Ajuda na avaliação de produção

44 views
Skip to first unread message

Tarcisio Cardoso

unread,
Jan 22, 2014, 10:14:59 AM1/22/14
to Andrea e Fabio, Mônica Carapeços, sustentave...@googlegroups.com
Turma, segue imagem para proposta de produção no sitio e uma breve descrição.

A proposta consiste na aguaponia (trabalho em agua) como núcleo do sistema, tentando seguir princípios da permacultura para melhor integração do sistema.

O sistema consiste em (esquerda para direita):

1: Galinheiro caipira. Sendo uma construção tecnologia para permitir substituir os frangos por outros animais como suíno, coelho, peru, ou qualquer tipo de criação que pode utilizar o excesso da aguaponia;
2: Canteiro de maracujá. Ou qualquer plantação que sirva também para isolar as áreas (quebra de patógenos, pragas);
3: Aguaponia com tanques e canteiros e uma area reservada ou para minhocario ou espargo.
4: Outro canteiro para isolar o próximo modulo.

Observem que esta solução permite modularizar, evitar os pontos de falhas (single point of failure) e escalonar a produção para adequar a área disponível.

Por fim o modulo precisa de uma área de 238m2, 14x17 metros.

Obs.: Inicio da atividade para construção da solução para depois de abril.

Critiquem e opinem para conseguirmos uma melhor solução.

producao_sitio.jpg

Ricardo Martim

unread,
Jan 22, 2014, 11:32:38 AM1/22/14
to sustentave...@googlegroups.com, Andrea e Fabio, Mônica Carapeços
Caros, como vão? como foi o descanso de final de ano? Conseguiram?

Bem, com relação ao esquema meus comentários:

1- os módulos para pastagem das galinhas e o galpão estão meio desproporcionais, a área de piquete está pequena com relação a area do galpão, mas é simples é só ajustar. 
2 - A produção de módulos é bem interessante, podemos fazer esquema mandala ou Venus Project... aquaponia no centro, canteiros em volta, maracujá fazendo a barreira de ventos dos canteiros e o espaço entre um módulo ou outro de pasto para o que for criar.
3- Maracujá é bem difícil de polinizar, por isso deve se ter diversos pés bem próximos, assim 3m² é muito pouco.
4 - se não der para fazer o esquema 2 devido ao tamanho dos módulos, podemos fazer diversos módulos de aquaponia próximos daí nos espaços pasto ou maracujá.

Quando está pensando em ir lá?

Outra coisa, neste final de ano decidi morar em Rio Branco, a qualidade de vida lá me parece melhor que em Brasília, e já vou dar inicio ao processo de auto exclusão do sistema, minha última grande dívida é o pagamente da chácara de Luziãnia, a partir de agora será só alegria.

Eu ainda ficarei vindo para BSB, mas com cada vez menos frequencia. Não quero, deixar de contribuir para o projeto, mas cada vez mais minhas contrinuições serão mais virtuais.

Por consequência da minha mudança irei reduzir a produção de frangos lá da chácara, assim não terei mais pintinhos em grande quantidade, tenho um lote de uns 100 que ainda gostaria de levar para Formosa, caso seja possível. Meu acerto com o funcionário é que ele ficará até final de fevereiro e neste tempo irie reduzir minha criação para cerca de 20 a 30 galinhas. Se tiverem intenção de produzir os pintinhos em Formosa posso fazer a doação de umas galinhas para o projeto, mas temos que nos organizar até final de fevereiro.

O que me dizem?


 
Ricardo Dornas Martim



             Zootecnista

61-9147.6056

61-8304.7987


De: Tarcisio Cardoso <tarca...@gmail.com>
Para: Andrea e Fabio <sustentave...@gmail.com>; Mônica Carapeços <monica...@gmail.com>; sustentave...@googlegroups.com
Enviadas: Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2014 13:14
Assunto: Ajuda na avaliação de produção

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "sustentavelnapratica" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para sustentavelnapra...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.


