FAVOR ACUSAR RECEBIMENTO NO WHATSAPP OU POR E-MAIL
A.E. 1
Nas redes sem fio é usada a norma IEEE 802.11 e suas varIações.
Foram feitas revisões à norma original a fim de optimizar (é o caso das normas 802.11a, 802.11b e 802.11g, chamadas normas 802.11 físicas) ou precisar elementos a fim de assegurar uma melhor segurança ou uma melhor interoperabilidade. O quadro abaixo apresenta algumas das diferentes revisões da norma 802.11 e o seu significado:
Nome da norma | Nome | Descrição |
802.11a | Wifi5 | A norma 802.11a (baptizado WiFi 5) permite obter um elevado débito (54 Mbps teórico, 30 Mbps real). A norma 802.11a especifica 8 canais rádios na banda de frequência dos 5 GHz. |
802.11b | Wifi | A norma 802.11b é actualmente a norma mais usada. Propõe um débito teórico de 11 Mbps (6 Mbps real) com um alcance que pode ir até 300 metros num espaço aberto. O intervalo de frequência utilizado é a banda dos 2.4 GHz, com 3 canais rádios disponíveis. |
802.11g |
| A norma 802.11g oferece um elevado débito (54 Mbps teórico, 30 Mbps real) na banda de frequência dos 2.4 GHz. A norma 802.11g tem uma compatibilidade ascendente com a norma 802.11b, o que significa que materiais conformes à norma 802.11g podem funcionar em 802.11b |
Padrões:
Padrão | Banda de frequência | Débito | Alcance |
WiFi a (802.11a) | 5 GHz | 54 Mbit/s | 10 m |
WiFi B (802.11b) | 2.4 GHz | 11 Mbit/s | 100 m |
WiFi G (802.11b) | 2.4 GHz | 54 Mbit/s | 100 m |
Fonte:
A.E. 2
1- Um sinal digital possui um número finito de estados com transições descontinuas entre os estados. As operações de colocação e extração dos dados do sinal são conhecidas por codificação e descodificação. Os dispositivos que realizam estas operações são conhecidos por codec.
Um sinal analógico é continuo podendo tomar qualquer valor intermédio, tipicamente são utilizadas ondas sinusoidais. As operações de colocação e extração dos dados do sinal são conhecidas por modulação. Os dispositivos que realizam estas operações são conhecidos por modem.
2- O sistema Analógico: O padrão analógico de transmissão de dados consiste na geração de sinais elétricos baseados nas ondas eletromagnéticas que são contínuas. Como os sinais analógicos são contínuos a qualidade de operação é mais exigente, pois na sua falha o sinal deve ser gerado novamente desde o princípio.
O sistema digital: O padrão digital consiste em retirar amostragens de um sinais analógicos e representa-los em um padrão binário. Cada pedaço deste sinal originalmente analógico vai ser identificado por este padrão digital e passará então a representar apenas aquele novo número binário, ou digital. Depois de transmitido, este sinal é recebido por um outro conversor que faz exatamente o contrário, recebe o sinal fracionado num conjunto de números e transforma-o em sinais eletromagnéticos analógicos. A principal vantagem é quem em caso de perda ou se for corrompido pode simplesmente ser regenerado por algum elemento da rede como repetidores por exemplo.
3- largura de uma banda de freqüência eletromagnética significa quão rápido os dados fluem, seja numa linha de comunicação ou no barramento de um computador. Quanto maior a largura de banda, mais informações podem ser enviadas num dado intervalo de tempo. Pode ser expressa em bits por segundo (bps), bytes por segundo (Bps) ou ciclos por segundo (Hz).
4- no transmissor digital estes elemento são: o transdutor de entrada , o codificador de fonte, codificador de canal , modulador digital, o amplificado de potencia. No lado do destinatário, os elementos básicos do receptor digital são: amplificador de sinal de modulado digital , decodificador de fonte e transdutor de saída
A.E. 3
São as ondas que se propagam acompanhando a superfície da terra e se dividem em ondas de superfície e ondas espaciais.
As ondas de superfície são aquelas que acompanham o relevo terrestre. São ondas com frequenciade até3 MHz e polarização vertical, para reduzir os efeitos do solo.
As ondas espaciais abrangem a faixa mais comercial do espectro de frequencia (VHF, UHF e SHF). Elas podem se dividir em ondas diretas e refletidas, sendo mais comum que o sinal recebido seja, na verdade, uma combinação dessas componentes.
