Olá Luiz, eu acredito que deves me conhecer, mas sou o Leandro do Manual do motor.
Posso opinar pouco referente a motores de grande porte, mas é muito interessante saber que você já deve ter um bom conhecimento da importância que devemos ter na questão baixo atrito, bem como a vedação.
Bom, tem um outro brasileiro, que fez um motor de médio porte, ou grande, depende do ponto de vista. Ele usou um cilindro e o próprio anel de borracha de um pistão pneumático, neste se eu não me engano, ele tem um curso de 80 mm, e o pistão também em torno desse valor. Com essas medidas, ele tem baixa velocidade mas muito torque, que casou bem com essa pistão, como o pistão se movimento devagar, a perda em atrito é menor. Ele consegue em torno de 50 Watts de energia mecânica, mas creio que um gerador específico para o seu projeto, pode ter uns 30 watts em eletricidade, ou até um pouco mais, veja o vídeo dele:
Tem um gringo, que usou um cilindro de fusca e fez um pistão grafitado, esse motor é um termoacústico, um dos piores para ter potência e ele conseguiu, porém com muita energia de calor:
Mas o nosso amigo Nélio, teve problemas com este tipo de pistão, com o tempo, tipo forma um trilho no cilindro e produz atrito.
Leandro Wagner.