Chamada para artigos para Dossiê Inteligência Artificial: questões éticas e estéticas

10 views
Skip to first unread message

leptavares

unread,
Jun 12, 2023, 1:36:28 PM6/12/23
to Transparência Hacker
DIVULGAÇÃO DE CHAMADA PARA ARTIGOS

A Aurora, Revista de Arte, Mídia e Politica, está com dossiê aberto sobre inteligência artificial e acaba de ser prorrogado o prazo para 7 de agosto de 2023.


6.png

Os novos modelos de Inteligência Artificial generativa estão evoluindo aceleradamente e nos tomando de sobressalto a cada dia com suas capacidades e aplicações. Liderado pelas grandes empresas de tecnologia, as chamadas Big Techs, esse desenvolvimento se impõe de maneira autoritária, sentenciando transformações profundas e nos compelindo a nos adaptar.

As IAs generativas foram criadas a partir da apropriação da inteligência geral dos conhecimentos humanos disponíveis. As fontes de dados abertas na Internet foram fundamentais para alimentar as IAs, em um processo de extração de bens comuns do conhecimento que foram transformados em produtos proprietários e bilionários. Agora, por meio de comandos em linguagem natural, as IAs generativas criam textos, imagens, vídeos e músicas, tendo um impacto direto em uma ampla variedade de trabalhos e profissões, incluindo ciência, educação, design, finanças, comunicação, engenharia e programação de software, entre outros.

As implicações estéticas são inquietantes. Nas artes visuais, audiovisual, fotografia e literatura, a singularidade e originalidade do trabalho de criação artística são abaladas pela aplicação da inteligência artificial. A criação artística mediada pela IA representa um salto intuitivo ou simplesmente uma automatização? O que de fato é criado?

Embora os planos estratégicos nacionais para IA e os relatórios de estudos de impacto apontem a necessidade de regulamentação para os usos éticos que coloquem o benefício da humanidade no centro dos processos, eles também são categóricos ao dizer que temos de nos adaptar a essa nova qualidade de máquinas o mais rapidamente possível. Além disso, o desenvolvimento acelerado da IA é impulsionado pela corrida competitiva entre Big Techs e entre Estados em busca da primazia política e econômica global, colocando os compromissos éticos em segundo plano. Uma onda de demissões em massa já começou e pelas Big Techs.

O objetivo deste dossiê é reunir trabalhos que examinem de maneira crítica as complexas questões éticas e estéticas que surgem com o uso dessas tecnologias emergentes e disruptivas, evitando as mistificações tecnofílicas e tecnofóbicas que obscurecem nossa percepção sobre o artefato.

Convidamos pesquisadores das artes, das mídias, da política e da tecnologia com o objetivo de trazer para reflexão este importante tópico da atualidade e incidir no debate acadêmico e social sobre seus alcances.

Manuscritos como artigos, entrevistas, traduções e resenhas originais e inéditas podem ser submetidos, respeitando as normas de submissão da revista. Os trabalhos serão avaliados por meio de um processo de revisão por pares. O escopo de abordagens é amplo, podendo incluir, mas sem limitação, questões como:

  • Efeitos sobre as relações de poder no sistema internacional - pela economia e colonização do imaginário - reforçando tradicionais assimetrias de poder nas relações Norte-Sul, ou criando novas;

  • Impactos na organização do trabalho, abordando formas de desestabilização de profissionais e profissões inteiras e a consequente desvalorização dos trabalhadores;

  • Impactos sobre o conhecimento humano, no que diz respeito às possibilidades de superação de barreiras intelectuais e aprimoramento da criatividade, ou degradação das habilidades e obsolescência humana;

  • Possibilidades de manipulação das informações e conhecimento por meio de enviesamentos de caráter ideológico para a promoção de agendas particulares;

  • Possibilidades de regulamentação e controle social da IA, formas de uso cívicas, como práticas de participação cidadã para fortalecer as democracias;

  • Implicações sobre a criação artística, o conceito de arte, a apropriação de obras e as questões autorais, condicionamentos estéticos pela padronização a partir de parâmetros pré-definidos.

Os artigos devem ser enviados até a nova data limite de 7 de agosto de 2023 por meio do sistema de submissão online da revista, disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/about/submissions.

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages