Criação de external table no Azure Sql DB para Sql Server On premises

Alexandre Fadul

to sqlse...@googlegroups.com
Olá amigos,

Existe alguma forma de integrar os dados de uma tabela do SQL On premises no Azure Sql Database?

Basicamente precisava criar uma external table no Azure Sql DB que retornasse os dados de uma tabela no Sql server On premises, localizado dentro de uma vm no Azure.

Alguém já teve essa experiência? Sabem se existe uma solução?

Gratos!

Raiane Lins

to sqlse...@googlegroups.com
Olá,

Como tabela externa acredito que não, talvez o Sidney poderia te orientar melhor. Sei que você pode exportar/importar dados de um lado para o outro através das pipelines do Azure Data Factory e fazer uma lógica para atualizar a tabela de tempos em tempos.

Raiane Lins

Alexandre Fadul

to sqlse...@googlegroups.com
Olá Raiane, obrigado pelo retorno.

Pois é, estou chegando a essa conclusão, de que não é possível essa integração de forma "natural".

Felizmente o processo de replicação desses dados já são feitos através de um ETL, mas existe o delay da atualização da tabela.

O jeito será consumir dessa tabela atualizada por etl.

Thx!

Sidney Cirqueira

to sqlse...@googlegroups.com
Bom dia!

Alexandre, conforme a Raiane comentou (e obrigado por ter lembrado de mim rs), não é possível criar uma external table do Azure SQL Database para o SQL Server mesmo que ele esteja dentro da estrutura do Azure. Se fosse de Azure SQL Database para Azure SQL Database era possível através de Elastic Query.  Complementando, você poderia melhorar seu processo de ETL utilizando o Data Factory que possui algumas características mais robustas para carga incremental do seus dados para o Azure SQL Database.

Qualquer dúvida estou à disposição, pode me pingar por aqui ou pelo linkedin.
Um abraço!

Atenciosamente,

Sidney Oliveira Cirqueira
Data Engineer
61-991506449

Rodrigo Ribeiro Gomes

to sqlse...@googlegroups.com
uma outra opção que cogito, mas que não gosto muito, seria tentar um linked server do OnPremisses pro Azure.
Sim, é uma solução feia. Mas eu usaria nesses casos aaqui:

  • Se tenho acesso ao on premisses
  • Poucos dados envolvidos

Ai você periodicamente faz o insert... sleect (ou select into), etc. do on premisses pro azure e no azure usa a tabela local.

Mas, como disse, é uma solução que não é a das melhores.