Quando se fala em localização e internacionalização de softwares, muitas vezes pensa-se em idiomas e características culturais de grandes grupos. Com o software livre, porém, é possível trabalhar com línguas e aspectos de culturas locais que podem não ser as das maiores populações do mundo, mas que constituem aspectos riquíssimos da história de povos que tem seu local importante e especial no tempo e espaço.
Por isso, o projeto "AVAKOTEPA: Recursos Lingüisticos e Informáticos para lenguas poco dotadas del Paraguay" estará representado em uma palestra de Ivan Prieto, na Latinoware. O projeto inclui, entre outras coisas, o resgate cultural da cosmofonia e cosmografia dos povos indígenas das comunidades tomáraho e ybytoso a partir de seus relatos e contos, além de atividades de educação participativa de crianças com teconologias da informação e a criação de manuais de conjugação de verbos em guaraní, tomáraho e yvytóso.
A palestra sobre o projeto AVAKOTEPA acontece no dia 23, às 13 horas, na Latinoware. Clique aqui e confira os demais eventos em nossa grade de palestras.