A.E. 4
Art. 9o Exceto quando explicitamente estabelecido o contrário neste Regulamento, as emissões de um equipamento de radiação restrita não devem ser superiores aos níveis de intensidade de campo especificados na Tabela II.
§ 1o Nas faixas 54-72 MHz, 76-88 MHz, 174-216 MHz e 470-806 MHz, a operação de
equipamentos de radiação restrita somente poderá ser feita sob condições específicas estabelecidas neste
Regulamento.
§ 2o A intensidade de campo de um equipamento de radiação restrita operando nas faixas 26,96-27,28 MHz e 49,82-49,90 MHz não deve exceder a:
I – 10.000 microvolts por metro a 3 metros do emissor, para as emissões na freqüência
portadora;
II – 500 microvolts por metro a 3 metros do emissor, para as emissões fora de faixa, inclusive harmônicas, em qualquer freqüência afastada mais de 10 kHz da portadora.
§ 3o A intensidade de campo de equipamentos de radiação restrita operando nas faixas de 40,66 MHz a 40,70 MHz não deve exceder 1.000 microvolts por metro a 3 metros do emissor.
§ 4o Os limites de intensidade de campo média, medida a uma distância de 3 metros, de um
equipamento de radiação restrita operando nas faixas 902-907,5 MHz, 915-928 MHz, 2400-2483,5 MHz, 5725-5875 MHz e 24,00-24,25 GHz não devem exceder ao especificado na Tabela III. A intensidade de campo de pico de qualquer emissão não deve exceder o valor médio especificado por mais de 20 dB. As emissões fora das faixas de freqüências especificadas, exceto harmônicos, devem estar atenuadas por, no mínimo, 50 dB do nível da fundamental ou atender aos limites gerais de emissão da Tabela II, devendo-se considerar o menor entre os dois valores.
§ 5o A utilização da faixa de radiofreqüências de 433 MHz a 435 MHz por equipamentos de
radiação restrita em áreas internas de edificações poderá ser feita com potência irradiada
limitada ao valor máximo de 10 mW (e.i.r.p).
Fonte:
A.E. 5
1- Deve ser empregada a antena de alta diretividade.
É possível fazer a ligação entre duas redes usando ligação ponto a ponto sem fio, isto é, esta ligação funciona como se fosse um fio conectado a duas redes, usando- se de duas antenas direcionais, uma em cada rede. Assim as ondas de rádio são transmitidas focadas no receptor e não "espalhadas" por uma região. Esse tipo de ligação é conhecido como enlace (ou link) de microondas e normalmente utiliza faixas de frequência de 2,4GHz e de 5GHz.
As antenas precisam estar perfeitamente alinhadas e portanto, só funciona para comunicação em linha reta, sem obstáculos.
2- Ao contrario da rede ponto a ponto a telefonia celular deve usar algo mais aproximado do isotrópico, para que alcance todas as direções.
A.E. 6
Banda C é a Faixa de frequências de micro-ondas entre 3,7 GHz e 4,2 GHz. É utilizada na comunicação por satélites e também em links terrenos. O termo é usado também para designar os primeiros serviços de TV via satélite, que usavam e usam essa faixa de frequências.
Os Sinais digitais transmitidos em Banda C se igualam com a qualidade dos DTHs (banda Ku), a diferença está no equipamento utilizado para receber esses sinais, enquanto o DTH usa mine parabólicas, a Banda C utiliza antenas parabólicas convencionais.
Banda Ku é uma parte do espectro eletromagnético na faixa de micro-ondas compreendida entre as frequências de 12 a 18 GHz. O termo Ku refere-se à porção inferior (under) a Banda K (18 a 26.5GHz). Hoje esta banda é a mais conhecida e utilizada tecnologia via satélite no Brasil, pois tem cobertura em todo país e fornece conexão de até 4MB.
A.E. 7
Para detectar colisões exige capacidade de enviar seu sinal e receber sinal para saber se há interferência ao mesmo tempo, o que encareceria muito.
Mesmo que houvesse detecção de colisão e não fosse percebida nenhuma colisão ao enviar, ainda assim poderia haver colisão no receptor.
O protocolo 802.11 pode usar um frame de controle RTS e um frame CTS para reservar acesso ao canal. Quando um remetente quer enviar um quadro, pode enviar um quadro RTS ao receptor indicando a duração do pacote de dados e do pacote ACK. O receptor responde com o frame CTS dando permissão para enviar. Ao ouvir o RTS e CTS, outras estações podem evitar interferência, pois vão saber que há uma transmissão.
