[BruceCameron] Comentários Judaicos - Gen. 34 e 35

7 views
Skip to first unread message

Levi de Paula Tavares

unread,
Dec 20, 2006, 8:45:48 PM12/20/06
to >

Cap. 34
v.1 - Diná, filha única de Jacob, entre 12 filhos, que deveria ser o ornamento da corôa do Patriarca, se coverteu em tristeza e vergonhas da família.Um príncipe pagão, (Shechem) a desonra, e os 2 irmãos da jovem, (Simeão e Levi) vingam este crime com um crime maior. Eles acham pouco tomar a vingança do culpado e tomam todo um povo inocente. Tudo isso, porque Diná saiu. Ela saiu das tradições e descência da família de Abraão. Severa a lição que ensina a mulher, mormente virgem, a cuidar-se de como a curiosidade e a imprudência podem levá-la ao precipício.

v.15- Está comprovado que os povos contemporâneos aos Patriarcas não praticavam a circuncisão. Os habitantes de Shechem se circuncidaram a fim de obter a aliança da família de Jacob. Os egípcios, tampouco eram circuncisos; de outro modo, Moisés não tinha necessidade de proibir , o cordeiro pascal, no Egito. Ex. 12:48) se já o fôssem. Os filisteus também eram incircuncisos (I Sam. 18:25). O profeta Ezequiel (cap. 32) escreve aos povos de Assur, Elam, Meshech, Tubal, Edon, Sidom e do Egito, não eram circuncisos. Entretanto existem provas que os sacerdotes egípcios tinham adotado este costume. Por conseguinte, conforme os dados bíblicos, os povos da antiguidade e os atuais, que praticam a circuncisão, tomaram sem dúvida, o exemplo dos israelitas.

v.25 - a vingança dos filhos de Jacb, Simeão e Levi, contra todo o povo hiveu, foi condenada por seu pai, que temia ao mesmo tempo as represálias do cananeu e do periseu, povos vizinhos deste país. Por isso mesmo, Jacb, sôbre o leito de morte, na hora onde costuma perdoar as faltas dos outros, não pode conter-se de amaldiçoar a ira sanguinária de seus 2 filhos (49:7)
 
v.31- "como prostituta..."- a tradição disse que a triste e infeliz Diná, passou seus anos encerrada na casa de Simeão, seu irmão, não teve mais alegrias neste mundo, e morreu de tristeza no Egito.

Cap. 35
v.10- Israel: O nome Israel, associa-se à idéia de vencer as fôrças sobrenaturais, segundo se vê na luta de Jacob com o anjo (Michael) (32:29). Com efeito, apesar de seus inimigos, através da história, o impedirem de marchar livremente, Israel, lutou e venceu até hoje. As letras ISRAEL, em hebraico, formam as iniciais dos nomes dos 3 Patriarcas e de suas esposas: Y-Yitzhac-Yaacob,  S-Sarah,  R-Rahel-Rivcah, A-(Aleph) Abraham e L-Leá.

v.28- O costume antigo exigia que os filhos sepultassem, eles mesmos seus pais. José e seus irmãos acompanharam os restos de Jacob e o sepultaram na
terra de Canaan (50:13). Atualmente é costume das comunidades israelitas de Israel, Síria, Turquia e Egito, que os filhos não acompanhem os restos mortais do pai, pela razão escrita na Cabala - (cont).

__._,_.___


______________________________________________________

Para divulgar este grupo, peça para a pessoa interessada mandar uma mensagem em branco para:
BruceCamero...@yahoogrupos.com.br
Yahoo! Mail

Cadastre-se já!

Proteção anti-spam

Muito mais espaço

Y! Shopping

Aqui

É o melhor lugar

para comprar.

Barra de Ferramentas

Instale grátis!

Os produtos Yahoo!

no seu navegador.

.

__,_._,___
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages