Igreja, uma comunidade de pertencimento.

2 views
Skip to first unread message

Oseias de Lima

unread,
Feb 14, 2023, 4:52:46 PM2/14/23
to
Igreja, uma comunidade de pertencimento.
* Por Oséias de Lima Vieira

Há alguns anos ouvi uma jovem pastora em uma paróquia Metodista dizendo que ela é a quarta geração de pastores metodistas, então fiquei imaginando sobre este senso de pertencimento, as gerações que estiveram nesta igreja até chegar a esta jovem pastora.
Nesta paróquia Metodista há uma pia batismal para o batismo das crianças e possui também um cemitério nas proximidades para o sepultamento de quem esteve em todas as fases da vida em comunidade, na ministração da Palavra, nos sacramentos e em toda a vida comunitária. Uma igreja nasce como comunidade, pessoas que plantam a igreja local, constroem o templo e solicita ao bispo ou ao presbitério um pastor que sirva a comunidade com o ensino da palavra e aos serviços dos Sacramentos.
Esse povo tem história, tem tradição, tem um sentimento de pertencimento que são passados por gerações, do povo ao povo, elementos básicos de uma comunidade cristã como o exemplo da Igreja Metodista em São Lucas.
A onda neo-evangélica, um desdobramento da Visão tem sido destrutiva, modelada por Igrejas privadas que tiram a liberdade das pessoas daquilo que são delas, daquilo que são intrínsecos, daquilo que foram sendo construídos com recursos comunitários ao longo de décadas. Que tipo de neura é esta que para revitalizar precisa colocar os idosos para fora, ajustar os modelos no subterfúgios de atrair jovens?

O patrimônio, a história, a cultura pertencem a coletividade, são como se pública fossem.
A igreja é plantada pelas pessoas para as pessoas e não para a instituição ( Organização Religiosa).
A Instituição existe para servir e dar a personalidade Jurídica, ou seja, sujeito de direitos ou obrigações jurídicas.
Vidas não podem ser salvas se forem vistas apenas como números em um rol, pessoas possuem nome, são entes de direito e obrigações, ninguém deve sair das suas igrejas, ninguém deve abandonar a sua casa. Quem chega experimenta os costumes, as doutrinas, a linguagem como elas foram ensinadas por Jesus Cristo.
Um presbítero,um pastor, um padre, um bispo são chamados para servir a comunidade local com o ensino, ministração dos Sacramentos, exposição viva da Palavra, e aguardando a volta de Jesus.

Paróquia Metodista St Luke
* Professor de Geoteologia e Direito Religioso.

image.png
image.pngimage.png


Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages