--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "TDD no mundo real" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para tdd-no-mundo-r...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
Paulo, boa tarde!
O que eu costumo ver, é a indústria distorcendo e prescrevendo as coisas em benefício próprio.
Algumas faculdades já fizeram a adoção do TDD como disciplina, não sei lhe informar se há abrangência até o nível de custos.
Testar deveria ser cultural, se sua a equipe tem esse apelo, não deveria haver discussões sobre: É caro testar, até por que eles entenderiam muito bem os benefícios.
Quando você cria uma unidade a partir do teste, ela nasce testada e testável. Quando você cria uma unidade sem teste ela é testável ainda que seja pela mão humana “Existe uma diferença entre nascer e ser testável.”.
Sobre MVP, algumas pessoas usam os mesmos artefatos da apresentação para dá continuidade ao projeto. Eu participei de um projeto que adotou essa abordagem, acabou transformando-se em um monstro indestrutível.
Quanto aos custos de testes, este livro fala um pouco no assunto: https://www.amazon.com/xUnit-Test-Patterns-Refactoring-Code/dp/0131495054, a minha referência sobre TDD aqui no Brasil continua sendo o Mauricio Aniche, acho que ele poderia colaborar com mais informações.