A.E. 8
Aruba | Cisco IOS |
Cisco LWAPP | Meru |
Atenuação:
Parede com divisórias simples - 3dB
Vidro com esquadria de metal - 6dB
Parede com bloco de tijolo - 4dB
Janela de escritório - 3dB
Porta de metal - 6dB
Porta de metal com bloco parede de bloco - 12.4dB
A.E. 9
Radius
Este é um padrão de encriptação proprietário que utiliza chaves de encriptação de 128 bits reais, o que o torna muito mais seguro que o WEP. Infelizmente este padrão é suportado apenas por alguns produtos. Se estiver interessado nesta camada extra de proteção, você precisará pesquisar quais modelos suportam o padrão e selecionar suas placas e pontos de acesso dentro desse círculo restrito. Os componentes geralmente serão um pouco mais caro, já que você estará pagando também pela camada extra de encriptação.
Oferece uma proteção muito fraca. Mesmo que a opção broadcast esteja desativada. Na prática, o WEP tem falhas, mas não deixa de ser uma camada de proteção, encarregado de encriptar os dados transmitidos através da rede. Existem dois padrões WEP, de 64 e de 128 bits. O padrão de 64 bits é suportado por qualquer ponto de acesso ou interface que siga o padrão WI-FI, o que engloba todos os produtos comercializados atualmente. O padrão de 128 bits por sua vez não é suportado por todos os produtos. Para habilitá-lo será preciso que todos os componentes usados na sua rede suportem o padrão, caso contrário os nós que suportarem apenas o padrão de 64 bits ficarão fora da rede.
WPA:
O APs mais modernos começar a suportar o uso de chaves de encriptação dinâmicas, que não exigirão configuração manual. Ao adquirir um ponto de acesso agora é importante verificar se ele pode ser atualizado via software, para que mais tarde você possa instalar correções e suporte a novos padrões e tecnologias.
Se todos os elementos de rede (AP e estações) tiverem suporte a WPA-2, utilize pois é o padrão de segurança mais eficiente em redes sem fio atualmente.
WPA2
É geração atual de segurança em redes WiFi (802.11) e utiliza o protocolo de criptografia AES e o padrão 802.11i. O WPA2 tem sido largamente aceita devido a quatro fatores:
Autenticação mútua – utiliza 802.1X (WPA2-Enterprise) e PSK (WPA-2 Personal)
Criptografia forte – utiliza oAES 128 bits
Interoperabilidade – o sistema é baseado em padrões reconhecidos
A.E. 10
Escolha das antenas: a escolha das antenas merece um detalhe especial. Existem diversos modelos para utilização interna e externa. O diagrama de radiação da antena é fundamental para definir a sua aplicação. Antenas diretivas são utilizadas em links ponto a ponto e antenas menos diretivas (setoriais) atendem a usuários localizados em determinados setores. As antenas mais tradicionais que fazem parte dos AP são to tipo onidirecional e devem ser ajustadas para aproveitar a potencia máxima. Instalar as antenas em parede podem diminuir a eficiência na cobertura pois atendem parte do sinal será desperdiçada na parte traseira.
Cabo irradiante (verificar o site do fabricante RFS – Radio Frequency System)é um cabo que elimina a necessidade de antena tradicional. Trata-se um cabo coaxial que ao contrário dos demais cabos irradia, o sinal para o exterior de uma forma organizada ao longo de todo o cabo. A potencia uniforme transmitida ao longo do cabo permite projetos interessantes em algumas situações . Um exemplo é o caso de hoteis e hospitais onde o lay-out do edifício permite um diagrama de irradiação
A.E. 11
Está igual a 10.
Atenciosamente,
Henrique Barreto de Oliveira
Desempenho On-line
Gerência Monitoração e Diagnóstico de Falhas de Redes
Oi +552186488424
e-mail henri...@oi.net.br
LD-CGR-DESEMPENHO E DIAGNOSTICO REDE MOVEL
Esta mensagem, incluindo seus anexos, pode conter informacoes privilegiadas e/ou de carater confidencial, nao podendo ser retransmitida sem autorizacao do remetente. Se voce nao e o destinatario ou pessoa autorizada a recebe-la, informamos que o seu uso, divulgacao, copia ou arquivamento sao proibidos. Portanto, se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, nos informe respondendo imediatamente a este e-mail e em seguida apague-a.