Migração Locaweb > Amazon: Primeiros resultados

900 views
Skip to first unread message

Fabio Seixas

unread,
Apr 19, 2012, 11:00:53 AM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Pessoal,

queria compartilhar com vocês.

Essa semana efetivamos a migração do Camiseteria da Locaweb para Amazon Web Services. A estrutura na Amazon ficou muito similar que a da Locaweb sendo que as máquinas na amazon tinham até um pouco menos de capacidade de processamento que as que tinhamos na Locaweb.

Já estamos contabilizando uma redução de 33% no tempo de carregamento das páginas, medido pelo site speed do Google Analytics.

Ou seja, do ponto de vista de estrutura de rede, a Amazon é bem melhor.

Os servidores estão instalados na região São Paulo.

"For Google an increase in page load time from 0.4 second to 0.9 seconds decreased traffic and ad revenues by 20%. For Amazon every 100 ms increase in load times decreased sales with 1%."

http://www.svennerberg.com/2008/12/page-load-times-vs-conversion-rates/


Fabio Seixas
Camiseteria.com
http://twitter.com/camiseteria
http://facebook.com/camiseteria


Marcelo Linhares

unread,
Apr 19, 2012, 11:03:13 AM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Boa Fábio,
Curioso que o DC da Locaweb fica em SP tbém, não deveria ter esta diferença enorme de latência.

Em relação a custos, empatou?

[]s

2012/4/19 Fabio Seixas <fa...@camiseteria.com>



--
Marcelo Linhares
Pessoal -> marcelolinhares.com
Presentes e Flores em BH?  maisfloresbh.com.br
CachaçaExpress - Seu portal de Cachaças na Internet
http://www.cachacaexpress.com.br/

Thiago Taranto

unread,
Apr 19, 2012, 11:04:38 AM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Vocês estão usando o S3, será que foi isso que fez a diferença?

Att.,

Thiago Taranto
www.taxei.com.br

Thiago Taranto

unread,
Apr 19, 2012, 11:14:13 AM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Percentualmente, qual foi a diferença entre os custos da AWS e Loca?

Abs!

Thiago Taranto
Sent from my iPhone

Jose Papo

unread,
Apr 19, 2012, 11:45:07 AM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Excelente, Fábio!
 
 
             E vocês terão muitas outras vantagens como Auto Escalabilidade, Automação e Alta Disponibilidade. Fico feliz com seu depoimento e, caso tenha interesse, podemos fazer um estudo de caso público da camiseteria no blog e site da AWS.
 
 
Grande abraço!
 


 
2012/4/19 Fabio Seixas <fa...@camiseteria.com>

Paulo Fernandes

unread,
Apr 19, 2012, 11:48:38 AM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Queria saber em relação a custos.
Por que comecei um experimento na Amazon e por questões de custos, não compensou

O que tem a dizer sobre isso?

Fabio Seixas

unread,
Apr 19, 2012, 12:01:06 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Acho que não é uma questão de latência, mas de consumo de banda desses provedores.

Em termos de custo, AWS ficou metade do custo da Locaweb.
2012/4/19 Marcelo Linhares <marcelo...@gmail.com>

Fabio Seixas

unread,
Apr 19, 2012, 12:01:40 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Ainda não estou usando S3. Essa etapa vai ser implementada a partir de agora pois demanda ajustes de sistema.
2012/4/19 Thiago Taranto <ttar...@gmail.com>

Fabio Seixas

unread,
Apr 19, 2012, 12:02:06 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com

Jose Papo

unread,
Apr 19, 2012, 12:03:42 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Paulo,
 
        Compensa e muito! Especialmente se você utilizar instancias reservadas. Elas podem diminuir o custo em até 69% comparando com instancias on-demand.

2012/4/19 Paulo Fernandes <paulofer...@gmail.com>

Lucas Arruda

unread,
Apr 19, 2012, 12:03:57 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Marcelo,


Mas até a qualidade  da infra-estutura tem muita diferença nisso.

A Locaweb faz muita propaganda, mas nunca vi um exemplo aonde ela entrega serviço de qualidade. E o preço não é barato.