Tarcisio Cardoso

unread,
Jan 22, 2014, 12:06:31 PM1/22/14
to sustentave...@googlegroups.com
Na verdade estou chocado por estar mudando de Brasilia, afinal é o mais experiente do grupo. Ficar eu (arquiteto de sistemas) e o Samuel( advocacia) responsáveis por tocar os projetos no sitio é um pouco assustador.

Vou analisar direito sua proposta das galinhas e conversamos em off.

Sobre a solução mandala, acho que sou quadrado, não consigo pensar circular. Vou tentar fazer um esboço depois mando para o grupo.

Sobre o maracujá, não sei se reparou, são dois pes no espaço de 14 metros. Se mesmo assim não for apropriado, pode ser subsistido por milho ou outra coisa ou colocar duas ou mais filas de maracujá.


2014/1/22 Ricardo Martim <ricard...@yahoo.com.br>

Ricardo Martim

unread,
Jan 22, 2014, 12:14:48 PM1/22/14
to sustentave...@googlegroups.com
Vi os dois pés sim, eu diria que uns 15 pés juntos é o ideal, mas não sei o número certo.

Na verdade eu ainda estou assustado com a decisão, mas já cansei de nadar e nadar e morrer na praia. Vejam só desde quando eu estou prometendo ir em Formosa e nunca tenho tempo, vcs sabem tanto quanto eu que o sistema é enganação.

Em Rio Branco tem uma área de 30ha a disposição, uma casa num lote de 10.000 m² vizinha a terra, ainda farei uma ou outra viagem pelo senar, ocasiões que passarei uns dias por aqui, mas se não for assim não dá, estou escravo do sistema e fico protelando minha saída com mil e uma desculpas. O projeto da vila RBE é um projeto de vida e tentarei vender a ideia por lá, mas não irei abandonar esse nosso projeto, ajudarei como for e ainda assim quero ir lá antes de mudar (final de fevereiro).


 
Ricardo Dornas Martim



             Zootecnista

61-9147.6056

61-8304.7987


De: Tarcisio Cardoso <tarca...@gmail.com>
Para: sustentave...@googlegroups.com
Enviadas: Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2014 15:06
Assunto: Re: Ajuda na avaliação de produção

Tarcisio Cardoso

unread,
Jan 22, 2014, 12:37:10 PM1/22/14
to sustentave...@googlegroups.com
Que ótimo, desta forma ganhamos dois projetos com o mesmo objetivo e com ajuda mutua.

Vamos que vamos.


2014/1/22 Ricardo Martim <ricard...@yahoo.com.br>

Monica Arriada

unread,
Jan 23, 2014, 6:27:43 AM1/23/14
to sustentave...@googlegroups.com
Olá Tarcísio e Ricardo,
Em primeiro lugar gostaria novamente de puxar um encontro presencial para colocarmos os assuntos em dia e encontrar o Ricardo antes que ele se mude. Amanhã teremos almoço de permacultores no Naturetto (CLN 404 bloco C). Que tal vcs aparecerem? Será um bom momento para falar mais desses projetos.

Tarcísio, minhas idéias tbm são no sentido do que o Ricardo apontou. Não é atoa que normalmente fazemos mandadas e projetos seguindo padrões mais naturais (na natureza nada é reto ou quadrado). Quando vc faz curvas vc cria mais bordas e oportunidades (áreas com diferentes insolações, umidade, vento etc o que aumenta diversidade de plantas e animais).

Assim, eu "desenretaria" desde a cerca. Na cerca eu colocaria mais espécies (bucha, maracuja, amora, pepino, fava). Aproveitaria a cerca tbm para pendurar umas caixas de abelha nativa, que não tem ferrão e ajudarão na horta. Dá tbm para colocar uns bambuzinhos para nichos de mamangava, tentando chamá-las para ajudar com o maracujá. E na base, principalmente nas curvas faria nichos mais úmidos e sombreados e colocaria Taioba, que galinhas e peixes gostam. Elas vão detonar a Taioba, mas o foco é para elas mesmo...

