Apresentação

Loreno Minati

to tche...@googlegroups.com

Olá a todos.

Primeiramente agradeço por me receberem!

Chamo-me Loreno Minati, sou técnico em eletrônica formado pelo SENAI em 2002 e proprietário da CEB Service Assistência Técnica  em Jaraguá do Sul – SC

Tenho 38 anos, participo de diversas outras listas a respeito de microprocessadores e robótica a uns 10 anos.

Entrei na lista para compartilhar conhecimentos a respeito de Arduino e Eletrônica.

Ainda não possuo Arduino, Inicialmente pretendo adquirir um Arduino Uno e uma placa Ethernet ou Wireless para controlar umas 4 portas via servidor de internet.

Pesquisei e encontrei a placa Arduino Ethernet Shield Base On Wiznet W5100 Ethernet.

O que sugerem que eu adquira a mais para a parte de potência ou controle? Algum KIT recomendado?

Quero acessar um endereço de internet e ligar ou desligar 4 cargas de aproximadamente 500mAh em 12V para um robozinho que controlarei via internet.

Grande abraço!

Loreno Minati.

www.cebservice.com.br

Marcus Costa

to TcheDuino
Olá,

Sou o Marcus, tenho 21 anos, Técnico de informatica, estudante de
sistemas de informação, criador da lista, criador do site:
www.tcheduino.blogspot.com.
Não tenho muita experiência com eletrônica, mas na parte de
programação me dou muito bem, tenho uma placa de arduino duemilanove.

Loreno, sem ter a intenção de fazer propaganda eu costumo comprar meus
componentes de arduino por um site aqui de porto alegre, que vende
também o shield de Ethernet (http://arduino.webtronico.com/) segue o
esquemático deste shield (http://arduino.webtronico.com/documentos/
Ethernet_v1_0.pdf) pelo próprio site do webtronico você pode fazer o
download da biblioteca para poder utilizar o shield, e já é incluído
códigos de exemplo que você pode alterar para suas necessidades.

Loreno Minati

to tche...@googlegroups.com
Legal, muito obrigado Marcus,

Entrarei em contato com a empresa. Pelo site, parece que não possuem a
pronta entrega né?

Grande abraço.

Loreno Minati.

to TcheDuino
Boa Tarde a Todos!

Gostaria de contribuir e aprender com este grupo. Meu nome é Luis
Eduardo Calderipe Farias sou estudante de Ciência da Computação na URI
de Erechim e também sou formado em eletrônica pela antiga ETFPel,
atual IFSul campus de Pelotas, tenho interesse em usar meus
conhecimentos de eletrônica e de alguma forma uni-los ao estudo da
computação, acredito que o arduino é uma boa forma para realizar isso.

Um abraço a todos!

Rodolfo Stangherlin

to tche...@googlegroups.com
Olá,

Eu me chamo Rodolfo, sou acadêmico de Ciência da Computação na UCS (de
Caxias do Sul) e estou "engatinhando" ainda com eletrônica e arduino.
Tenho um freeduino, mas ainda não fiz muita coisa com ele. Sou
desenvolvedor Web (python), mas acho muito interessante a chamada
"computação física" e por isso me interessei pelo arduino.

Conversei com alguns colegas e vamos montar uma espécie de "grupo de
estudos" na universidade sobre eletônica e arduino. Vou pedir ajuda
pra um pessoal daqui que conhece um pouco de PIC, talvez algum manual
deles ajude.

Eu conheci o arduino através da lista Tchelinux. Poderíamos divulgar
essa lista lá também. Posso fazer as honras?! :)

--
Rodolfo

Marcus Costa

to TcheDuino
Olá Rodolfo,

Obrigado pelo interesse na lista, eu divulguei o grupo na lista do
tchelinux semana passada, mas achei estranho ninguém comentar no
tópico que eu criei lá, se quiser pode comentar no tópico que eu já
criei. Nome do tópico : Arduino RS.

Assim que tivermos mais pessoas no grupo, e der um tempo, quero
organizar um encontro com o pessoal da lista para trocarmos uma idéia.

Abraço.

William

to TcheDuino
E ae galera!

Sou desenvolvedor web em porto alegre e conheci o arduino quando me
interessei em construir uma bateria eletrônica. Toco bateria mas moro
em apartamento, e o preço de uma bateria eletrônica é um absurdo.
Enfim, o grande desafio desse projeto era que os pads (tambores)
fossem sensíveis à intensidade da batida, ou seja, se eu batesse
devagar o som emitido teria de ser baixo, e vice-versa. Para isso tive
que comprar um componente chamado piezo transducer de um site xing
ling.
Cheguei em um ponto bem legal, enviando sinais para o computador e
reproduzindo de acordo com a intensidade da batida, mas infelizmente
por motivos particulares o projeto está inacabado. Pretendo continuar
assim que possível.
Vale acrescentar que eu nunca tinha feito um ponto de solda na minha
vida inteira e não tenho conhecimento algum em eletrônica.
Não vou entrar em detalhes técnicos nesse primeiro momento, mas caso
alguém queira alguma dica é só pedir.
Postei um vídeo no youtube faz um tempinho para mostrar à um amigo,
deixo o link para quem quiser ver, lembrando que é um protótipo =)

http://www.youtube.com/watch?v=uifXgUbgHGk

Um abraço!

Loreno Minati

to tche...@googlegroups.com
Legal William, parabéns pelo projeto...
Muito bom mesmo... O interessante depois de montado e cobrir os sensores com
EVA, assim dá pra meter as baquetas sem dó.

Grande abraço,

Loreno Minati.

to TcheDuino
Projeto com piezo me lembra disso:

http://www.gambiologia.net/blog/2009/11/20/batida-secreta-secret-door-knock/

Ainda vou fazer um parecido \o

PS: postei no blog um projeto de jogo Genius com arduino (contribuição
do Leandro Nunes).
http://www.tcheduino.blogspot.com/

Abraços.

Bruna

to TcheDuino
Oi, me chamo Bruna, to cursando eng. de sistemas digitais... mas to no
começo ainda e não tenho noções muito boas de eletrônica e
programação, então por enquanto vou ficar só olhando e dando umas
pesquisadas no assunto.