[]'s
Lucas Arruda
lucasarruda.com

Patrick Negri

unread,
Apr 19, 2012, 12:11:12 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
É, os brasileiros precisam se mecher neste quesito. Tempo de ativação de servidores, etc.

E com os arquivos na S3 e independencia de servidor para request (stateless ou sessao em bd), para escalar é mamão com açúcar.

Gosto mto da linode tbm, para testar modelos de negócios. Um servidor lá tá saindo $19 doletas. Se o negócio vingar, migra pra Amazon
--
Att
Patrick Negri
GitHub | Coderwall | LinkedIn | Follow me at @patricknegri

Iugu
Av. Brigadeiro Faria Lima, 3729 - 5 andar, Itaim Bibi
São Paulo - SP - Brasil - CEP 04538-905
Fone: +55 11 3443-6415
Fax: +55 11 3443-6201

Fabio Seixas

unread,
Apr 19, 2012, 12:12:42 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Locaweb:
1 servidor pequeno (SMTP - newsletter sender)
1 Servidor grande (Web)
1 Servidor grande com muita memoria (DB)

Amazon
1 servidor médio (Web) - Estava super dimensionado na locaweb pela falta de ferramental pra escalabilidade automática
1 servidor grande (DB) - similar ao da locaweb
8 EBS em tamanhos variados para dados persistentes e backup local
SMTP migrado para SendGrid.net

Nenhuma Reserved instance contratada ainda.
2012/4/19 Agente CVEx <agent...@gmail.com>
Olá FABIO, tudo bem?

Sem querer ser chato talvez, mas você poderia ser mais específicos quantos aos custos e configurações de ambas as empresas (Locaweb e Amazon), por favor?

Desde já agradeço por sua atenção e informações.

Abração,

2012/4/19 Fabio Seixas <fa...@camiseteria.com>

Agente CVEx

unread,
Apr 19, 2012, 12:04:10 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Olá FABIO, tudo bem?

Sem querer ser chato talvez, mas você poderia ser mais específicos quantos aos custos e configurações de ambas as empresas (Locaweb e Amazon), por favor?

Desde já agradeço por sua atenção e informações.

Abração,

2012/4/19 Fabio Seixas <fa...@camiseteria.com>
Acho que não é uma questão de latência, mas de consumo de banda desses provedores.

Fabio Seixas

unread,
Apr 19, 2012, 12:46:33 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Outro feedback.

Meu maior medo com a migração para a Amazon era o atendimento a cliente. Tinha o medo de ser algo difícil, que demora a responder, barreira de linguagem, etc. Mas me surpreendi nesse sentido. Mesmo sem ter contratado o Premium Support, todas as vezes que precisei fui atendido com rapidez e eficiência, sempre por email.
2012/4/19 Fabio Seixas <fa...@camiseteria.com>

Alexandre M. Carvalho Petraglia

unread,
Apr 19, 2012, 1:57:43 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com

Eu ainda estou estudando e procurando entender a estrutura da Amazon.

Mas pelo que eu entendi dos cálculos de custo, montar uma estrutura na Amazon vale a pena quando precisa de uma estrutura já relativamente grande.
Acho que você começar algo novo, que ainda será validado, o custo fica alto. Resumindo, eu entendi que o mínimo na amazon fica mais caro. Mas a partir do momento que o mínimo dos outros não te servir, mude pra amazon que valerá mais a pena.



Alexandre

Fabio Seixas

unread,
Apr 19, 2012, 2:13:31 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
é por ai mesmo.
2012/4/19 Alexandre M. Carvalho Petraglia <alex...@gmail.com>

Leonardo Jobim

unread,
Apr 19, 2012, 2:28:23 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Quando tem uma estrutura relativamente pequena (ainda em desenvolvimento), qual a média de custo para mante 24/7 uma app Python/Postgres, por exemplo ?

Ainda estou estudando esta parte de custo também.

Abs, 

Alexandre M. Carvalho Petraglia

unread,
Apr 19, 2012, 2:43:50 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Leo,

pra você manter um ECS e um RDS (db) pequenos sai ao custo de US$ 0,115 / hora cada.
Considerando que você manterá o mês ligado 744hrs x 0,115 = US$ 85,56 pra cada.

Foi isso que eu entendi. Não sei se tem jeito de instalar um DB no ECS por exemplo.
O ECS tem um servidor micro que sai a 20 doletas / mês (que é o gratuito por 1 ano). Mas aí você não tem storage (que tem um período gratuito tb). Precisaria contratar o EBS tb ou S3 (ainda não entendi ao certo a diferença entre S3 e EBS).

Já vi empresas que estão na rackspace e contratam somente o S3 e cloud front da AWS.

At.

Alexandre 

Patrick Negri

unread,
Apr 19, 2012, 3:04:23 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Pessoal. Vc pode por o que quiser na Amazon, é um servidor normal. Se quiser instalar um MySQL, à vontade.

O que acontece é que existem algumas soluções alternativas do que instalar um mysql. Mas nada impede que vc armazene suas imagens no proprio storage da instância, e depois migre para o S3 (Como a Camiseteria está fazendo).

Alexandre M. Carvalho Petraglia

unread,
Apr 19, 2012, 3:08:57 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Valeu Patrick, esse era um dúvida que tinha. Bem dizer, essa semana que comecei a realmente ler e ver o que eu poderia fazer na Amazon. Quanto ao Mysql na máquina eu não tinha certeza disso.

Em relação ao storage sim, desde que seja o small já que o micro não tem storage.

Patrick Negri

unread,
Apr 19, 2012, 3:11:05 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Então. É que vc pode contratar a storage à parte, e montar no servidor em uma pasta.

Jose Papo

unread,
Apr 19, 2012, 3:29:43 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Caros,
 
    Com a instancia micro de graça da AWS você pode ter um stack com seu servidor web, aplicação e banco de dados com uma performance muito melhor que um serviço compartilhado. No primeiro ano a AWS também te dá um espaço de disco EBS gratuitamente. Só essa economia já é excelente.
 
    Agora, se precisar de uma instancia micro depois ou mais instancias micros você pode chegar a pagar apenas 12 dólares mensais se usar instancia reservada. É um valor bem em conta para um servidor dedicado para sua aplicação.
 
    E lembrando que vocês ainda terão dois servidores micro, um em Linux e um em Windows, de forma gratuita por um ano inteirinho!

2012/4/19 Patrick Negri <pat...@iugu.com.br>

Jose Papo

unread,
Apr 19, 2012, 3:32:11 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Esqueci de comentar que é muito simples subir um servidor completo já com o banco de dados. Tenho um artigo do blog da AWS que explica para um stack LAMP. http://aws.typepad.com/brasil/2012/01/realizando-o-hosting-de-aplicacoes-php-em-um-servidor-lamp-na-amazon-web-services.html .
 


 
2012/4/19 Jose Papo <jose...@gmail.com>

Gabriel Vieira

unread,
Apr 19, 2012, 3:35:06 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Olá José,


posso sugerir a você publicar um artigo simples e direto explicando a diferenciação entre as siglas e casos de uso de cada uma, bem como uma ajuda a configurar um servidor de uma aplicação/site imaginária e informando os custos para isso?

Acho que acabaria com boa parte das dúvidas do pessoal não só da lista mas também dos que querem e dos que nem sabem que querem migrar pra Amazon.

Abraços,

2012/4/19 Jose Papo <jose...@gmail.com>



--
Gabriel Vieira

Leonardo Jobim

unread,
Apr 19, 2012, 3:37:33 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
A sugestão do Gabriel é bem interessante.
Faz um tempo que estou pensando em migrar para Aamzon, mas ainda não tive tempo para estudar todo ecossistema e custos envolvidos.
Uma artigo desse tipo seria muito bem-vindo e poderia agilizar a decisão de muitos.

Abs,

FernandoJS

unread,
Apr 19, 2012, 3:39:39 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Eu estou trabalhando com servidor windows na EC2, ele é pré configurado, inclusive o SQL SERVER.

Minhas dúvidas ficam por conta, dessas migrações, quando o servidor micro não suportar a aplicação. Qual seria o procedimento nesses casos?

Obrigado!

Alexandre M. Carvalho Petraglia

unread,
Apr 19, 2012, 3:46:05 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
José Papo, 

esclareceu de vez agora. Obrigado.

Jose Papo

unread,
Apr 19, 2012, 3:46:38 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Olá Fernando,
 
     Nesse caso, se sua aplicação for escalável horizontalmente você pode criar mais instancias para suportar a carga.
 
     Você também pode escalar verticalmente, aumentando o tamanho da instancia. Para fazer isso basta você (via console) clicar com o botao direito na instancia, fazer um Stop nela, depois clicar novamente com o botao direito, clicar em Change Instance Type e selecionar o novo tamanho da instancia (Small, Medium, Large, etc). Simples assim :) .
 


 
2012/4/19 FernandoJS <ferna...@gmail.com>

Edluise Costa

unread,
Apr 19, 2012, 3:47:08 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Pessoal, o gustavo fez um vídeo sobre o aws http://www.youtube.com/watch?v=Pkypn595ezI

Bastante didático.
--
att,


Edluise Costa
CEO SalesinGroup
www.salesingroup.com

Edluise Costa

unread,
Apr 19, 2012, 3:48:43 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Olá José,

por um acaso você trabalha na amazon?!


[]'s

2012/4/19 Jose Papo <jose...@gmail.com>

Jose Papo

unread,
Apr 19, 2012, 3:51:02 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Olá Edluise,
 
 
      Trabalho na amazon sim. Estamos aqui para ajudar a revolução das startups na América Latina!
 
      O vídeo do Gustavo é muito interessante mesmo. Outro blog em português, além do http://aws.typepad.com/brasil , que recomendo é o http://planetatecnologia.com/ que tem muitos artigos e vídeos sobre produtos da AWS.
 
 
Abraços!

2012/4/19 Edluise Costa <edluis...@gmail.com>

Edluise Costa

unread,
Apr 19, 2012, 3:53:12 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Vou add você aos meus contatos, pra gente conversar mais sobre o serviço.


Abraços

Harlley Oliveira

unread,
Apr 19, 2012, 6:54:18 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Seria bacana mesmo. Algo bem didático com infográficos, explicando conceitos etc. Cheguei a configurar um servidor no AWS, mas pra começar a entender os conceitos e siglas, tive que ler várias documentações diferentes da Amazon, ler artigos em blogs, etc. Olha um exemplo bacana de conteúdo explicando vários conceitos: http://startupsthisishowdesignworks.com/

Fabio Seixas

unread,
Apr 19, 2012, 7:05:51 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Jose,

sabe uma coisa que me confundiu bastante no começo e que creio muita gente fazer confusão? É o lance do Reserved Instance. O nome faz pensar que isso é um tipo de instancia diferente. Na verdade o Reserved Instance é apenas um tipo de cobrança e ima instancia normal. No começo eu havia entendido que precisava contratar a instancia na modalidade reserved. Nossa, levei um bom tempo até entender como funcionava. Até contratei reserved instance erradamente por causa disso. O legal foi que o pessoal do billing da amazon cancelou a cobrança quando pedi.

Fica a dica ai dica ai pra galera.
2012/4/19 Jose Papo <jose...@gmail.com>

Agente CVEx

unread,
Apr 19, 2012, 3:42:24 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Olá JOSÉ, tudo bem?

Legal saber que uma instancia MICRO irá custar USD20.00 mensais (isso confere?) e as demais RESERVAS irão custar USD12.00. Agora...

Este primeiro ano grátis, oferece um EBS de quanto (qual tamanho em GB)? E, após o vencimento de 1 ano, o custo de USD20.00 contempla além dos servidores MICRO o espaço em disco EBS também, ou ele teria um custo adicional (de quanto)?

Outro ponto um pouco particular. É possível instalar em uma instância um servidor rodando o sistema operacional OPENBSD?

Desde já agradeço por suas informações.

Abração,

2012/4/19 Jose Papo <jose...@gmail.com>

Agente CVEx

unread,
Apr 19, 2012, 2:55:15 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Olá ALEXANDRE, tudo bem?

Nossa, fazem SEMANAS que estava querendo saber o custo mensal (USD20.00) da plataforma AWS que é oferecida por 1 ano gratuitamente, mas não teve uma ALMA que me conseguisse dar esse valor. MUITO OBRIGADO.

Agora tenho mais uma dúvida, se me permite abusar de sua boa vontade, claro.

Este SERVIDOR MICRO é uma máquina-virutal, certo? Com capacidades, digamos, limitada. Sendo assim, eu entendo que eu possa instalar o OS, Web-Server, Database e o que mais eu precisar para montar meu ambiente de validação, correto?

Agora, quando você fala do STORAGE, refere-se ao fato de: ao se desligar o Servidor Micro, todo o conteúdo dele é apagado? Por isso da necessidade do dito Storage? Ou uma coisa não tem relação com a outra e o o conteúdo do Servidor Micro, na realidade, não se perde ao desligarmos e religarmos?

Se puder me esclarecer o assunto lhe agradeço muito. Tem alguns ponto sobre a AWS que para mim ainda é um grande mistério. rs

Abração,

2012/4/19 Alexandre M. Carvalho Petraglia <alex...@gmail.com>
Leo,

Miguel Galves

unread,
Apr 19, 2012, 10:06:45 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Alexandre,

eu venho brincando bastante com instancias micros da Amazon recentemente. Toda a infra do meu site SIGA
(http://siga.st) é montado em cima de várias instancias rodando em paralelo.

Respondendo à sua pergunta:

uma instancia micro tem uma unidade EBS de disco de 8GB, e 670 MB de RAM. É suficiente para vc rodar um linux com servidores apache, nginx, um django ou rails da vida, memcache, etc. Mas a instancia micro não é boa para  instalar base de dados. Eu fiz esta tentativa e a performance é bastante ruim (se bem que para testes é factivel).

O fato de ela ter um Storage EBS para armazenamento de dados singinifica que você pode rebootr ela a vontade que os dados não serão perdidos (isto só acontece com instancias que usem  um tipo de HD que roda em memoria RAM e portanto não resiste a reboots).

[]s
2012/4/19 Agente CVEx <agent...@gmail.com>



--
Miguel Galves
siga.st

Thiago Taranto

unread,
Apr 19, 2012, 11:59:16 PM4/19/12
to startup...@googlegroups.com
Para montar banco na EC2 recomenda-se um RAID10 no EBS. Estou usando MongoDB.
Montei assim no http://taxei.com.br, assim que terminar de configurar o blog vou postando como fiz... 

Thiago Taranto
ttar...@gmail.com

Alexandre M. Carvalho Petraglia

unread,
Apr 20, 2012, 12:19:28 AM4/20/12
to startup...@googlegroups.com
Miguel, aos pouco as coisas estão clareando. :)
Inicialmente eu imaginava que eu teria necessariamente que ter um RDS pra ter um DB.

Valeu.

Breno Santos Salgado

unread,
Apr 20, 2012, 5:57:35 AM4/20/12
to Startup Brasil
podem detalhar um pouco mais isso? eu só pensava em usar um MySql
normal lá, não entendi direito essa questão