Os canteiros ao redor da Mandala são mais fáceis de regar, pois facilmente a agua chegaria em todas as partes (projeto Mandala que o Ricardo mencionou).

Eu pensei no pasto das galinhas se estendendo aos canteiros, cada canteiro como um pequeno piquete. As galinhas fazem um excelente trabalho de limpeza e preparação para plantio. Chamamos esse serviço de "trator de galinhas". Ou seja vc precisaria ter controle por piquetes ou cerca elétrica de qual canteiro elas vão poder acessar. Esse canteiro elas usam por um tempo x, dependendo do numero de galinhas. Elas vão limpar tudo, afofar (ciscando) e adubar. Daí vc tira as galinhas e planta. E elas vão preparar outro canteiro (ou mesmo manter os caminhos limpos, tudo depende do planejamento de possibilidade de circulação das galinhas).

E a parte coberta do galinheiro colocaria mais próximo do tanque para o tanque ser o reservatório de água da chuva.

Por enquanto foi isso que pensei.
Abraços,
Monica





Enviado do Yahoo! Mail para iPad


From: Tarcisio Cardoso <tarca...@gmail.com>;
To: <sustentave...@googlegroups.com>;
Subject: Re: Ajuda na avaliação de produção
Sent: Wed, Jan 22, 2014 5:37:10 PM

Tarcisio Cardoso

unread,
Jan 23, 2014, 7:49:20 AM1/23/14
to sustentave...@googlegroups.com
Monica, a característica dos canteiros da aquaponia deixa difícil fazer circular devido a eles serem suspenso para a agua retornar ao tanque dos peixes por gravidade. Estou tentando modificar o layout para as dicas informadas.

Sobre sexta para mim esta difícil. Consegui me liberar no trabalho todas as sexta a tarde para conseguir acelerar os projetos e esta próxima sexta em especial estou cheio de atividade.

Valeu pelas dicas, estão anotadas assim como do Ricardo.

Abraço.


2014/1/23 Monica Arriada <carape...@yahoo.com.br>

Ricardo Martim

unread,
Jan 23, 2014, 7:54:00 AM1/23/14
to sustentave...@googlegroups.com
Mônica, farei todo o esforço para ir neste almoço, esta semana eu não viagei para me organizar, então estou por aqui, irei para a chácara pela manhã. alguém quer ovo caipira???

Eu já fui bem quadrado. Em construções é a forma mais economica, o cubo, mas na produção nem sempre é a melhor. Se formos produzir segundo as técnicas tradicionais (e não me perguntem de onde veio a idéia que é tradicional) os quadradinhos é o melhor, tudo muito alinhado e retinho, mas quando evoluimos e usamos as técnicas mais tradicionais (evolução rumo ao tradicional, veja do que somos capazes) passamos a valorizar a integração entre as espécies (e aqui eu proponho a teoria celular, onde não há diferença entre plantas, animais, bactérias, fungos, protozoários e inclusive os alienígenas Homo sapiens), essa integração tráz melhoras em função da simbiose entre as espécies e todos ganham. A mandala tradicional pode ficar um pouco comprometida em função da aquaponia, mas nada que nossos cérebros facinantes não resolva.

Depois que instalei o Norton meus programas genéricos expiraram, vou tentar reinstalar o autocad e faço um esquema.

Abraços

 
Ricardo Dornas Martim



             Zootecnista

61-9147.6056

61-8304.7987


De: Monica Arriada <carape...@yahoo.com.br>
Para: "sustentave...@googlegroups.com" <sustentave...@googlegroups.com>
Enviadas: Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2014 9:27

Monica Arriada

unread,
Jan 23, 2014, 11:05:07 AM1/23/14
to sustentave...@googlegroups.com
Ricardo,
Tomara que vc consiga ir. Leva uma dúzia de ovos e vou te levar finalmente as revistas, lembra?
Abraços e até amanhã.
Mônica


Enviado do Yahoo! Mail para iPad
Subject: Re: Ajuda na avaliação de produção
Sent: Thu, Jan 23, 2014 12:54:00 PM

Ricardo Martim

unread,
Jan 23, 2014, 4:09:21 PM1/23/14
to sustentave...@googlegroups.com
Monica, alguém ta sem memória. O tarcísio já me entregou as revistas, não eram aquelas??? eu é que devo os ovos...

vou sim, ja me organizei, levarei minha esposa para conhecerem.

