9973-5068
massa Nitai!
--
Empoderamento se consegue via democracia participativa. Fortalecimento dos conselhos sociais, de forma a se tornarem efetivamente deliberativos e não consultivos. aumento da participação social na formulação das políticas públicas, indo além da participação na fase de implementação dessas políticas.No nosso caso, da TI, significa aumentar o leque de atores que formulam a política industrial das TIC, hoje coordenada pelo MDIC. Também estimular a institucionalização dos processos de construção coletiva, pricipalmente no poder executivo. Revisar os currículos dos cursos de ciência da computação para incluir esses 4 conceitos nos profissionais que irão projetar os sistemas futuros. Enfim um mundo novo a ser construído, vamos ter bastante com que nos divertir. não é?[]s