On 20 abr, 01:19, "Alexandre M. Carvalho Petraglia"
<alexmc...@gmail.com> wrote:
> Miguel, aos pouco as coisas estão clareando. :)
> Inicialmente eu imaginava que eu teria necessariamente que ter um RDS pra
> ter um DB.
>
> Valeu.
>
> Em 20 de abril de 2012 00:59, Thiago Taranto <ttara...@gmail.com> escreveu:
>
>
>
>
>
>
>
> > Para montar banco na EC2 recomenda-se um RAID10 no EBS. Estou usando
> > MongoDB.
> > Montei assim nohttp://taxei.com.br, assim que terminar de configurar o
> > blog vou postando como fiz...
>
> > Thiago Taranto
> > ttara...@gmail.com
>
> > On Thu, Apr 19, 2012 at 23:06, Miguel Galves <mgal...@siga.st> wrote:
>
> >> Alexandre,
>
> >> eu venho brincando bastante com instancias micros da Amazon recentemente.
> >> Toda a infra do meu site SIGA
> >> (http://siga.st) é montado em cima de várias instancias rodando em
> >> paralelo.
>
> >> Respondendo à sua pergunta:
>
> >> uma instancia micro tem uma unidade EBS de disco de 8GB, e 670 MB de RAM.
> >> É suficiente para vc rodar um linux com servidores apache, nginx, um django
> >> ou rails da vida, memcache, etc. Mas a instancia micro não é boa para
> >>  instalar base de dados. Eu fiz esta tentativa e a performance é bastante
> >> ruim (se bem que para testes é factivel).
>
> >> O fato de ela ter um Storage EBS para armazenamento de dados singinifica
> >> que você pode rebootr ela a vontade que os dados não serão perdidos (isto
> >> só acontece com instancias que usem  um tipo de HD que roda em memoria RAM
> >> e portanto não resiste a reboots).
>
> >> []s
> >> 2012/4/19 Agente CVEx <agente.c...@gmail.com>
>
> >>> Olá ALEXANDRE, tudo bem?
>
> >>> Nossa, fazem SEMANAS que estava querendo saber o custo mensal (USD20.00)
> >>> da plataforma AWS que é oferecida por 1 ano gratuitamente, mas não teve uma
> >>> ALMA que me conseguisse dar esse valor. MUITO OBRIGADO.
>
> >>> Agora tenho mais uma dúvida, se me permite abusar de sua boa vontade,
> >>> claro.
>
> >>> Este SERVIDOR MICRO é uma máquina-virutal, certo? Com capacidades,
> >>> digamos, limitada. Sendo assim, eu entendo que eu possa instalar o OS,
> >>> Web-Server, Database e o que mais eu precisar para montar meu ambiente de
> >>> validação, correto?
>
> >>> Agora, quando você fala do STORAGE, refere-se ao fato de: ao se desligar
> >>> o Servidor Micro, todo o conteúdo dele é apagado? Por isso da necessidade
> >>> do dito Storage? Ou uma coisa não tem relação com a outra e o o conteúdo do
> >>> Servidor Micro, na realidade, não se perde ao desligarmos e religarmos?
>
> >>> Se puder me esclarecer o assunto lhe agradeço muito. Tem alguns ponto
> >>> sobre a AWS que para mim ainda é um grande mistério. rs
>
> >>> Abração,
>
> >>> 2012/4/19 Alexandre M. Carvalho Petraglia <alexmc...@gmail.com>

FernandoJS

unread,
Apr 20, 2012, 7:50:53 AM4/20/12
to startup...@googlegroups.com
Achei muito interessante, mas os valores de um servidor dedicado locado nos EUA é cerca de 20 a 40% mais barato que os servidores com mesmas configurações na EC2.

Sem dúvidas a Amazon oferece outras vantagens como a latência mais baixa, escalabilidade etc.

Sabendo que o produto é voltado para brasileiros, alguém poderia apontar uma vantagem crucial para migrar um servidor locado nos EUA para um server no Brasil da Amazon? Será que pode inclusive melhorar as visitas e ranking no Google?

Obrigado

Emerson Henning

unread,
Apr 20, 2012, 8:16:24 AM4/20/12
to startup...@googlegroups.com
Olá,

        Tem um tutorial bem simples em http://www.henemer.com.br/ de como instalar PHP+MySQL+Apache+FTP em servidores FTP.
-- 
Emerson Henning
Twitter: @EmersonHenning

Jose Papo

unread,
Apr 20, 2012, 8:56:31 AM4/20/12
to startup...@googlegroups.com
Oi Fernando,
 
 
                Você também pode usar os servidores da Amazon Web Services diretamente dos Estados Unidos. Usando os preços de instancia reservada eles sairão bem mais baratos que os servidores de provedores tradicionais, fora a escalabilidade.
 
                A vantagem de usar no Brasil está ligada a uma melhor latência e a uma garantia de que os dados ficarão no Brasil. Algumas empresas são obrigadas a manter dados dentro do território nacional.
 
 
Abraços!
2012/4/20 FernandoJS <ferna...@gmail.com>

Miguel Galves

unread,
Apr 20, 2012, 8:57:14 AM4/20/12
to startup...@googlegroups.com
Fernando,

em relação a migrar de um EC2 nos EUA para um EC2 no Brasil, sinceramente não sei te dar vantagens, mas consigo te dar duas desvantagens: 

1) custo levemente maior (o que para uma startup faz diferença) 

2) nem todos os servicos da AWS estão disponíveis no Brasil. Com isto, se vc precisar usar algum deles, vai acabar pagando taxa de transferencia de dados por estar usando centros diferentes.

Realmente não senti problemas com latência, estando rodando no US EAST.

EM relação a ter um server dedicado, eu consigo imaginar várias desvantagens em relação a um ambiente como EC2:

- Dificuldade de escalar e aumentar a infra em caso de necessidade
- Maior necessidade de scripts de apoio para evitar desastres
- Riscos de a maquina fisica quebrar
- Maior dificuldade em replicar ambientes

Estamos montando um produto novo que terá uso intensivo de processador e RAM, e cheguei a cogitar o uso de um server dedicado alemao com 16GB de RAM e 4 TB de HB por 50 euros por mês (uma máquina equivalente na amazon me custaria muito mais). Mas pensando bem, prefiro ter uma infra menor escalavel do que uma maquina só onde terei que gerenciar todos os aspectos. Se eu tivesse uma equipe de TI dedicada, talvez mudasse de opinião.


2012/4/20 FernandoJS <ferna...@gmail.com>

Antonio Nodari

unread,
Apr 20, 2012, 10:20:01 AM4/20/12
to startup...@googlegroups.com
Fábio,

Pelo que entendi a instância reservada, tu apenas paga um valor adiantado e tem um desconto no preço da hora. E a utilização leve, média e pesada se refere ao desconto, tem algo a ver com a utilização real?

Abraço,



2012/4/19 Fabio Seixas <fa...@camiseteria.com>

Thiago Taranto

unread,
Apr 20, 2012, 10:23:02 AM4/20/12
to startup...@googlegroups.com
Antonio, o único ponto ligado a utilização é o tempo em que ela fica ligada.
Se for deixar 100% uptime o correto é pegar uma "heavy utilization"

Mas é isso ae mesmo, um adiantamento para ter um fee mensal menor.

abs!

Thiago Taranto

Miguel Galves

unread,
Apr 20, 2012, 10:24:44 AM4/20/12
to startup...@googlegroups.com


2012/4/20 Antonio Nodari <ano...@gmail.com>

Fábio,

Pelo que entendi a instância reservada, tu apenas paga um valor adiantado e tem um desconto no preço da hora. E a utilização leve, média e pesada se refere ao desconto, tem algo a ver com a utilização real?

Abraço,


Antonio, a utilização leve, média e pesada tem a ver com o quanto vc acha que vai usar, não com quanto se usa de fato. Você pode ter uma instancia média e usar ela levemente ou pesadamente (como aconteceu comigo por um tempo). A diferença esta no fato que o pagamento upfront (fixo inicial pela instancia reservada) é menor para instancias de uso leve do que para instancias de uso pesado. Em compensação o valor hora é bem menor para instancias de uso pesado (e no caso do pesao, eles cobram todas as horas do mês, mesmo se vc não usar). Então vc precisa saber que tipo de uso fará pra sua instancia.

Dica básica: é servidor web? Servidor de cache? Servidor de BD? Está em produção? Uso pesado.

Antonio Nodari

unread,
Apr 20, 2012, 2:12:53 PM4/20/12
to startup...@googlegroups.com
Valeu pelas dicas Miguel e Thiago! 

Outra coisa, a minha utilização é quase zero e madrugada e finais de semana, seria possível configurar algum tipo de auto scale para poupar?

Abraço!





2012/4/20 Miguel Galves <mga...@siga.st>
Reply all
Reply to author
Forward
Message has been deleted
0 new messages