Os 100 aprovados do concurso do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) foram empossados na última quarta-feira, dia 19. A cerimônia aconteceu no Auditório Humberto Braga, na sede do tribunal. Além do presidente Jonas Lopes de Carvalho Júnior, estavam presentes o subprocurador-geral de Justiça, Astério Pereira dos Santos; a diretora-geral da Escola de Magistratura (Emerj), desembargadora Leila Mariano; e o presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), Thiers Vianna Montebello.
Jonas Lopes lembrou que o TCE-RJ não realizava uma seleção para seu quadro de pessoal desde 1998 e parabenizou os novos servidores, que exercerão os cargos de analista e técnico. "Foram 14 anos sem a entrada de novos servidores. Os senhores não resolverão o problema do tribunal, pois nossa carência é maior. Mas nos ajudarão, com certeza. Vocês estão de parabéns!", disse. Na opinião do presidente do órgão, o tribunal voltou a ser o que era, um representante da população fluminense. "O TCE-RJ se aproximou ainda mais da sociedade. Estamos caminhando a passos largos para ser um tribunal de vanguarda", declarou.
O presidente também ressaltou a qualidade das provas aplicadas aos 21.729 inscritos no concurso. "Quero parabenizar o Ministério Público, que, através da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Femperj), organizou provas muito rigorosas. Por isso, volto a dizer que os 100 novos servidores merecem todo o louvor", declarou, para em seguida fazer um pedido. "Dediquem-se ao máximo no exercício dos cargos que passarão a exercer. Não se esqueçam que vocês são os fiscais dos recursos públicos", afirmou.
Primeira colocada no concurso para o cargo de analista de controle externo (área de controle externo, especialidade Administração em Saúde), a ex-oficial do Exército Talita Dourado Schwartz, de 27 anos, fez um discurso em nome dos aprovados. Ela explicou o que a motivou a participar da seleção. "Eu servia em Brasília e o que me motivou a tentar uma vaga no TCE-RJ foi a oportunidade de morar no Rio de Janeiro e trabalhar em um órgão de excelência, com um ótimo salário. Estou muito feliz com essa nova etapa da minha vida que se inicia", disse.
Novo concurso - Perguntado se pretende realizar nova seleção, o presidente Jonas Lopes afirmou que só terá essa resposta em dezembro. "É quando saberei a arrecadação do Estado para 2013. Eu dependo disso para saber se poderei realizar outro concurso, pois tenho que respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal", afirmou.