 
Ricardo Dornas Martim



             Zootecnista

61-9147.6056

61-8304.7987

Enviadas: Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2014 14:05

Fabio Araujo

unread,
Mar 7, 2014, 10:10:47 AM3/7/14
to sustentave...@googlegroups.com, Andrea e Fabio, Mônica Carapeços
Oi Tarcisio,

Estava viajando e só agora vi seu e-mail.

Entendi o conceito de "módulo de produção". A área dos canteiros está, a princípio, compatível com a área do tanque de aquaponia. Mas, a depender das profundidades dos tanques e canteiros, pode ser necessário que você inclua um tanque extra para regularizar o nível da água (conhecido como "dump tank").

Onde você vai montar esse módulo?  Em Formosa?

Como a Mônica sugeriu, tem espaço aí para incluir alguns elementos de permacultura, como árvores e outras plantas nos cantos, tanto na  área de pasto das galinhas quanto ao lado do tanque de aquaponia. Outra experiência seria tentar usar canteiros tipo "buraco de fechadura" para a aquaponia, otimizando a área dos canteiros. Mas isso provavelmente iria dificultar muito a construção dos canteiros elevados.

Att,

Fabio

Tarcisio Cardoso

unread,
Mar 7, 2014, 12:35:18 PM3/7/14
to sustentave...@googlegroups.com, Andrea e Fabio, Mônica Carapeços
Acabei tirando o maracujá por problema de polinização, porem estou propenso em colocar alguma planta com a finalidade de formar um muro entre os módulos, talvez abobrinha, bucha, milho.

Essa solução será montada no sitio com o Ricardo e o Samuel. A solução em Formosa continuará com os canteiros sob o tanque dos peixes. Não vou abandonar a solução do modulo urbano, em Formosa, porem vou parar de criar mais módulos e concentrar agora nesta solução rural.


O objetivo é deixar o sistema o mais rico possível sem prejuízo para as plantas nem para os animais sem esquecer a automação para poupar o homem do trabalho repetitivo.
 
Lembrando que o inicio da construção será em Abril, então temos um mes para ajustar o modelo.

Abraço a todos.

Fabio Araujo

unread,
Mar 7, 2014, 2:08:45 PM3/7/14
to sustentave...@googlegroups.com, Andrea e Fabio, Mônica Carapeços
Não entendi os canteiros circulares em volta do tanque.

Tarcisio Cardoso

unread,
Mar 7, 2014, 3:31:59 PM3/7/14
to sustentave...@googlegroups.com, Andrea e Fabio, Mônica Carapeços
Produção de frutíferas, arvores e arbustos.

A ideia é intercalar banana, mamão, acerola, etc, ou fazer cada modulo com uma frutífera especifica.

Esses canteiro são para agua perdida e eventualmente parar de ser irrigado no período da seca, com a finalidade de manter a agua apenas na aquaponia.

Esses especificamente são para bananeiras com diâmetro de 3 metros.

A elevação do canteiro é para criar um isolamento e proporcionar uma melhor conservação da umidade. Também estou pesando em construir com ferro cimento ou ate quem sabe canalizar para um poço profundo para reaproveitar a agua. Porem na região do vale do paranã agua não é problema, a principio essa ideia esta descartada.

Obs.: Ignore os erros de português, já fui informado, porem não tive tempo de corrigir.

Abraço.


--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;sustentavelnapratica" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para sustentavelnapra...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages