Desabafo - Iugu.

644 views
Skip to first unread message

Allan Torres

unread,
Jul 6, 2016, 12:28:15 PM7/6/16
to startup...@googlegroups.com
Então pessoal, estou meio chateado com a Iugu, eu implementei a solução para alguns clientes e finalmente quando fui fazer minha conta para o meu portal de marketplace, as inscrições estÃo fechadas para pessoa física e MEI. Só estão aceitando conta jurídica. 

No meu caso, eu tenho um impedimento de ter uma empresa no meu nome por ser funcionário de uma banco público. 

Eu sei que existem várias APIs que eu poderia usar para isso, mas no meu caso, eu queria por questão do Marketplace que é um produto com split , subcontas, passei um tempão estudando a biblioteca dos caras e acontece isso... po sério é trite. 

Allan 

Vinicius Perroni

unread,
Jul 6, 2016, 12:34:24 PM7/6/16
to startup...@googlegroups.com
Allan, quem sabe um Laranja de confiança resolva o seu problema...

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Startup Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para startup-brasi...@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para startup...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/startup-brasil.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/startup-brasil/CAD_NdMpd_%2Bf-1icE_qpESMB6f0Byt3qDM%2Bh6rC1hsnQjzfWFeA%40mail.gmail.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.



--
Vinicius Perroni

Rudinei Modezejewski

unread,
Jul 6, 2016, 12:48:27 PM7/6/16
to startup-brasil
Allan/Patrick,

Aproveitando o gancho do Allan, eu nem tentei ver como é o Iugu porque vou migrar o Avctoris para fora do país daí, pelo que vi, o Iugu não pode me atender... #ficaadica

Atenciosamente,

Rudinei Modezejewski

Em 6 de julho de 2016 13:28, Allan Torres <allant...@gmail.com> escreveu:

Rodrigo Klein

unread,
Jul 6, 2016, 2:28:29 PM7/6/16
to startup...@googlegroups.com

Ja viu o Stripe?

-----------------------------------------------------
Rodrigo Klein
+55 11 98115 0091
rodrig...@t2software.com.br
Av. das Nações Unidas, 18.801 cj 512
São Paulo - SP - Cep 04757-025
   


Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.


Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação.


This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. 
Thank you for your cooperation.

bruno brasil

unread,
Jul 6, 2016, 3:01:06 PM7/6/16
to startup...@googlegroups.com
Pensei que MEI fosse PJ. Iugu fail!

Atenciosamente,
Bruno Brasil

Rudinei Modezejewski

unread,
Jul 6, 2016, 3:10:32 PM7/6/16
to startup-brasil

Sérgio Henrique

unread,
Jul 6, 2016, 3:16:24 PM7/6/16
to startup...@googlegroups.com

Hummm alan...esse impedimento existe mesmo?

Gabriel Malinosqui

unread,
Jul 6, 2016, 3:34:16 PM7/6/16
to startup...@googlegroups.com
Realmente, essa é uma coisa que me impediu de utilizar a Iugu tbm, nem pra teste de marketplace da pra usar na pessoa física. Triste mesmo kk

sebastian

unread,
Jul 6, 2016, 3:37:24 PM7/6/16
to startup...@googlegroups.com
Acho que a quem tem que agradecer por isso tudo é ao Estado

No Brasil, se uma empresa paga periodicamente a uma pessoa física, essa empresa já começa a ficar em risco de ser processada pelas leis trabalhistas.

Bem-vindo à liberdade economica #sqn

Patrick Ribeiro Negri

unread,
Jul 6, 2016, 4:07:33 PM7/6/16
to Grupo Startup Brasil
Pessoal. Vamos com calma :). Maior problema de Marketplace com MEI é tamanho do capital social. Já tentamos no passado, pessoal tentou fazer, e na hora que começa a tomar chargeback (Pq não toma nenhum tipo de precaução), deixa lá, 100k de prejuízo na mão da iugu. Já tentamos de N formas, a conta não fecha infelizmente. Fora o pessoal que abre MEI em nome de laranja, já que o estado não se preocupa em identificar o cara. Marketplace == Risco. Não tem como fazer sem ter capital, desculpe, nunca vi funcionar, 5 mil startups e nunca vi funcionar.

Fora tudo isto, e desculpe de verdade, implementar sem ao menos ler a documentação ou o link em negrito vermelho que existe em letras garrafais na hora de abrir a conta explicando tudo isto é um erro gigante.

Estou a disposição para maiores esclarecimentos.

Abs



Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.



--
Att
Patrick Negri - CEO
iugu.com - Recebimentos e Assinaturas para a sua empresa


Renato Vieira

unread,
Jul 7, 2016, 5:46:33 AM7/7/16
to Startup Brasil
Patrick,

Mandei uma mensagem na plataforma de vocês a respeito de chargeback e não tive retorno, porém você está respondendo aqui. 

Então a plataforma de vocês não possuem nenhum serviço backend de risco da transação? Isso é grave! Eu via vocês como um PagSeguro, não como um simples Gateway de pagamento. 

É melhor rever com seu jurídico seu posicionamento a respeito do MEI. Não tem o menor embasamento jurídico e você facilmente perderia uma ação na justiça. Longe de incitar colegas, apenas quero dizer que suou de forma ignorante em pleno grupo de startupeiros.

Saudações,

Renato Vieira

Rodrigo Klein

unread,
Jul 7, 2016, 6:19:35 AM7/7/16
to startup...@googlegroups.com

Acho que o lance com ele não é ser MEI ou não e sim o capital social...

Ele pode escolher aceitar A ou B pelo capital social.
Qualquer empresa pode, até o governo faz isso.

Abs

-----------------------------------------------------
Rodrigo Klein
+55 11 98115 0091
rodrig...@t2software.com.br
Av. das Nações Unidas, 18.801 cj 512
São Paulo - SP - Cep 04757-025
   


Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Patrick Ribeiro Negri

unread,
Jul 7, 2016, 6:24:20 AM7/7/16
to Grupo Startup Brasil

Tudo bom Renato? Puxa cara, desculpe,  Mas tem sim embasamento jurídico, e é daqui que estamos vindo (Lembrando que não era assim antes e o modelo não parou em pé). Qualquer empresa pode decidir dar ou não crédito a outra dependendo de sua análise interna. Lembrando que uma transação de cartão de crédito pode ser revertida em até 1 ano.

Um dos vários parâmetros para aceite é tamanho do capital social,  principalmente em marketplace. Fora que, como MEI, vc não pode intermediar negociações, nem cobrar por uso de serviço de software especializado, logo, como poderia trabalhar desta forma? O que eu acho engraçado, e me perdoe antecipadamente por dizer isto, é que a maioria olha MEI, mas sequer consulta um advogado para saber o que pode ou não fazer. 99% dos casos o MEI é ilegal, e ainda transaciona fora da faixa permitida (6k faturamento BRUTO). Finalmente, mesmo empresas limitadas são reprovadas também em autorizações para uso de marketplace.

Como já dissemos várias vezes, e ainda está explícito no site, na documentação e em todo processo de abertura de conta, não garantimos chargeback nem nos metemos nas transações de nossos clientes.

No final das contas, a  iugu também é um negócio e precisa parar em pé assim como o de vocês (E entendo a frustração de vocês, de forma alguma a intenção é ser ignorante, estamos no mesmo barco). A melhor forma de fazer isto é saber a hora de falar sim e a hora de falar não. Experiência própria de ter observado mais de 6 mil startups nascer e fechar em 2 anos.

Boa sorte para vocês!!!

Patrick Ribeiro Negri

unread,
Jul 7, 2016, 6:46:37 AM7/7/16
to Grupo Startup Brasil

Então Rodrigo. É isto mesmo, acabamos respondendo junto.

Bem que gostaríamos de aceitar. Quem sabe no futuro tenhamos um serviço para tentar ajudar nesta parte.

Abs

Diego Alves Elias Morais

unread,
Jul 7, 2016, 7:30:35 AM7/7/16
to startup...@googlegroups.com

É isso mesmo que o Patrick falou. Na verdade intermediação de negócios não pode nem ser do Simples Nacional, então é preciso realmente ter muito cuidado.

Eu sei que o sistema tributário nacional é caótico, mas não acho vantajoso abrir MEI pra fugir do leão. Tem muita coisa por trás de abrir um MEI. Por exemplo os bancos precisam enviar anualmente uma declaração de débito e crédito dos seus clientes. Então a Receita Federal já sabe o quanto entra na sua conta corrente. Uma hora a casa vai cair.

Allan Torres

unread,
Jul 7, 2016, 8:43:23 AM7/7/16
to Startup Brasil
Patrick, 
Eu entendo sua posição mas fora tudo isso me desculpa a verdade, você também não leu meu e-mail pois eu disse que IMPLEMENTEI PARA CLIENTES, e não que implementei para o meu portal. 
Agora essa sua argumentação no meu ver não é valida pois a constituição do capital social de uma empresa segundo o código civil não tem valor mínimo, ou seja, não tem que ser por ai a solução sem contar que muitos golpistas colocam o capital social da empresa lá em cima, pegam empréstimos em bancos e somem, pois a empresa está em nome de laranjas.

Desculpa a franqueza, mas você sabe que isso é culpa de uma má gestão de riscos, se vocês não utilizam softwares de analise de risco de transação em todas suas vendas, você fica desprotegido, pois alguns desses software inclusive te asseguram ate 5 vezes o valor da transação realizada se a analise deles falhar e você tiver uma fraude. (mas isso com certeza você sabe). 

Sinceramente Patrick, não é minha intenção ensinar padre a rezar a missa, só penso que talvez vocês esteja tentando resolver o problema pelo prisma errado, é basicamente dizer que um banco não vai mais fazer empréstimos porque a inadimplência está alta. Ele abre contas, ele faz empréstimos, mas seus fatores de analise de risco mudam totalmente, Você não abrir contas, que é seu principal ativo, é preocupante (para você) pois em muitas ocasiões empresas por falta de entrada de ativos novos, diminuem a receita e continuam sem perceber que acabaram de entrar na espiral da morte. 

Eu desejo mesmo que vocês consigam resolver isso cara, seu serviço é legal, não te conheço pessoalmente mas tenho certeza que você lutou para estar ai, talvez seja melhor repensar esse assunto com carinho. 

Allan




Em quarta-feira, 6 de julho de 2016 17:07:33 UTC-3, Patrick Ribeiro Negri escreveu:
Pessoal. Vamos com calma :). Maior problema de Marketplace com MEI é tamanho do capital social. Já tentamos no passado, pessoal tentou fazer, e na hora que começa a tomar chargeback (Pq não toma nenhum tipo de precaução), deixa lá, 100k de prejuízo na mão da iugu. Já tentamos de N formas, a conta não fecha infelizmente. Fora o pessoal que abre MEI em nome de laranja, já que o estado não se preocupa em identificar o cara. Marketplace == Risco. Não tem como fazer sem ter capital, desculpe, nunca vi funcionar, 5 mil startups e nunca vi funcionar.

Fora tudo isto, e desculpe de verdade, implementar sem ao menos ler a documentação ou o link em negrito vermelho que existe em letras garrafais na hora de abrir a conta explicando tudo isto é um erro gigante.
ra

Diego Alves Elias Morais

unread,
Jul 7, 2016, 8:57:12 AM7/7/16
to startup...@googlegroups.com

Alan, realmente não existe valor mínimo de capital social, mas o risco que uma empresa cujo capital social seja por exemplo 5000 e maior do que uma empresa com 100.000 de capital social pois a responsabilidade dos sócios em relação à empresa é o tamanho do capital social. Já vi gente abrir empresa, conta corrente PJ com um baita limite gastar tudo e não pagar. E a responsabilidade dos sócios era de 1000 reais. E aí quem vai pagar o prejuízo dos outros 39.000 que o cara deixou de pagar?

Acho super válida a atitude do Patrick. Nesse período de crise não dá pra dar bobeira.

Carlos Filho

unread,
Jul 7, 2016, 9:10:41 AM7/7/16
to startup...@googlegroups.com
Patrick, só quem toma prejuízo por chargeback sabe como é traumático. Mantenha o foco no seu negócio e se proteja disso que é uma dor de cabeça a menos.

Pessoal não lê os contratos e quer fazer tudo na base da amizade. Na hora do prejuízo é o velho 'fale com meu advogado'...


Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.



--
Carlos Filho

Tiago Alves

unread,
Jul 7, 2016, 9:17:46 AM7/7/16
to startup...@googlegroups.com
Sem contar que se a Iugu pegasse a responsabilidade pelo chargeback, as taxas seriam altíssimas e o pessoal iria reclamar disso. 


Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.



--
---------------------------------------------------
 Tiago Alves de Oliveira
 Engenheiro de Computação
 IEEE - Certified Biometrics Professional
 
 
 Cel:  (19) 99831-7857
-------------------------------------------------------

Allan Torres

unread,
Jul 7, 2016, 9:41:23 AM7/7/16
to Startup Brasil
Desculpa Diego, 
Mas creio que você também não entendeu o que eu escrevi, o que eu quis dizer sendo bem claro é: Não adianta você limitar empresas por capital social, isso é TOTALMENTE burlável no Brasil. A forma correta de lidar com esse problema é melhorar a analise de risco de alçada de cada cliente. 

Não adianta não abrir mais contas e ficar só com o que já tem, adianta abrir contas, classificar, analisar o risco de cada uma delas e ir trabalhando steps como qualquer banco faz. O correto seria criar steps de limites de saque ou recebimentos mensal, ir ganhando pontos de confiança, dai ir liberando mais serviços e recursos, criar um relacionamento com o cliente e saber quem é ele. Para golpistas , tempo é dinheiro, se você tem uma ferramenta baseada em relacionamento, eles pulam, vão pra próxima, pois é mias fácil.  


A atitude da Iugu e não do Patrick (pessoa é uma coisa, empresa é outra), é errada, limitar o número de ativos da empresa apenas faz com que ela deixe de ganhar e crescer, logo perde fatia de mercado e capital. Não tenho nada haver com isso, a administração da empresa dele é totalmente dele, só acho que nem sempre tomamos as melhores decisões, as vezes erramos, e rever um erro para melhorar algo não é vergonha nenhum, entenda o que eu quero dizer, na crise se empresta dinheiro , se abre conta, só que a diferença é, você olha para quem na tentativa de diminuir o risco, você não coloca uma faixa na frente do banco, só abrimos conta acima de 55 anos com renda estável de 15 mil reais. 

Cada caso é um caso, é errado nos dias de você você pegar e colocar todo mundo no mesmo balaio. 

Allan

Rodrigo Klein

unread,
Jul 7, 2016, 9:46:59 AM7/7/16
to startup...@googlegroups.com

Allan,

 

Você não acha que quem deve e pode decidir o que é melhor (e pior) para o seu negócio é o dono do negócio?

 

“A atitude da Iugu e não do Patrick (pessoa é uma coisa, empresa é outra), *é errada*, limitar o número de ativos da empresa apenas faz com que ela deixe de ganhar e crescer, logo perde fatia de mercado e capital.”

 

                No Brasil é como o Diego falou, se mede responsabilidade pelo capital social, se funciona ou não é outra discussão. Hehehehe

 

Abs


Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Luiz Carlos Faria

unread,
Jul 7, 2016, 11:16:55 AM7/7/16
to startup...@googlegroups.com
Por falar em desabafo...

vejo discussões assim e no final das contas só enxergo duas coisas:

1) Pequenos tentando burlar a burocracia, e se encaixar em alguma brecha legal, pois é cruel empreender no Brasil.

2) Não tão pequenos e/ou médios tentando se resguardar, já que o percentual de empresas que fecham e dão calote em CNTP são elevados e na crise, altíssimos. Para agravar, os médios são pouquíssimo amparados pela lei. Esses precisam arranjar formas de serem amparados pela lei, para não serem enquadrados pela lei de microfobia.

Bom, esse é o país do jeitinho!



Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.



--
 

Luiz Carlos Faria / Software Architect & .Net Specialist
luizcar...@gmail.com / +55 21 99-606-2377

ORAGON.IO
http://luizcarlosfaria.net 
Rua Voluntários da Pátria, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ

     

Renato Vieira

unread,
Jul 7, 2016, 11:26:23 AM7/7/16
to Startup Brasil
Acho que o Patrick poderia categorizar estes cadastros por risco e por taxa adequadamente. O serviços dos caras parece ser bom, mas isso foi "brochante".

Compartilho do desabafo do Allan, pois inúmeras lojas virtuais são MEIs. Isso não quer dizer que ela esteja ilegal. E mesmo se ultrapassar o faturamento, isso é problema do contribuinte e a Receita, não com o intermediador de pagamento ¯\_(ツ)_/¯

Eu já utilizei dois gateways de pagamento e fazia um checkout transparente maravilhoso. Porém a ocorrência de chargebacks eram altas e isso só diminuiu depois que aceitei integrar meus clientes com PagSeguro (que agora também conta com checkout transparente) e Paypal, pois possuem soluções para análise de risco e fraude extra nas transações. Prevaricar chargeback (no sentido de deixá-lo mais prático de resolver), é como pensar que no Brasil todo mundo dirige sem estar alcoolizado, um dia alguém bate no seu carro e aí você resolve pagar por um "seguro extra" pro seu carro. Isso com produtos, quem dirá com prestação de serviços onde exige maior cautela.

Allan, segue uma alternativa de marketplace para você:
https://gerencianet.com.br

[]s
Renato Vieira

Rodrigo Klein

unread,
Jul 7, 2016, 11:28:18 AM7/7/16
to startup...@googlegroups.com

Se fosse só cruel, acho que está quase impossível...

 

Acho que estamos caminhando para o colapso... do jeito que anda cada vez mais gente vai fechar.

 

Outro dia estava vendo essas propagandas na tela do elevador e passou a notícia de que o governo, sob a desculpa de SIMPLIFICAR, iria mexer no PIS e COFINS... o detalhe era que fazendo isso, aumentaria a carga tributária das empresas de serviço e o resultado seria 2 milhões de desempregados.

 

Será que eles (o governo) acham mesmo que existe almoço grátis???


Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Rudinei Modezejewski

unread,
Jul 7, 2016, 11:30:30 AM7/7/16
to startup-brasil
Rodrigo e Luis, 

Justamente por isso que eu recomendo à todas as startups que tiverem essa possibilidade: #PartiuUruguai

Atenciosamente,

Rudinei Modezejewski

Rodrigo Klein

unread,
Jul 7, 2016, 11:34:43 AM7/7/16
to startup...@googlegroups.com

Pelo menos uma vez por semana penso em sumir daqui mas nunca pensei no uruguai. Não seria por conta da maconha né? J

 

Falando sério, o que tem de bom lá? Por que Uruguai Rudnei?


Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Allan Torres

unread,
Jul 7, 2016, 12:00:43 PM7/7/16
to Startup Brasil
Rodrigo, 
Longe da minha pessoa querer decidir o que é melhor ou pior, mas posso dizer o seguinte, quem dita as regras não é o dono do negócio, é o mercado. O dono do negócio é um timoneiro que move seu negócio para águas mais fundas ou rasas de acordo com a sua estratégia para servir seus clientes. 

A ótica de se ver um negócio na minha opinião é, se você não está olhando o seu mercado e dando a ele o que ele precisa, você vai afundar. 

Eu desabafei minha decepção com o Iugu por questão pessoal da minha necessidade, onde a API deles seria a mais flexível para fazer o que eu quero, mas eu sei que já existem outras no mercado que me dão o mesmo benefício, sendo assim, como consumidor eu vou atrás de outro fornecedor de soluções, vê que isso não é um problema para mim, é um problema para quem perdeu a conta, pois assim como eu, quantas pessoas vão deixar de usar a plataforma deles e ir para outras... e sinceramente, depois de tudo rodando, tudo testado, você não vai querer mudar isso nem tão cedo.

Não estou julgando o que o Patrick deve ou não fazer, o negócio pode ser dele em parte pois a Iugu já tem investidor então deve haver um board para tomar decisões como essa, o que eu quis dizer com esse desabafo é que a forma de lidar com o problema é que está errada no MEU ponto de vista.

Existe uma teoria que é a solução na sua causa raiz, quando você investiga um problema profundamente, você será capaz de determinar qual é a causa real do problema é determinar uma mudança. No caso que estamos tratando, bloquear a abertura de novas contas em um serviço que precisa de contas para ganhar dinheiro é um work around ou seja, um mero conserto de momento, por enquanto funciona, mas não foi resolvido na causa raiz, ou seja, logo ocorrerá novamente e novamente e novamente, até que você faça o que precisa realmente ser feito.

Bem, não é minha intenção levantar flames aqui, pelo contrário, gosto de conversas construtivas e principalmente educadas como estamos tendo. 

Allan 

Carlos Filho

unread,
Jul 7, 2016, 12:28:46 PM7/7/16
to startup...@googlegroups.com
Vocês acham que fazer análise de risco é de graça? Porque tá parecendo que tudo é mágico, 'é só classificar adequadamente os clientes'. Oi? Como assim? Quem é que paga essa conta? Na boa, pra qualquer negócio dar certo é necessário ter um nicho de mercado rentável. Pra que comprar um risco que não vale a pena? A empresa testou, viu que não valia a pena e tirou o pé por um tempo, quem sabe depois possa valer.

Reitero, prejuízo de chargeback dói, só quem levou sabe o que é. A propósito, se acham que vale a pena, abram um negócio pra atender essa demanda de mercado, amigos. Empreendam, pois! (:


Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.



--
Carlos Filho

Leonardo Pinto de Alkmim

unread,
Jul 7, 2016, 12:35:29 PM7/7/16
to startup...@googlegroups.com
Pois é, não entendo isso. O iugu segmentou os clientes de uma forma onde, para eles, não vale a pena ter aqueles com capital social considerado baixo. PONTO. Estratégia de negócio.

É como ter um salário de mil reais e reclamar que a American Express não quer te dar o cartão mais top deles sem anuidade.


Abraços!
Leonardo Alkmim

Rodrigo Klein

unread,
Jul 7, 2016, 12:36:55 PM7/7/16
to startup...@googlegroups.com

Allan.

Eu entendi seu ponto de vista, até concordo parcialmente mas falo por mim, tenho aqui alguns serviços que não valem a pena e simplesmente não invisto em melhora-los...

O cliente pode me dar um milhão de argumentos mas se não trouxer resultado, no way...

Nesse caso, como ele falou, não compensa pra ele, a vela está mais cara que o defunto... :-)

Abs

-----------------------------------------------------
Rodrigo Klein
+55 11 98115 0091
rodrig...@t2software.com.br
Av. das Nações Unidas, 18.801 cj 512
São Paulo - SP - Cep 04757-025
   


Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Sidney Lima Filho

unread,
Jul 8, 2016, 10:32:05 AM7/8/16
to Startup Brasil
Pessoal, primeiramente gostaria de compartilhar que está sendo muito enriquecedor. Entendo o ponto de vista de cada um, inclusive já me vi em fases da vida distintas usando os mesmos argumentos que vários colegas aqui.

Continuem o papo que está interessantíssimo.

Muito obrigado a todos

Daniel Wildt

unread,
Jul 8, 2016, 11:20:27 AM7/8/16
to startup...@googlegroups.com
Mas Allan, não é um problema da Iugu que você não pode ter uma PJ. Certo? Eles tem os motivos, riscos envolvidos em abrir o canal para MEI e pessoas físicas. 

Você vai ter que organizar e ter um sócio para poder abrir a PJ, ou pelo menos fazer isto de forma inicial até você poder sair do emprego como funcionário público e poder tocar a empresa 100%. 

Esse ponto me lembrou deste vídeo do Gary Vaynerchuk: 


-- Daniel Wildt (+55 51 99989030) http://danielwildt.com

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Startup Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para startup-brasi...@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para startup...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/startup-brasil.

Leandro Campos

unread,
Jul 8, 2016, 11:57:39 AM7/8/16
to startup...@googlegroups.com
Gostei da discussão.

Eu por exemplo, estou no ramo de impressão gráfica e devido a alguns prejuízos tive de readequar minha forma de trabalho:

- Não faturo boleto, 30, 60 etc (isso pra mim é comprar fiado)
- Não aceito 50% sinal para produção (isso pra mim se chama tomar cano na entrega)

Em contrapartida esse ano é ano de eleição e eu não vendo. Pois grande parte dos candidatos a vereador quer faturado ou pagar sinal de 50%. 
E muitas gráficas trabalham dessa forma.

----------

Mas voltando ao assunto, alguém sabe como o PagSeguro trata os chargebacks? 

Com quem fica o prejuízo? Já que o cliente pode cancelar uma compra até 1 ano depois.

att.

Leandro Campos

Allan Torres

unread,
Jul 8, 2016, 4:06:10 PM7/8/16
to Startup Brasil

Pela norma do Banco central, chargeback são 120 dias corridos após a aprovação da compra. 
No caso do pagseguro, eles tem um sistema de Disputa, ou seja, se eu comprei e não to satisfeito eu posso abrir uma disputa onde é ou não devolvido o valor ao comprador. 

No caso eles fazem uma intermediação, o que evita 90% do chargeback. 
Eu mesmo já passei por isso, tive uma loja virtual a alguns anos que vendia em média 100 a 150 itens dia, nossa taxa de abertura de disputa era perto de 2% pra menos e chargeback em 2 anos , tivemos uns 15 a 20 no máximo, pelo menos no meu caso foi bem tranquilo administrar isso. 

O problema no caso que o Iugu não tem sistema de disputa, o que aumenta muito o chargeback, pois o consumidor não tem a quem reclamar, apenas ao vendedor, assim, realmente o risco aumenta muito. 

Allan

Allan Torres

unread,
Jul 8, 2016, 4:09:18 PM7/8/16
to Startup Brasil
Daniel, 
Eu entendo perfeitamente isso que você colocou e concordo. Se a politica deles é não aceitar , pronto, acabou a discussão, a questão que eu levantei é apenas que nesse sentido não foi uma estratégia foi um erro de percurso que foi resolvido de uma forma que EU não concordo. 

Mas como eu disse, esse é a maravilhosa democracia , cada um faz o que acha melhor. 
Eu juro pra você que torço pelo sucesso da Iugu, acompanhei o crescimento dos caras, quero que eles tenham sucesso. 

Como você falou, eu fiquei chateado pois foi uma surpresa, amigo meu abriu uma conta a poucos dias pra pessoa física e quando fui abrir , não rolo! 
Foi um desabado, mas que gerou um bate papo legal. 

Allan 

Allan Torres

unread,
Jul 8, 2016, 4:18:46 PM7/8/16
to Startup Brasil
Carlos , 
Eu fiz questão de responder seu questionamento. 

Eu sei que analise de risco não é de graça, mas eu sei também que existem sistemas que cobram de 0.10 centavos a 5.00 reais por transação para fazer uma analise assegurada, que significa que se eles erraram e der merda, eles cobrem o prejuízo. https://www.konduto.com/pt/how-it-works - Que inclusive faz parte do mesmo grupo que investe na Iugu, salvo engano. 

Agora, sua questão classificar clientes adequadamente me veio uma pergunta na cabeça: já ouviu falar de CRM ou sobre como funciona o sistema brasileiro bancário, com limites e alçadas? Então, eu trabalho em um banco, cada cliente é um score, se você tem relacionamento , produtos, tempo, e uma serie de outros fatores, seu risco diminui e vc tem acesso a produtos melhores, foi isso que eu quis dizer quando falei em criar um relacionamento com o cliente. 

Como eu falei, eu ja tive uma loja, já tive problema com chargeback, mas isso é uma questão administrável, pois se fosse assim, não haveriam ecommerces, marketplaces, nada, pois o número de fraudes no brasil , é um dos mais altos no mundo. Sim pagamos a conta disso tudo. Mas fazer o que. 

Espero que possamos conversar futuramente, esse assunto rendeu muito e foi muito legal, obrigado mesmo pela participação e paciencia de todos, é realmente legal ver como cada um pensa. 

AT

Carlos Filho

unread,
Jul 8, 2016, 4:45:34 PM7/8/16
to startup...@googlegroups.com
Allan, obrigado pela paciência e disponibilidade de estender a conversa. Entendi seu ponto e tenho que concordar com algumas partes pra não ser incoerente, mas cara, a diferença entre um banco e um intermediador de pagamentos é bastante considerável. Por isso que digo que essa ideia de score pode até ser aplicada, mas tem um custo e ele é alto (sistemas, pessoas e processos).

Além, claro, do custo de eventuais erros e processos judiciais, porque no mercado o pessoal não brinca, qualquer erro é um processo, o que remete a custas processuais, equipe jurídica, enfim.

No mais, é isso, ainda reitero que cada empresa deva se resguardar dos riscos e custos inerentes a qualquer escolha. 

Abraço!


Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.



--
Carlos Filho
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages